Bolívia anuncia investimento de US 5 bi no setor energético

A Bolívia anunciou que investirá 5 bilhões de dólares nos próximos cinco anos no setor de gás e petróleo, nacionalizado em 2006 pelo governo do presidente Evo Morales.

O ministro de Hidrocarbonetos, Oscar Coca, afirmou que o Estado passará a investir em um “ritmo diferente” dos anos anteriores.

O anúncio, que abrange todos os setores, da prospecção à distribuição, foi feito pelo ministro durante discurso em Cochabamba (região central) para marcar o início das oprações da distribuidora YPFB GAS, que assume as atividades da empresa Emcogas, que não teve sua concessão renovada no começo do ano.

Desde que chegou ao poder, Morales, de esquerda, já nacionalizou empresas dos setores petrolífero, minerador e de telecomunicações.

No começo deste ano, o governo anunciou para 2009 um investimento de 1 bilhão de dólares na estatal petrolífera YPFB, o maior na história da empresa.

No mesmo evento, o presidente da YPFB, Carlos Villegas, salientou que a empresa agora controla cem por cento da cadeia produtiva dos hidrocarbonetos na Bolívia.

“Hoje em dia o sistema de transportes, os gasodutos, os oleodutos que estão instalados por todo o país, cem por cento é propriedade do Estado boliviano”, disse Villegas.

“Por ali circulam o petróleo bruto, a gasolina, o diesel que beneficia todos os bolivianos. Agora controlamos cem por cento de todos os hidrocarbonetos que circulam pelas redes de transporte da Bolívia”, acrescentou.

A Bolívia é o maior exportador de gás natural da América do Sul, e tem a segunda maior reserva de gás da região, atrás da Venezuela.

Com agências

 

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em Bolívia e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s