Governo de Pernambuco atende pauta de trabalhadores rurais

Na tarde de ontem, dia em que se comemorou o Grito da Terra Pernambuco, o governador Eduardo Campos recebeu representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco – Fetape, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – Contag e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais para anunciar a resposta do Governo do Estado à pauta de reivindicações entregue pelos movimentos no último dia 4.

Nos 10 dias de intervalo entre os dois encontros, sete secretarias foram envolvidas no trabalho de atendimento da pauta. Boa parte dos pleitos foram atendidos. Alguns itens ainda estão sendo avaliados pelo Governo. Ao discursar para cerca de dois mil trabalhadores em frente ao Palácio do Campo das Princesas, o Governador apresentou as principais propostas para as reivindicações como a criação do Instituto de Terras de Pernambuco, previsto para o próximo mês, o fortalecimento do galpão da agricultura familiar da Ceasa e ainda a possibilidade de criação de uma Secretaria de Desenvolvimento Agrário. “Vamos continuar o diálogo. Isso é importante. Eu concordo com a criação da Secretaria, mas temos que ver outras questões. Vamos remodelar as secretarias até junho de 2010”, afirmou Eduardo.

Luta coletiva – O presidente da Fetape, Aristides Santos, se disse satisfeito com a prontidão do Governo em atender as reivindicações: “Estamos muito contentes em podermos construir coletivamente essa luta. O Governo de Pernambuco está ajudando a modificar não só a realidade do Estado, mas a realidade do Brasil em vários setores: na política, na economia e outros”, disse. Santos destacou ainda o cuidado do Governo com os pequenos produtores rurais: “A gestão de Eduardo Campos sabe disso, sabe que a agricultura familiar é à base da economia em mais de 90% dos municípios de Pernambuco”, completou.

Santos destacou também que no atual Governo pontos importantes deixaram o discurso político e foram à prática. “Eduardo Campos tem força política, tem liderança, tem popularidade. Ele mostrou hoje que passos maiores podem ser dados se houver vontade política. A luta ainda não acabou, mas podemos dizer que hoje é um dia feliz para os trabalhadores rurais”, disse o presidente da Fetape.

Habitação – Durante a reunião foi assinado o protocolo de intenções entre o Governo, através da Companhia Estadual de Habitação e Obras de Pernambuco – Cehab, e a Fetape destinado a prestar assistência técnica e operacional para a montagem dos programas habitacionais de interesse social como o Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal.

A informação é do governo de Pernambuco

 

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em Política, sindicalismo, trabalhadores e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s