UE quer negociação com o Mercosul por fora da Rodada de Doha

O secretário de Estado espanhol para a Ibero-América, Juan Pablo de Laiglesia, destacou que a Espanha buscará relançar as negociações entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, por fora da Rodada de Doha.

Laiglesia, que assumiu o cargo em abril, realizou em junho uma visita a Argentina, Paraguai e Uruguai, na qual expressou que a América Latina terá um lugar de destaque na agenda da Espanha quando o país estiver a frente da presidência de turno da União Europeia, o que está para o primeiro semestre de 2010.

“Uma coisa é que todos tenhamos interesse em que a Rodada de Doha dê resultados o quanto antes e outra é que por causa disso paralisemos uma negociação que pode dar resultados positivos”, declarou Laiglesia.

O diplomata espanhol complementou que é preciso estabelecer “quais possibilidades haveria de não condicionar de uma maneira tão direta e tão estrita as negociações UE-Mercosul às de Doha, sobre as quais não há perspectivas de resultados a curto prazo”.

A Rodada de Doha da Organização Mundial de Comércio (OMC) tem o objetivo de liberalizar as trocas comerciais internacionais. Paralelamente UE e o Mercosul buscam há anos superar as diferenças para um acordo de associação.

O Mercosul acusa a União Europeia de protecionismo a suas matérias primas agropecuárias, enquanto os europeus exigem melhores condições para seus investimentos e uma maior abertura nas compras governamentais e para bens industriais.

Com agências

 

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em Europa, Mercosul e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s