Governo colombiano faz chantagem e dificulta libertação de prisioneiros pelas Farc

O governo colombiano reafirmou suas “condições” para que a senadora Piedad Córdoba participe como mediadora de um processo de libertação de prisioneiros das Farc.

A exigência — uma verdadeira chantagem bem ao estilo autoritário do regime colombiano — é que o grupo liberte 24 agentes policiais e militares, assim como os restos de três outros reféns que morreram em cativeiro.

O secretário de imprensa da presidência, César Velásquez, disse em tom autoritário que o governo foi “claro” na declaração do dia 8 de julho, quando autorizou a senadora Piedad Córdoba a participar do processo de libertação dos prisioneiros.

A grosseria de Velásquez aconteceu poucas horas depois de Córdoba ter divulgado que esperava uma confirmação oficial sobre a autorização para intervir no resgate do cabo do Exército Pablo Moncayo, e do soldado Daniel Sánchez, assim como a entrega dos restos do capitão da polícia, Julián Guevara, falecido em 2006.

Em abril, as Farc anunciaram sua intenção de entregar os dois militares e os restos do agente policial, mas o processo se estancou porque a princípio o governo negou-se a autorizar a presença de Córdoba no processo de libertação.

A imposição da entrega de 24 prisioneiros foge ao anúncio das Farc de libertar dois deles.

O grupo guerrilheiro exigia a intervenção de Córdoba como mediadora da operação humanitária para poder entregar os dois.

Velásquez recordou que além da senadora, o governo também impôs a participação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e da Igreja Católica.

Com agências

 

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em América Latina e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s