Venezuela não reconhece ordem de fascistas de Honduras

O governo da Venezuela não reconheceu a ordem de expulsão de seus diplomatas de Honduras, por considerar que foi feita por autoridades ilegítimas instaladas no país centro-americano.

O governo ressaltou que “utilizará todos os recursos necessários para preservar a integridade de sua missão diplomática em Tegucigalpa e a do pessoal credenciado pelo Governo constitucional de Honduras”, que só reconhece como presidente Manuel Zelaya.

Em comunicado oficial divulgado hoje, Caracas pediu “aos funcionários públicos do Estado hondurenho que não conceda um tratamento desrespeitoso a qualquer membro da missão diplomática venezuelana em Honduras”.

Advertiu que, caso haja qualquer evento dessa natureza, os hondurenhos ficariam sujeitos “a uma violação grave à Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, o que acarretaria responsabilidade internacional do Estado de Honduras”.

O governo sustentou que “por não reconhecer, junto à comunidade internacional, as autoridades ilegítimas estabelecidas em Honduras, desconhece” a ordem das mesmas de expulsão dos representantes diplomáticos venezuelanos.

A Venezuela disse que o governo interino de Honduras determinou a expulsão das missões diplomáticas da Bolívia, Cuba, Nicarágua e Equador.

Segundo uma nota da agência de notícias da Venezuela, a chancelaria hondurenha havia solicitado a “retirada imediata” dos diplomatas de países que integram a Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba).

Com agências

 

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em América Latina, Venezuela e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s