Correa diz que relações com a Colômbia sofreram uma “grande deterioração”

O presidente do Equador, Rafael Correa, afirmou que as relações diplomáticas com a Colômbia sofreram uma “grande deterioração” desde o rompimento dos laços bilaterais, em março de 2008, mas ressalvou que a situação “não é irreversível”.

Em uma entrevista concedida à rádio Visión, de Quito, o presidente ressaltou que os vínculos com a Colômbia pioraram quando ele foi acusado por um advogado colombiano de ter relações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

“É um advogado que teoricamente não tem relação e não depende do governo colombiano, porém esteve ligado a paramilitares”, ressaltou o presidente, acrescentando que seu acusador também tem relações com a direita equatoriana.

Correa desmentiu ainda as acusações do governo colombiano sobre seu suposto envolvimento com a guerrilha.

O presidente lembrou que na Colômbia há 200 acampamentos guerrilha e que, “de acordo com esse argumento, não há ninguém mais vinculado às Farc do que o governo de [Álvaro] Uribe”.

A crise diplomática aconteceu após uma chacina realizada pelos militares colombianos em território equatoriano, sem a autorização do governo local.

Correa considera que o Equador sofreu na ocasião “uma das agressões mais graves da história da América Latina e todo o país deve rejeitar unanimemente essa agressão”.

Para o presidente, a Colômbia cometeu diversos crimes que não podem ficar impunes.

A denúncia contra Correa por vínculos com as Farc foi apresentada por direitistas depois que a Justiça equatoriana ordenou a prisão do ex-ministro da Defesa da Colômbia, Juan Manuel Santos, sob a acusação de assassinato, porque ele foi o responsável pela chacina do Exército de seu país.

Com agências

 

Anúncios

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em América Latina, Equador e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s