Mercosul Digital criará software para ID

Uma das metas do convênio entre os quatro países da América Latina (Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai) e a Comissão Europeia é criar um software para reconhecimento mútuo das identidades digitais entre os países.

“Esse aplicativo é um dos estudos que estão sendo trabalhados entre os comitês do Mercosul Digital que vai de encontro com o convênio assinado entre Brasil e Portugal recentemente”, compara.

Gerson Rolim, coordenador do projeto Mercosul Digital do Ministério da Ciência e Tecnologia no Brasil, considera o convênio assinado entre o ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) e o CGRI (Centro de Gestão da Rede de Informática do Governo de Portugal) histórico porque não existe nenhum país que reconhece a identidade digital do outro por meio do uso de certificados digitais.

“O arcabouço legal e jurídico já está consolidado no convênio de reconhecimento mútuo, mas as discussões para viabilizar essa tecnologia começam agora entre Brasil e Portugal”, informa.

O convênio não está inserido no Mercosul Digital, mas demonstra a evolução do uso do certificado digital para identificar os cidadãos e ainda contribui para a criação do software prevista pelo Mercosul Digital.

Criado em 1998, o Mercosul Digital recebeu o apoio da Comissão Européia, em fevereiro de 2009, com aporte de 7 milhões de euros para fomento do comércio eletrônico na região.

Em contrapartida, os quatro países representantes do Mercosul Digital investirão 2,6 milhões de Euros. Os recursos financeiros serão aplicados até 2012 e inclui, além da criação do software de reconhecimento mútuo, a interoperabilidade da infraestrutura de chaves públicas entre os países e estudos e análises de padrões para fomento do comércio eletrônico.

“Por meio do aporte será possível gerar diversos relatórios sobre fraudes eletrônicas, proteção de dados, certificação digital, mas também haverá recursos para a compra de hardware e sistemas”, explica. Rolim ainda detalha que o projeto contribuirá com a licitação do Uruguai para fornecimento de infraestrutura para chave pública, a consolidação das duas infraestruturas existentes na Argentina e para construção de todo projeto necessário para criação de uma ICP no Paraguai.

Com a conclusão desses projetos, o próximo passo será a interoperabilidade entre os quatro países.

Rolim acredita que o Mercosul Digital será um importante marco para alavancar diferentes projetos do uso de certificação digital, inclusive no varejo online.

A informação é do site Report

 

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em ciência, Mercosul e marcado , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Mercosul Digital criará software para ID

  1. Gerson Rolim disse:

    A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) defende “a adoção em massa da Certificação Digital a fim de extinguirmos o Anonimato Digital, tornando-se possível ter a certeza de que as pessoas são quem dizem ser na Internet.”. Acreditamos que “uma ação como estas seria suficiente para eliminar a esmagadora maioria dos crimes praticados na rede”.

    Por fim, a evolução do marco regulatório referente à Certificação Digital faz parte do plano de ações do projeto Mercosul Digital, que pretende, nos próximos 03 anos, apresentar aos 04 países-membro (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) um relatório sobre os pontos fortes e fracos da legislação de cada país, além de sugestões de melhorias neste cenário.

    Palestra sobre o projeto Mercosul Digital no 7 CertForum – http://migre.me/4Q7o

    Veja mais em:
    – Blog da Economia Digital – http://gersonrolim.blogspot.com

    – Blog do Mercosul Digital – http://mercosuldigital.blogspot.com

    Gerson Rolim
    camara-e.net

  2. Gerson Rolim disse:

    Realmente esperamos que o Mercosul Digital redução as assimatrias no bloco, contribuindo sobremaneira para a integração digitais dos 04 países.

    Mercosul Digital investe €449.200,00 no fomento à Certificação Digital e ao Carimbo de Tempo no 1o. ano do projeto – http://migre.me/42Sg.

    Veja mais em:
    – Blog da Economia Digital – http://gersonrolim.blogspot.com

    – Blog do Mercosul Digital –
    http://mercosuldigital.blogspot.com

    Gerson Rolim
    camara-e.net

  3. Gerson Rolim disse:

    Esperamos que este convênio revolucione a relação digital entre os quatro países.

    O projeto Mercosul Digital investirá €449.200,00 no fomento à Certificação Digital e ao Carimbo de Tempo no 1o. ano do projeto – http://migre.me/42Sg.

    Veja mais em:
    – Blog da Economia Digital – http://gersonrolim.blogspot.com

    – Blog do Mercosul Digital –
    http://mercosuldigital.blogspot.com

    Gerson Rolim
    camara-e.net

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s