Filme “Osvaldão”, personagem da Guerrilha do Araguaia, faz sucesso em Manuas

Ato político cultural lança, em sessão avant première, filme sobre Guerrilha do Araguaia, no cine PlayArt

Portal do Movimento Popular

(Manaus) O filme reposiciona ‘Osvaldão’, umas das figuras mais emblemáticas e comandante da guerrilha do Araguaia, no pavilhão dos heróis brasileiros. O documentário brasileiro ‘Osvaldão’ foi lançado, ontem, em Manaus, primeira capital a exibi-lo, em circuito aberto, no evento “Ditadura Nunca Mais”, realizado no PlayArte do Manauara Shopping, com mais de 400 pessoas presentes. O […]

Mais de 400 pessoas lotaram a sala do PlayArt no Manaura Shopping durante exibição do documentário ‘Osvaldão’ sobre guerrilha do Araguaia

(Manaus) O filme reposiciona ‘Osvaldão’, umas das figuras mais emblemáticas e comandante da guerrilha do Araguaia, no pavilhão dos heróis brasileiros.

O documentário brasileiro ‘Osvaldão’ foi lançado, ontem, em Manaus, primeira capital a exibi-lo, em circuito aberto, no evento “Ditadura Nunca Mais”, realizado no PlayArte do Manauara Shopping, com mais de 400 pessoas presentes.

O filme só foi à mostra pela Comissão da Verdade, em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. O projeto é da Fundação Maurício Grabois, que apoia a Comissão da Verdade. A previsão é de que o filme entre em cartaz no segundo semestre.

“Um homem que lutou e sonhou desde a sua juventude. Estudou na Rússia, foi poliglota e se tornou um mito na floresta”.  A frase é do vice-presidente da UNE, Yann Evanovick, um dos organizadores do evento, e revela o que é exposto no filme, na fala dos ribeirinhos, que relatam que Osvaldão habitava o imaginário das pessoas e conseguia metamorfosear-se e confundir-se, na floresta, com animais, pedras e folhagens da região do Araguaia.

O longa-metragem foi produzido por Renata Petta e dirigido por Vandré Fernandes, Ana Petta, Fabio Bardella e André Michiles. ‘Osvaldão’ foi gravado em Passa Quatro, Araguaia e Rio de Janeiro, além de conter imagens exclusivas de um documentário do Praga Filme Pujikovna, que retrata o cotidiano de alunos de várias partes do mundo em Praga, em 1961, onde Osvaldão foi protagonista.

“Foi emocionante a projeção do filme ‘Osvaldão’, em Manaus. A sala de 400 lugares ficou lotada para ver a história da Guerrilha do Araguaia. Sem a Fundação Maurício Grabois, Eduardo Pomar e a família de Osvaldão (os Orlandos), nada disso seria possível! Valeu povo manauara! Até próxima!”, declara Vandré Fernandes, roteirista e diretor do filme.

O conjunto de diretores é ligado à produção independente e aos movimentos populares. “O filme exorta os ideais de liberdade e democracia, foi premiado, tem críticas muito positivas, e teve destaque no G1, no Rio de Janeiro”, afirma Yann Evanovick.

“O objetivo de trazer o filme à Manaus foi resgatar a memória daqueles que lutaram pelo processo de redemocratização do país, para que a história seja conhecida. Quando conhecemos o que foi ditadura, que durou 20 anos, em nosso país, seguramente, passamos a entender que a luta pela liberdade, democracia e garantia da nossa constituição é estratégica para a construção de uma nação forte”, declara o líder estudantil.

Estiveram presentes no evento o cônsul cubano, Túrcius Miguel, o cônsul da Venezuela, Faustino Torela, professores universitários, deputados, vereadores, diversos artistas e estudantes.

Durante o lançamento, houve um Ato em Defesa da Democracia. Apoiaram o lançamento do filme ‘Osvaldão’ em Manaus, a Fundação Mauricio Gabrois, UNE, OAB, Sinteam, CTB, Portal do Movimento Popular, FUP, PCdoB, PT, PDT e Unegro. Apoiam o evento a UBES, a ANPG, a UBM, a UMES, UEE e Sindicato dos Metalúrgicos, Sindicato dos Rodoviários, Sindicato dos Vigilantes e Urbanitários.

Anúncios

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em Variedades e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s