Wagner: o jogo que Geddel quiser jogar eu topo

aaaaawagner

Por Bob Fernandes, na Terra Magazine

O ministro da Integração Regional do governo Lula, Geddel Viera Lima, do PMDB, buscou, busca viabilizar-se como candidato ao governo da Bahia. Chegou a verbalizar ali e acolá a idéia de ser um candidato de consenso entre as oposições contra o governador Jaques Wagner, do PT.

Como oposição na Bahia significa também o DEM, tal movimento implicaria, naturalmente, em ter um outro candidato à presidência da República que não o candidato do presidente Lula. O problema para Geddel é que o ex-governador Paulo Souto, do DEM, nome forte no estado, também já se anuncia candidato ao governo, contra Wagner. Donde, se tornada concreta a candidatura Souto, a tal união de oposições não se daria como imaginado pelo ministro. No final de semana, em entrevista a Terra Magazine, Geddel confirmou o rompimento com o governo Wagner.

Na segunda, 13, o deputado federal Emiliano José (PT), muito próximo a Jaques Wagner e ao ex-governador Waldir Pires bateu duro em Geddel, como se lê aqui. Para tentar entender todo esse molejo, essas ondas na política baiana, Terra Magazine ouviu o governador Jaques Wagner no início da madrugada desta terça-feira. Disse o governador:

– O que eu quero, o meu desejo, é continuar com a aliança (…) nesse projeto o ministro Geddel, naturalmente, disputaria a senatoria(…) mas se ele romper ele sai, não sou eu quem vai botá-lo pra fora(…) quero manter a aliança, mas se ele quiser sair… o jogo que ele jogar, quiser jogar, eu topo.

Leia abaixo a íntegra da entrevista:

Terra Magazine – Governador, o que temos ai na Bahia? O PMDB do ministro Geddel, integrante da aliança que elegeu o senhor, rompeu com o seu governo?

Jaques Wagner – Eu já disse e repito que ganha quem junta, quem agrega, reúne, e não quem separa. O que eu quero, o meu desejo, é continuar com a aliança de nove partidos que me elegeu e chegou comigo ao governo em 2006. E as várias conversas que tive com o ministro Geddel foram no sentido de manter o projeto, onde, naturalmente, ele iria para a senatoria, disputaria a vaga de senador dentro dessa aliança em 2010. Foi sempre esse o rumo da nossa conversa.

Quando foi a última conversa?

Há umas três semanas, eu, ele e o irmão dele, Lúcio, que é o presidente do PMDB na Bahia. Em algum momento ele começou a levantar a suspeita que o PT não queria votar nele, que poderia atrapalhar, e eu disse “se você diz, sugere que não está, não estará na aliança, ai sim pode surgir esse problema… porque o PT votaria em você se você diz não querer integrar a aliança?”. Mas as conversas, de minha parte, e em consonância com o projeto do presidente Lula para 2010, foram sempre no sentido de manter, agregar…

Mas nessa última conversa ele não falou em deixar o seu governo?

Ele falou que precisava fazer um movimento para fortalecer as bases do partido, ouvir as bases do partido, e então,em setembro, ele vai avaliar. Olha, é um direito dele sair e montar um chapa para concorrer ao governo..não sei quem ele vai apoiar para presidente se fizer isso, mas eu sigo meu caminho;apoio a Dilma, sou candidato à reeleição e estou organizando minha chapa.

Mas, insisto, ele não disse que deixaria o seu governo?

Não, me disse que ouviria o que querem as bases.

E ele seria candidato ao governo?

Como hipótese isso existe, mas se ele romper ele sai, não sou eu quem vai botá-lo pra fora. Não faço questão de romper, repito que prefiro juntar, agregar, mas que fique claro: o jogo que ele jogar, quiser jogar, eu topo. Agora, eu sou pelo menor caminho entre dois pontos e o menor e melhor caminho seria manter a aliança e até ampliar se for possível. Se não for, enfrentaremos o jogo que vier. Eu escolho aliados, não escolho adversários. Tenho interesse em manter, mas se não houver interesse, paciência, vamos para o jogo.

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em Política e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s