Os fins pacíficos do programa nuclear iraniano

O Irã e o seu programa nuclear para fins pacíficos

Valter Xéu*

O Irã já vinha afirmando há anos que o seu programa nuclear é para fins pacíficos e por ser signatário de acordo de não proliferação nuclear junto a ONU, sempre esta a permitir que inspetores da ONU inspecionem suas instalações.

O próprio chefe da Agencia de Energia Atômica da ONU, tem por reiteradas vezes afirmado que o programa nuclear do Irã é para fins pacifico.

O problema todo é Israel e o lobby judaico no congresso dos Estados Unidos e na Europa a mídia amestrada e outros interesses geopolíticos no Oriente Médio.

Esta na moda hoje, criar dificuldades para determinado pais para se obter algum tipo de facilidades.

Na mídia internacional e ate mesmo aqui no Brasil, criticas ao acordo com afirmações de que a Revolução islâmica foi traida e etc.

Querer que o Irã de hoje seja o mesmo Irã dos anos 70 é o mesmo que querer que Cuba de hoje seja a mesma de Sierra Maestra.

O mundo mudou e com ele, muita coisa muda também, algumas para melhor outras nem tanto.

Reconhecidamente, a revolução islâmica foi o pilar do desenvolvimento do Irã de hoje. Os iranianos tem que venerar os bravos daquele momento como também os bravos de 1953 quando da derrubada de Mosadegh pela CIA.

Hoje os tempos são outros, a realidade é complicada em uma região conflagrada pelas grandes potencias todas de olho em sua riqueza principal que é o petróleo e o Irã não pode fechar os olhos para isso e às vezes tem que descer aos esgotos para conversar com os ratos.

O Irã e o povo iraniano e acredito que ate as ruinas de Persepolis sabem muito bem o que visa todos esses conflitos na região e às vezes conversar é bom e não tem nada de se achar que isso é uma traição, perca de soberania e etc.

*Valter Xéu é editor de Irã News

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em Variedades e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s