Estados Unidos fazem manobra para isolar Venezuela

cupula

EUA tentam criar aliança caribenha contra a Venezuela

Durante a sua visita desta quarta-feira (8) à Jamaica e a sua intervenção na Cúpula das Américas no Panamá (9-11 de abril), o presidente estadunidense, Barack Obama, pode anunciar um “diálogo” com a Venezuela.

De acordo com o assessor adjunto da Segurança Nacional da Casa Branca, Ben Rhodes, citado pela mídia latino-americana, a palavra “ameaça” usada recentemente pelos Estados Unidos para qualificar a Venezuela, é uma gíria profissional.

“Os Estados Unidos não acreditam que a Venezuela represente uma ameaça à nossa segurança nacional”, disse Rhodes em uma coletiva telefônica.

Portanto, segundo explica o assessor da presidência norte-americana para assuntos da América Latina, Ricardo Zúñiga, o termo “ameaça” foi usado naquela declaração de Obama para se referir à “situação”, e não à Venezuela como país.

No entanto, a declaração sobre a Venezuela como ameaça aos EUA já foi feita e permanece no discurso externo estadunidense. O presidente Obama deverá se esforçar bastante durante a sua intervenção na Cúpula das Américas para evitar acusações da parte do resto dos participantes.

Mas parece que ele não irá fazer este esforço. No encontro desta quarta na Jamaica com representantes da Comunidade Caribenha (Caricom), ele pretende convencer os países da região a reduzir o volume das importações de petróleo venezuelano para “diversificar” as suas fontes de energia.

De acordo com o consultor empresarial e ex-membro do governo estadunidense Mack McLarty, citado pelo Washington Post, “está claro que Obama parte da posição de força, com vento em popa”.

Respondendo à declaração estadunidense, o governo venezuelano lançou a campanha “Obama, derroga seu decreto já!”, que continua ganhando força pelo mundo inteiro. (Sputiniknews)

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em Variedades e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s