Chávez anuncia acordo com Petrobras sobre refinaria em Pernambuco

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou que a Petrobras e a Petróleos de Venezuela (PDVSA) chegaram a um acordo para formar uma empresa mista encarregada de construir e explorar uma refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.

Chávez, que recebeu em Caracas o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, leu uma nota conjunta das duas estatais anunciando o acordo para a construção da refinaria Abreu e Lima, na região do Recife, concluindo anos de árduas negociações.

“Prosseguiram as conversações para viabilizar a constituição da empresa mista Refinaria Abreu e Lima, superando os pontos em negociação, o que permite a incorporação definitiva da PDVSA como sócia acionista da refinaria em Pernambuco”, disse Chávez.

O acordo para a criação da empresa mista será firmado em setembro, durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Venezuela.

A ideia inicial era de que Venezuela forneceria 40% do total de investimentos previstos, enquanto a Petrobras aportaria os restantes 60%.

Também foi considerada, como contrapartida, a participação da Petrobras na prospecção de poços na Faixa de Orinoco, Venezuela.

A refinaria Abreu e Lima exigirá um investimento de 4 bilhões de dólares, permitindo o processamento de 200.000 barris de petróleo diários, segundo cifras oficiais.

A Petrobras decidiu iniciar as obras sem esperar pelo acordo com a PDVSA, e a Abreu e Lima deve começar suas operações até o final de 2011, segundo Chávez.

Com agências

 

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em economia, Venezuela e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s