Vendas do comércio reagem e voltam a crescer, diz IBGE

As vendas do comércio varejista brasileiro cresceram 0,8% em maio na comparação com o mês anterior, na série com ajuste sazonal, informou nesta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador voltou a subir após dois meses seguidos de queda.

Em relação ao mesmo mês do ano passado, o volume de vendas teve crescimento de 4% e, no acumulado do ano, a alta é de 4,4%. Já a receita nominal do setor teve avanço de 0,8%, em relação a abril; de 8,9%, na comparação com 2008, e de 10,3%, no acumulado do ano. “Nos últimos doze meses, volume de vendas e receita acumularam 6,5% e 12,7%, respectivamente”, informou o IBGE em nota.

Em maio, na comparação com abril, as vendas tiveram a maior alta no setor de combustíveis e lubrificantes (3,7%). O IBGE acrescentou que os dados do comércio varejusta de abril foram revistos. Na comparação com março, a queda preliminar de 0,2% passou para queda de 0,1%. E em relação a abril de 2008, a alta de 6,9% foi revisada para acréscimo de 7,1%. Na comparação com o mês anterior, as vendas do varejo brasileiro caíram 0,5% em março.

De acordo com o instituto, o comércio varejista ampliado, que inclui os segmentos de veículos e motos / partes e peças e materiais de construção, teve alta de 3,7% em maio em relação ao mês anterior, ante queda de 3,3%, na mesma base de comparação, em abril.

Com agências

 

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em economia e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s