Governo da Ucrânia ameaça comemorações da vitória contra o nazismo

Kiev

Kiev ameaça países que enviarem delegação para as comemorações do Dia da Vitória em Moscou

O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia emitiu um polêmico comunicado nesta terça-feira, reafirmando sua posição de não enviar representantes para as comemorações do Dia da Vitória em Moscou e, ao mesmo tempo, ameaçando os líderes de países que decidirem participar do evento.

Em conversa com jornalistas, o porta-voz da chancelaria Evgeni Perebiynis alertou que os países que enviarem delegação para a Rússia, no dia 9 de maio, para as celebrações dos 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial na Europa, causarão um sério dano às relações bilaterais com a Ucrânia.

Segundo Perebiynis, o seu país tem sido vítima de agressões por parte da Rússia e, por esse motivo, não pode considerar a possibilidade de enviar representantes para os festejos no país vizinho. Além disso, no entendimento das autoridades ucranianas, a aceitação do convite do Kremlin por qualquer outro Estado será considerada uma clara demonstração de solidariedade para com o agressor, que trará consequências para as relações com Kiev.

Até o momento, pelo menos 26 chefes de Estado já teriam sérios motivos para se preocupar com as declarações da chancelaria ucraniana, por terem respondido positivamente ao convite feito por Moscou para participar das comemorações do dia 9 de maio. (Sputniknews)

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em Variedades e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s