Tesouro dos EUA pede que China estimule consumo interno

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, disse que a China pode desempenhar um papel maior na retomada do crescimento global continuando a estimular o consumo doméstico e menos as exportações.

Geithner evitou qualquer menção à delicada questão sobre câmbio. Segundo ele, Pequim deve reconhecer que os consumidores norte-americanos, que têm enfrentado dificuldades, não podem continuar “sustentando” a economia global.

“O sucesso da China em alterar a estrutura da economia em direção a um crescimento liderado pelo mercado doméstico, incluindo maior papel do consumo de cidadãos chineses, será uma contribuição enorme para um crescimento global mais rápido, equilibrado e sustentado”, destacou Geithner.

Acelerador

A China, por sua vez, disse que vai continuar a usar instrumentos de política fiscal e monetária para estimular a economia e enfrentar uma desaceleração no crescimento. Segundo o economista-chefe da agência nacional de estatísticas, Yao Jingyuan, é improvável que a inflação seja um problema no curto prazo.

“A economia ainda está em processo de recuperação, e nós precisamos manter a continuidade das políticas”, disse Yao à agência de notícias Xinhua. “Nós não devemos tirar o pé do acelerador. Se o fizermos, a economia vai desaquecer”, acrescentou. Ele disse, que, de maneira geral, os níveis de preços continuarão baixos em 2009.

Com agências

 

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em China, Crise financeira, Estados Unidos e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s