Zelaya monta acampamento na fronteira com Honduras

aaaaaaaaahonduras

O presidente Manuel Zelaya aproxima-se novamente, na tarde deste sábado, da fronteira entre Nicarágua e Honduras, desta vez com o objetivo de esperar neste ponto os seus partidários, que estão em território hondurenho.

“Vamos instalar acampamentos e esperar os amigos e minha família” que estão em Honduras, disse Zelaya, no segundo dia consecutivo em que vai à fronteira.

Na tarde da sexta-feira , em um ato simbólico, o presidente ingressou rapidamente em seu país e logo voltou à Nicarágua, um ato considerado “imprudente” pela secretário de Estado norte-americana Hillary Clinton — o furacão Clinton.

Em imagens transmitidas ao vivo pela rede Telesur, Zelaya denunciou o governo fascista por impedir a pasagem de seus familiares e disse que irá “organizar blocos de todas as organizações populares”, para reivindicar seus direitos.

“Há um povo heróico e valente em Honduras defendendo seu direito” e que “não aceita um presidente designado por militares”, afirmou Zelaya.

Sua esposa, Xiomara Castro, já havia confirmado a proibição das autoridades.

“Há um cordão de mais de 200 efetivos que não nos deixa passar, nós acreditávamos que hoje, às 6h da manhã, poderíamos nos mobilizar e à noite ditaram um novo toque de reconhecer”, contou em declarações à rádio Caracol.

O toque de recolher nas cidades fronteiriças aos países centro-americanos, que na sexta-feira vigorava até às 12h locais (15h no horário de Brasília), foi estendido neste sábado até às 18h locais.

Desde a manhã de sexta estão proibidas as passagens de pessoas e veículos.

Por sua parte, o presidente fascista, Roberto Micheletti, ratificou que Zelaya seria preso se tentasse voltar ao país.

Em declarações ao canal estatal de TV, o fascista disse que o presidente do país “é demagogo, irresponsável, que põe em risco a vida dos demais em busca de sua agenda pessoal”.

Com agências

 

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em América Latina e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s