Revolução cubana dá origem a uma sociedade mais justa, diz Pedro Ross

O embaixador da Republica de Cuba, em Angola, Pedro Ross Leal, considerou, em Luanda, que a revolução cubana de 1956 deu origem a uma sociedade mais justa, humana e coesa, rumo ao desenvolvimento.

Em declarações por ocasião das comemorações das festividades da luta armada naquele país caribenho, que se assinala a 26 de julho, o diplomata referiu que “desde a revolução a República de Cuba se transformou numa nação desenvolvida com direitos iguais, principalmente no acesso a saúde e a educação”.

Pedro Leal afirmou que os objetivos da revolução cubana se renovam a medida que o tempo vai passando, com vista a justiça social.

Referiu que a economia de Cuba obteve um crescimento bruto de 7% e que cerca de 38 mil profissionais e técnicos de saúde trabalham em 70 países.

Quanto ao setor da educação, explicou que no ensino superior foram graduados desde 1952 cerca de 843 mil profissionais, cifra equivalente a 7,5 licenciados em cada 100 habitantes, fato que, segundo a fonte, demonstra um salto qualitativo em relação aos 24% de analfabetos, existentes por altura do triunfo da revolução.

Ao referir-se a indústria farmacêutica, disse que a mesma cresceu mais de 21%, tendo já 500 patentes registradas internacionalmente.

Salientou que a história do povo e do seu país está muito vinculada a dos africanos, particularmente aos angolanos.

No dia 10 de março de 1952, Fulgêncio Batista deu um golpe de Estado e instaurou em Cuba uma das ditaduras mais sanguinárias na história do país, sob o poder colonial dos Estados Unidos.

Em 26 de julho de 1953, um grupo de jovens encabeçado por Fidel Castro organizou uma audaz operação militar, o assalto ao quartel Moncada, em Santiago de Cuba, segunda fortaleza militar do país, iniciando uma insurreição geral que culminou com o derrube do regime de Fulgêncio Batista em 1959.

Raul Castro é o novo presidente da República de Cuba, eleito este ano.

A informação é da Agência AngolaPress

 

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em Cuba e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s