Fator previdenciário, a Globo e o PT

aaaaaaaaafatorglobo

Do blog Tijolaço

O Globo trata hoje, em artigo, de defender o fator previdenciário, esta violência que o Governo Fernando Henrique impôs aos trabalhadores, obrigando-os a trabalhar mais tempo que os 35 anos tradicionais, ou 30  para as mulheres, sob pena  de terem um “desconto” nos já modestos proventos da aposentadoria (dos “vagabundos”, na linguagem do ex-presidente). Natural que o faça, O Globo é um jornal muito preocupado com que não haja déficit no Governo, exceto na conta financeira, com o pagamento de juros aos investidores em títulos públicos.

O que preocupa é o artigo publicado em resposta pelo vice-líder do Governo, deputado Gilmar Machado. Ele reconhece que o fator é uma “herança maldita”, uma “excrescência”, que é injusto e diz que ele, porém, não pode ser abolido “num passe de mágica”.

De acordo, deputado, ninguém quer que o Governo faça mágicas. Queremos que o Governo trabalhe em duas frentes: reduzir a sonegação à previdência e aumentar a formalização dos vínculos trabalhistas de quem trabalha. Isso, e o crescimento econômico, foi o que permitiu que a Previdência, em dezembro passado, registrasse o primeiro superávit em 12 anos.

Não é possível cobrir este rombo com todo o peso nas costas do trabalhador.  O senhor mesmo, deputado, em artigo que está publicado no site  da liderança do PT na Câmara, diz, literalmente, que o fator previdenciário “teria reduzido em 40% o valor real das novas aposentadorias e subtraído cerca de R$ 10 bilhões dos trabalhadores desde que foi criado”.

A proposta que o deputado faz, francamente, não me parece coerente. A substituição do atual fator previdenciário pelo que chama de fator 95 (soma da idade do trabalhador mais os 35 anos de contribuição), se melhorada,  poderia, até, ser um ponto de partida para uma transição para uma fórmula justa. Mas nunca uma regra definitiva, como se aponta.

Claro que é bom reduzir a injustiça. Mas  mesmo que a gente não possa eliminar toda a injustiça de uma só vez, tem de ser corrigida, ao menos progressivamente e não  torná-la “atenuada” e eterna.

Hoje, um menino que, pela necessidade, começa a trabalhar aos 16 anos, com o fator previdenciário, só poderá se aposentar com o valor integral aos 60 anos de idade – ou 44 anos de contribuição. Na proposta do “fator 95″, como ficaria este trabalhador? Nas palavras de seu artigo de hoje, deputado:” teria que trabalhar mais quatro anos e meio para conseguir uma aposentadoria melhor”. Isto é,  terá de trabalhar e constribuir durante 39,5 anos para receber o que tem direito, sem o desconto do fator.

Mas o rapaz de classe média que comece a trabalhar aos 25, aos 60, com 35 anos de contribuição, terá – aliás, com toda a justiça – o direito de se aposentar integralmente.

Há outras propostas na mesa, um delas a do Sindicato dos Aposentados, de contar em dobro o tempo de contribuição. Outra seria, ano a ano, reduzir progressivamente o desconto. A partir disso, o tal “fator 95″, melhorado,  poderia ser um ponto de partida. Mas não pode ser o ponto de chegada, eterno, imutável.

Manter essa injustiça intocada, como quer O Globo, é perverso. Fazer um “desconto” na maldade, sem prazo para terminá-la,  não é passe de mágica, seria ato de aprendiz de bruxaria.

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em mídia, sindicalismo, trabalhadores e marcado , , , . Guardar link permanente.

11 respostas para Fator previdenciário, a Globo e o PT

  1. Lucas disse:

    Estou tranquilo e o Barbosão tambem, afinal só ele vai sair vitorioso, na sua dignidade, e firmesa nos princípios da ética e da honestidade(e os petebas odeiam isso).
    O pt perde, com a aceitação dos embargos causados pelos ministros INDICADOS pelo pt e a Dilma, restando apenas a dúvida se é ou não intencional, por parte do supremo!!!
    O pt perde com a não aceitação dos Infringentes e a imediata PRISÃO de Zé Do Seu e seus “cumpanheiros” (pena que o Ali Babão não está entre eles), porque serão uma ótima propaganda pro partido nas proximas eleições!
    Só tenho medo que o povo não compreenda a tal aceitação dos Embargos Infringentes e consequente anulação do PROCESSO DO MENSALÃO, se acontecer e volte a pedir pelos Militares no Poder novamente!!
    Sorte que teremos o Barbosão como presidente dos Militares!!!
    Enfim, estou tranquilo por que aconteça o que acontecer, O PT PERDEU!!!!!!

  2. jorge antonio vale de lima disse:

    trabalho desde 20 de novembro de 1970 até apresente data, ja tenho tempo de contribuição para minha aposentadoria como devo fazer
    o inss comunica em nosso endereço o local que agente pode se apresentar para triagem dos documentos

    • Diogo Roosivelt Ventura de Almeida disse:

      tenho uma deficiencia no meu braço esquerdo(nasci sem metade do braço), gostaria de saber se tenho direito a um beneficio social do governo, como posso saber:
      a resposta pode ser eviada para o E-mail- jorgelimma@hotmail.com

  3. ANTONIO FERREIRA DE OLIVEIRA disse:

    NOTICIAS DA GLOBO – PODER JUDICIARIO EM 09-10-09 – 80 POR CE NTO PARA OS JUIZES ETC E 3 POR CENTO PARA OS APOSENTADOS. — BASTA CONFERIR NA GLOBO A NOTICIA

  4. ANTONIO FERREIRA DE OLIVEIRA disse:

    VA MOS FAZER JUSTIÇA – ISTO TUDO COMEÇOU COM FERNDINHO COLO
    EM 1991

  5. Homero disse:

    Essa merda de Fator Previdenciário somente afunda quem está aposentado mesmo,porque os Politicos TODOS,somete se preocupam em fazer teatrinhos em Brasilia,e nada fazem pelos menos favorecidos,que são os Trabalhadores de verdade!
    2010 vem aí bando de palhaços!deveriam está na Esplanada e Camaras todos com um narizinhos vermelhos…porque todos os brasileiros sabem o que são e o que pensam dos eleitores!Querem somente nosso voto.Na hora do vamos ver!andam cada dia empurrando o povo no buraco !

  6. Cácia disse:

    Toda vez que leio essa emissora enfiada no assunto do governo dando palpite eu fico irritada, essa tal emissora tem que tomar conta de informar que é seu papel, não está opnando onde não é chamada. Vê que se toca que dá até prá desconfiar e eu gostaria de saber qual o interesse de voces que estão tão preocupados com o fim do fator previdenciário!

  7. jose luiz disse:

    completei este mês 35 anos de contribuição e tenho 51 anos, agora com fator 95 – terei que continuar a trabalhar mais 4 anos e meio e contribuir tambem, ou seja, 39,5 com 55,5 de idade e assim aposentar com 70% ou 60% dos maiores salarios, quando na realidade, pela regra antiga já poderia me aposentar, e dar meu lugar a outra pessoa mais nova que precisa trabalhar, e o sr luis inacio filho da puta da silva não encherga isso.
    parabens senhor presidente parasita.

  8. WALDIR disse:

    O mais importante nisso tudo seria saber qual a intenção de O Globo. Certamente são interesses escusos, posto que em todos os meios de comunicação onde se vê artigos escritos pelos petistas os mesmos não economizam em adjetivos desmoralizantes às organizações globo, inclusive a seus colaboradores e é isso que nos dá o direito de achar que os interesses são escusos, como sempre foram desde os tempos do militarismo no governo onde os Marinho davam carta e jogavam de mão. Dizem, inclusive, que empresas ligadas à globo devem milhões aos cofres da Previdência (leia-se dinheiro dos trabalhadores) e que não são importunadas pelo fisco. Pode ser aí a causa da fúria do o globo e seus colaboradores, como é o caso da miriam leitão, sardenberg e, agora, do editorial que foi escrito, certamente, por uma pessoa inescrupulosa.

    • Cácia disse:

      Eu concordo com voce Waldir, a emissora não está fazendo o papel dela que de informar, tá dando palpite onde não deve, tem alguma coisa errada aí, alguma não muitas eu acho!!!

  9. Luis c silva disse:

    emquanto nos trabalhadores aceitar tudo que estes politicos de ….. fazem contra nos
    vai continuar assin temos que mostrar que nós trabalhadores temos mais força que eles penção. este fator é coisa do FHC mas nada inpede do governo LULA acabar com este filme de terror ou ele acaba ou vamos mostra em 2010 quem somos nós

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s