Lula cita GM e diz que empresas voltaram a confiar no Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que a indústria voltou a confiar no Brasil.

O presidente citou o exemplo da General Motors (GM), que na última semana anunciou investimentos de R$ 2 bihões no País.

Lula destacou que, enquanto a GM foi “vítima de uma crise profunda” nos Estados Unidos e chegou a receber US$ 30 bilhões do governo americano para se reerguer, a GM no Brasil anunciou um investimento até 2012.

“Uma demonstração de que as indústrias voltaram a confiar no Brasil e estão percebendo a solidez da economia brasileira”, afirmou.

“Entramos em uma fase de crescimento, que tem de ser sustentável.”

O presidente diz que o governo trabalha com a hipótese de que o Brasil iniciará o ano de 2010 em uma situação “altamente confortável, produzindo bem e vendendo bem”.

Em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente, ele avaliou que o País vive “um momento importante” na economia, mas que é preciso “cautela”, uma vez que a crise financeira internacional ainda persiste nos Estados Unidos e na União Europeia.

“Tomamos todas as medidas que tínhamos que tomar para incentivar a economia, facilitar o crédito, incentivar o consumo. O que estamos notando são números expressivos na indústria automobilística, na venda de geladeiras, de máquinas de lavar roupa e de fogões”, disse. Para Lula, o comércio brasileiro está “voltando com força”.

O presidente lembrou que, nos últimos cinco meses, o Brasil apresentou crescimento na geração de postos de trabalho com carteira assinada. Para ele, o fato de o país já ter recuperado metade dos empregos que perdeu no auge da crise significa que, até o final deste ano, poderá recuperar “tudo o que perdeu”.

“Queremos que o Brasil volte ao ritmo de crescimento que tinha antes da crise para que, em pouco tempo, se transforme em uma das economias mais importantes do mundo”, disse.

A informação é da Agência Brasil

 

Anúncios

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em Crise financeira, Política e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s