Crise fará parte de coisas que falamos no passado, diz Lula

Demonstrando otimismo sobre a reação da economia brasileira à crise financeira internacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou, nesta quinta-feira, que o país já está deixando a turbulência para trás.

“A crise, na minha opinião, vai fazer parte das coisas que falamos no passado”, disse ele em encontro empresarial Brasil-Chile, realizado na sede da Fiesp, em São Paulo, e com a presença da presidente chilena, Michelle Bachelet.

Lula afirmou que o Brasil precisa fortalecer seu comércio com países da América Latina, como o próprio Chile. “É uma verguenza (vergonha, em espanhol) que um país de menos de 20 milhões de habitantes invista no Brasil quatro vezes mais do que nós investimos lá. A diversificação dos investimentos de produtos é uma garantia contra a crise, é preciso acabar com a ideia de apostar na loteria o tempo todo”, disse ele.

“Antigamente, era chique dizermos que íamos para Paris, Londres ou Estados Unidos fazer acordo de negócios. Esse é o momento de fortalecermos o comércio na América Latina”, afirmou o presidente.

Para Lula, os empresários brasileiros devem prestar mais atenção às oportunidades de negócio nos mercados emergentes. “Se uma pessoa pegar um pedaço de pano e vender na avenida Paulista ou nos Jardins, as chances dele conseguir negócio é praticamente zero. Agora, se ele for no Jardim Miriam ou na Vila Carioca, onde eu morei, a chance cresce bastante”.

Imbróglios

Na quarta-feira, Lula defendeu a elaboração de um novo marco regulatório para projetos de investimento, uma alternativa, segundo ele, de se livrar de imbróglios ambientais, “pendengas” no Poder Judiciário, burocracia de órgãos de controle, além de ser uma possibilidade para se aperfeiçoar a atual Lei de Licitações.

“Precisamos conversar com o Congresso Nacional, com especialistas, empresários e ministros e construir uma obra de arte capaz de dar ao Brasil a seriedade de que precisamos para fazer as coisas e a rapidez (necessária), porque o Brasil não pode perder o século XXI como perdemos o século XIX e o século XX”, declarou o presidente ao participar das comemorações dos 50 anos do Sindicato Nacional das Indústrias de Construção Pesada (Sinicon).

Terceiro mandato

“Não quero ser ufanista, mas a crise já está ficando uma coisa do passado. O Brasil já estava arrumado e o país fez o que tinha que fazer. Está na hora de a gente construir um marco regulatório de verdade para destravar definitivamente nosso país”, completou. Lula disse ter descoberto que é preciso no mínimo dois mandatos consecutivos para que obras de infra-estrutura possam ser viabilizadas.

Disse que não pleiteava um terceiro mandato, mas voltou a afirmar que em fevereiro do próximo ano irá anunciar um novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) com obras prioritárias a serem desenvolvidas entre 2011 e 2015.

Com agências

 

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em economia e marcado , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Crise fará parte de coisas que falamos no passado, diz Lula

  1. Pois é… agora que tudo está passando, não sei se o presidente estava certo ou se o governo está escondendo alguma coisa.

  2. olavo bruno disse:

    a coisa negativa do governo lula foi o mensalão,caos aereo,lula defedendo sarney o governo lula preserva o neoliberarismo do fhc não se esqueça que o governo lula foi apoiado por politicos de direita como severino cavalcante e cantor agnaldo timoteo.

  3. Caros leitores (as):

    Este “O outro lado da noticia” agora está só no endereço http://www.outroladodanoticia.com.br

    Lá o site continua a todo vapor, apesar de ainda estar nos alicerces.

    Conto com todos para divulgar essa nova — que me disseram que é boa, mas ainda não sei.

    Conto com todos os leitores agora só no http://www.outroladodanoticia.com.br

    Abraço a todos (as).

    Osvaldo Bertolino.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s