Sobre o blogueiro

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaeuOsvaldo Bertolino é jornalista, pesquisador da Fundação Maurício Grabois. Foi editor de economia do Portal Vermelho, diretor de imprensa do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, assessor parlamentar e editor-fundador do Portal da CTB. Escreveu os livros Testamento de Luta — a vida de Carlos Danielli e Maurício Grabois — uma vida de combates, Pedro Pomar — ideias e e batalhas e Amar e mudar as coisas — trinta anos da União da Juventude Socialista (UJS), publicados pela editora Anita Garibaldi. Nasceu em Maringá, Noroeste do Paraná, e aprendeu, desde a tenra idade, a ser santista de corpo e alma.

 

osvaldobertolino@gmail.com

31 respostas para Sobre o blogueiro

  1. MUITO OBRIGADO PELO SEU BLOG PARABENS

  2. cesar disse:

    Bertolino, 1º pq eu não posso salvar esta página? 2º, vc é o cara e posso afirmar com todo orgulho de um socialista “que bom que vc existe”. Um abraço.

  3. rebeca disse:

    caro osvaldo,
    gostaria que vc apaaga-se o comentario que eu fiz. esta na parte de guerilha do araguaia.
    obrigado

  4. cassiano disse:

    em vez d colocarem coisas importantes vem com um punhado de abobrinha para ocupar o lugar da verdadeira resposta!façam coisas decentes

  5. Paulo Vitor Figueiredo disse:

    Agradecia ao Bertolino se pudesse enviar textos, fotos ou comentários sobre o meu saudoso irmão, ex-secretário geral do sind. metrov. de São Paulo, Celso Figueiredo. Apenas para registro familiar.
    Vivo em Lisboa, Portugal.
    Abraços.

  6. Maclean disse:

    Hello Dear, How Are you??? Well Very good blog you have , i really like it, i am also very new blogger too . and i also like to write stuff… so would you like to add me in your blogroll??? i really don’t know how to make my blog visible For people and my friend said to me ask other people to add your blog in them blogroll and add them blog in your blogroll … So this is my first request to you… Would you like to add me in your blog roll ??? if you are interested then please tell me :-) Thank you so much

  7. CAMARADA , GOSTEI. VOCE É O CARA SEM AS ASPAS.

    SOU COMUNISTA (SEM CARTEIRINHA) MAS, BREVE . ELA ESTÁ NO BOLSO…

    SAUDAÇÕES COMUNISTAS E SOCIALISTA.

    OUSAR VENCER, OUSAR LUTAR!!!!!!!!!!

  8. Antonio Alvares disse:

    DÚVIDA CRUEL!!!

    Por que será que a JORNAL NACIONAL – TV GLOBO não transmitiu uma imagem sequer, a respeito do movimento dos aposentados no Congresso, no ultimo dia 25/26 de maio 2009 ?

  9. Eli Feijó disse:

    Pontos a questionar:
    Por que o governo tenta a todo custo impedir uma CPI da Petrobrás? O que haverá de torto dentro de nossa megaestatal?
    Por que nossos parlamentares insistem na mantença do voto secreto, escondendo do povo que representam seu real comprometimento?
    Por que o Partido dos Trabalhadores vota sistematicamente contra os interesses dos aposentados, que sempre foram apenas TRABALHADORES?
    Por que temos senadores que não recebem votos de nosso eleitorado?
    Por que ainda afirmam que a lei pretende “resguardar o poder de compra dos benefícios da Previdência Social”?
    Por que um povo sofrido como o nosso, exposto a novos sacrifícios todos os dias, pode manter o mais caro parlamento do mundo? (e põe car nisso!)
    SE ALGUÉM SOUBER RESPONDER A UMA DELAS, POR FAVOR ME EXPLIQUE!

    • Antonio Alvares disse:

      Caro Eli Feijó:

      Pelo menos, uma eu desconfio o que seja:

      A Petrobrás, o Governo e o foco das atenções no “Pré-Sal”, muito em voga. Imagine a imensa disposição de cargos em véspera de eleição presidencial…muita barganha política, chego a imaginar. Acho que a Oposiçao deve estar de olhos bem abertos !

      “Manjou”?

  10. Saudações socialistas;
    Só agora descobriu seu blogue, mas pelo pouco que observei, será um dos meus especiais.
    Me chamou a atenção o comentário da Senhora Bertolino. Externa carinho, dedicação e amor. Parabéns!

    Abraços e sucesso.

  11. Almir Papalardo disse:

    Por um lapso deixei de clicar no quadradinho abaixo o meu comentário anterior. Solicito que o considerem.
    Almir Papalardo.

  12. Almir Papalardo disse:

    MORAL DA FÁBULA COM A HISTÓRIA DO APOSENTADO
    Conta a fábula de Monteiro Lobato “Os Animais e a Peste” que num determinado período a peste dizimava os animais. Por temerem ser a cólera dos deuses o motivo da epidemia, resolveram fazer um julgamento para descobrir que animal deveria ser oferecido em sacrifício, para aplacar a ira divina. O animal condenado deveria ser entre todos, o mais cruel.
    Todas as feras fizeram as suas confissões narrando as mais terríveis atrocidades cometidas. Dentre todos os animais, feras carniceiras e assassinas, foi considerado culpado um pobre burrico pelo único crime de ter comido uma folha de couve da horta do senhor vigário. Assim, sacrificaram o infeliz burrico apontado como o verdadeiro culpado pela propagação da peste, para acabar com o temível castigo. Moral da história: “Aos poderosos tudo se perdoa, aos miseráveis nada se desculpa”, ou ainda: “A corda sempre arrebenta do lado mais fraco”.
    Exatamente é a mesma coisa que acontece com os aposentados. Somos considerados os únicos culpados pelo deficit que alegam existir na Previdência. Nosso único crime é recebermos acima do salário mínimo, o que pode ser comparado ao crime do burrico que comeu uma fôlha de couve da horta do senhor vigário. Somos pacatos como o humilde burrico e igualmente indefesos, sem forças e recursos para reagir. Somos de fato o lado mais fraco, fácil de manipular, aplicando-se os desvios feitos nas aposentadorias em outras contas, as vezes nem tanto merecedoras. É o uso do cobertor curto: cobre-se a cabeça, descobrindo-se os pés. Vemos poderosos ao serem pilhados em falcatruas em vez de serem punidos realmente, são afastados e contemplados com aposentadorias especiais.
    Nestas últimas duas décadas os aposentados que deveriam ser dignificados por tudo o que fizeram pelo Brasil, são desprezados, prejudicados por autoridades que deveriam fazer a justiça prevalecer mantendo igualdades entre todas as camadas da população.
    Que setores dos poderes públicos com seus salários altíssimos concordariam em tê-los todos os anos, em vez de aumentos que tanto cobiçam, terem só reduções? Nenhum, nenhum e nenhum!! Aí não convém mexer com outras celebridades para não criar confrontação de forças.
    # Que país é este em que o Congresso concorda com a desvinculação do reajuste do aposentado ao do salário mínimo? Será que não existiam parlamentares de visão que enxergassem que no futuro um achatamento brutal e desumano seria o resultado?
    # Que país é este em que o presidente veta um reajuste a favor do aposentado, que diminuiria a grande e vergonhosa defasagem nas aposentadorias? Será que ele faz questão de mostrar que não gosta mesmo de aposentados?
    # Que país é este em que um relator do salário mínimo veta uma Emenda que estende o mesmo percentual de reajuste para todos os aposentados, acabando com uma perversidade que já dura 15 anos? Preferiu acomodar-se a fazer justiça, protelando mais uma vez a solução da injustiça ao aposentado.
    # Que país é este em que o relator do Orçamento Anual prefere continuar prejudicando o aposentado em vez de acabar de vez com tamanha deslealdade contra idosos, copiando o gesto nobre e justo da juiza Salete Maccaloz em favor dos velhinhos? Jogou fora o poder de decisão que tinha e que lhe foi outorgado também pelos aposentados.
    # Que país é este que na última votação do ano na Câmara, sorrateiramente são retirados três projetos de aposentados da pauta, sepultando as vivas esperanças dos previdenciários que viram tres vigílias no Senado a seu favor?
    # Que país é esse em que o presidente luta irritado contra três projetos que restituem aos aposentados direitos usurpados, procedendo contrariamente ao que prometera antes de tornar-se o primeiro mandatário da nação? Será que ele se esqueceu que também assinou o Estatuto do Idoso?
    # Que país é esse em que não se leva em consideração que o aposentado não tem muito tempo para esperar devido ao acúmulo de idade? Será que não se condoi de quantos milhares de aposentados já faleceram sem terem a satisfação de receber justiça?
    # Que país é este em que não se procura corrigir as injustiças da justiça humana? Falta a boa vontade de fazer as coisas boas e certas. A justiça humana é implacável contra os fracos e pequeninos, mas não é capaz de pôr as mãos num grande, num poderoso.
    # Que país é este que empurra seus aposentados para baixo com o esdrúxulo argumento de melhor distribuição de renda com aumentos reais do salário mínimo, tirando do burrico aposentado que ganha um pouquinho acima do piso, em vez de tirar dos marajás que estão sugando nas tetas da nação com super e indecentes salários? Um país que quer ser grande e justo, tem que considerar seus idosos e crianças como cidadãos intocáveis!
    É porisso que esta fábula pode perfeitamente ser adequada à história do aposentado. O nosso Monteiro Lobato deveria estar inspirado quando a criou: Atirou no que viu e acertou no que não viu.

    Almir Papalardo

    • ANTONIO FERREIRA DE OLIVEIRA disse:

      29 da Lei 8.213/91 – lei estupida que coloca a APOSENTADO A BEIRA DA MAREGURA

      O SR É DE BERÇO DE OURO – NÃO SABE QUE É SER ASSALARIADO QUE TRABALHOR 40 ANOS GANHANDO 10 SALARIOS MININIOS E HOJE TEM, QUE VIVER COM DOIS SALARIOS MISERIAS.

      SRS POLITICOS VOCES ESTÃO VIVENDO BEM COM RECURSOS DO POVO – – ONDE SAIA O DINHERIO PARA SUAS MORDONIAS E SALARIOS.- PORQUE OS APOSENTADOS TEM QUE PASSAR FOME???????????????????????????

      QUE NÃO TEM UM PARENTE APOSENTADO PASSANDO NECESSIDADES – JA ESTAMOS PRECISANDO DE UMA ESMOLINHA DO GOVERNO.
      DESDE 1991 – TODOS OS GOVERNOS VEM DESCOMPLIDO A CONSTITUIÇÃO — RELATIVO AO DIREITO ADIQUIRIDOS DE SOBRIVIVENCIA.

      OS NOSSOS POLITICOS – JUIZES E CASTAS SUPERIOR APOSENTA COM SALARIO INTEGRAL ACRESCIDOS DE REGALIAS – ENQUANTO QUEM REALMENTE TRABALHA E PAGA AS CONTAS DESTES MARAJÁS SOMOS NÓS – QUE DESDE DE 1991 SOMOS DESCRIMINADOS. JÁ SOFREMOS UMA PERCA DE ATÉ 50 POR CENTOS DOS SALARIOS. HOJE MUITO DE NÓS JÁ SOBREVIVI COM MISERICORDIA DO IRMÃO.
      ESSA É UMA CAUSA DE TODOS. HOJE VOCE É JOVEM E MANHÃ SERA MAIS UM ANCIAO/A – SEM MÍNIMA CONDIÇÕES DE SOBRIVENCIA.
      HOJE TRABALHAMOS – AMANHÃ SEREMOS COLOCADO DE LADO – SENDO UM PESO PARA O GOVERNO. QUE INVESTE BILHÕES EM OUTRAS AREAS. DESVIANDO RECURSO DO INPS. O GOVERNO AJUDA OS RICOS FICAREM MAIS RICOS E POBRES MAIS POBRES~
      SOU MAIS UMA VITIMA DE VOCES QUE ESTOU PASSANDO NECESSECIDADES.
      ANTONIO FERREIRA DE OLIVEIRA

  13. Mauricio Gomper disse:

    Osvaldo Bertolino,

    Descobri recentemente este blog e, com certeza, estarei sempre visitando e participando.
    Precisamos de “espaços democráticos, livres e independentes”, para ajudarmos na construção de “um país melhor e igual para todos”.
    Abração.

  14. Marco Antonio Terra disse:

    Otimo blog. Inclui no meu favoritos. Parabens.

  15. josue disse:

    parabens pelo blog, gostei mto do seu comentario da reportagem da folha,” d itabranda”. estarei sempre lendo suas materias.

  16. Caro Osvaldo, parabéns pelo blog. Foi com grata surpresa que descobri, via Google, a inclusão nele de meu texto “O mundo cão e a filosofia do cotidiano”, publ. também no meu outro blog, o ControlVerso e no Jornal Agora, de Rio Grande-RS, onde moro. Muito obrigado pela divulgação. Sucesso com teu blog. Um abraço, Zé Roig.

  17. agrj disse:

    Parabéns pelo blog. continue escrevendo sempre.

    []s

    Dinho

    http://agrj.wordpress.com

  18. Carlos Justino da Silveira disse:

    Caro Bertolino,
    Tomei conhecimento de seu blog atavés do google (Pesquisa Acooorda Brasiiil) e devo garantir-lhe que democraticamente respeito os seus comentários, porém reservo-me o direito de discordar dos mesmos.
    Quanto a classificação de representante da direita, entendo claramente a tentativa de desclassificação, pois é comum o comportamento da “esquerda festiva”, banalizar os pensamentos contrários como se fossem donos das verdades.
    Tentar desfazer o realismo das campanhas do governo atual, que atua inclusive com a compra de espaços da mídia privada, é tentar tampar o sol com a peneira.
    Em nosso país, onde muito poucos tem acesso a um jornalismo isento e a leitura de artigos que lhes permita o desenvolvimento do senso crítico, não é salutar, construtivo e muito menos democrático sair definindo “rótulos” para desvalorizar os pensamentos alheios…
    Camarada ou companheiro como você tem sido normalmente tratado por seus amigos, coloco a sua disposição o meu blog (cjustinos.blogspot.com) onde você terá a disposição meus artigos semanais, que não tratam de pensamento de direita ou de esquerda, mas sim da realidade nacional que está sendo distorcida pelos companheiros dos companheiro…
    Abraços
    C.Justino

  19. Valter Xéu disse:

    Caro Bertolino
    Navegando no google encontrei o seu blog e nele um link para o Pátria Latina, publicação que fundei em Cuba em 2001 com um grupo de jornalistas amigos.
    Pela reciprocidade, vou colocar um link do seu blog no Pátria.
    Abraços
    Valter Xéu (valterxeu@patrialatina.com.br)

  20. luiz henrique disse:

    camarada osvaldo parabens pelo site
    genial como tudo que fazes

  21. José Alves disse:

    Um Bom 2009 para si e para os seus amigos e familiares!
    José Alves

  22. Felipe Martins disse:

    Novamente venho parabenizá-lo!
    Gostei do seu debate com o Vinicius da Folha de S.Paulo
    Acho legal quando é discutido um assunto RACIONALMENTE
    Só não gosto quando entra baixaria no debate!!

    Parabéns,
    Felipe

  23. José Alves disse:

    Parabéns pelo Blogue! Começou a fazer parte da minha lista. Gostei imenso da reportagem do Congresso do PCP.
    Um abraço dum camarada português

    José Alves

  24. Felipe Martins disse:

    Muito bacana tua história!

    E seu blog, é claro, traz marcas expressivas desse seu talento impressionante!

    Parabéns mesmo Osvaldo!

  25. Márcia Silva disse:

    Você está de parabéns pelo Blog. Não apenas pela variedade como pela qualidade.
    As matérias sobre a crise economica e as da América Latina já provam que você é um tremendo jormalista pois vasculha este mundo eletrônico para nos informar.
    Seus textos são a parte pois suas matéria são 10.
    Nós leitores só temos a agradecer as informações.
    Valeu !

  26. Ana César disse:

    Tenho recebido suas notícias do blog e sempre leio. Parabéns pelo sucesso do blog.

    Abraços.

  27. Dario Correa disse:

    Parabens kra, continua… um abraço.

  28. Parabéns por sua coragem e determinação. Sou seu leitor nº. 1. Sou amigo dos seus contemporâneos nos metroviários..o Paulo Azevedo e o Dascânio. Fui do Sindicato dos Químicos do Abc.

  29. Candelaria Reyes disse:

    Meu amor, te desejo toda a sorte do mundo. Desejo que seu blog tenha muito sucesso e reconhecimento, não só pela sua dedicação e genialidade, mas também pela qualidade incontestável das matérias.
    Da sua fã nº 1 e eterna admiradora.
    Candelaria Reyes Bertolino

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s