Presidentes latino-americanos reúnem-se na Bolívia para comemorar bicentenário da revolução

O governo de La Paz anunciou que a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, viajará à Bolívia amanhã para participar das comemorações do bicentenário da revolução de 16 de julho de 1809.

Além de Cristina, os presidentes do Equador, Rafael Correa, da Nicarágua, Daniel Ortega, do Paraguai, Fernando Lugo, e da Venezuela, Hugo Chávez, já confirmaram presença, de acordo com o presidente do Conselho Municipal de La Paz, Luís Revilla.

As cerimônias serão ainda acompanhadas por prefeitos de 20 cidades ibero-americanas e representantes de comunidades indígenas e delegações militares de Argentina, Equador, Peru, Paraguai e Venezuela.

Os chanceleres do Chile, Mariano Fernández, da Argentina, Jorge Taiana, e da Guatemala, Haroldo Rodas, também irão à cidade.

Apesar dos desentendimentos diplomáticos recentes com o país anfitrião, o governo do Peru mandará como representante seu comandante das Forças Armadas, general Francisco Contreras.

Para o ministro da Defesa da Bolívia, Walker San Miguel, a presença do chefe militar “demonstra a recuperação das boas relações com o país vizinho”.

A revolução de 16 de julho de 1809, liderada por Pedro Domingo Murillo, foi a segunda revolta contra o poder colonial na Bolívia, precedida pelo grito de 25 de maio, em Sucre.

Os espanhóis, porém, retomaram o controle de La Paz, e Murillo foi enforcado em fevereiro de 1810 na praça central da cidade, onde hoje estão localizados os palácios do Governo e do Congresso.

A independência boliviana foi concretizada em 6 de agosto de 1825.  

Com agências

 

Anúncios

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em América Latina, Bolívia e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s