Paraguai espera fechar acordo sobre Itaipu esta semana

O governo paraguaio espera chegar esta semana a um acordo com o Brasil na negociação pela energia da usina binacional hidrelétrica Itaipu, após meses sem que as conversas sobre o assunto avançassem, disse nesta segunda-feira o chanceler Héctor Lacognata.

Os dois países negociam há mais de um ano maiores benefícios para o Paraguai, que consome apenas 5% da energia produzida na hidrelétrica e deve vender o excedente de forma exclusiva ao Brasil, de acordo com um tratado assinado pelos dois países no passado e com validade até 2023.

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Lugo, do Paraguai, vão se reunir para falar de Itaipu no sábado, em Assunção, depois de concluída a reunião dos presidentes do Mercosul – bloco que reúne Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

“Temos a expectativa de que nesta reunião de sábado finalmente cheguemos a um acordo próximo à reivindicação paraguaia”, disse Lacognata.

Uma nova proposta brasileira incluiria a posibilidade de o Paraguai vender energia ao mercado brasileiro sem a intermediação da estatal Eletrobrás , o que significaria um benefício econômico para o país, que considera injusto o preço atual pago pelo Brasil. A usina tem capacidade instalada de geração de 14 mil megawatts.

A medida no entanto elevaria a tarifa de energia no mercado brasileiro, com prováveis impactos sobre a inflação.

O diretor paraguaio da binacional, Carlos Mateo, disse que, se a mudança se concretizar, “se abrirá uma grande possibilidade de que nosso país desenvolva mais seu setor energético”.

A hidrelétrica, instalada no rio Paraná, produz anualmente 90 milhões de megawatts/hora, que abastecem pricipalmente a altamente industrializada região Sudeste do Brasil.

Com agências

 

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em América Latina, economia e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s