Pepe Vargas discute fim do Fator Previdenciário no RS

O fator previdenciário foi tema da audiência pública que aconteceu na segunda-feira (13.07), promovida pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

O deputado federal Pepe Vargas (PT-RS) apresentou a proposta para beneficiar o trabalhador que vem sendo construída ao longo dos últimos meses como alternativa ao fator previdenciário – a chamada fórmula 85/95.

O senador Paulo Paim (PT-RS), também presente no encontro, ressaltou que Pepe tem compromisso com os trabalhadores e que tem buscado construir um substitutivo negociado com o governo.

O deputado informou que tem como estratégia negociar uma alternativa que se aproxime ao máximo da proposta do senador Paulo Paim.

Ele lembrou que o governo concorda com a mudança, porém, não aceita simplesmente o fim do fator, e que se o projeto original do Senado for aprovado pela Câmara dos Deputados será vetado.

“Mas o governo aceita discutir uma alternativa que dê ganhos aos trabalhadores”, salientou Pepe.

A audiência pública contou ainda com as presenças do presidente da CUT-RS, Celso Woyciechowsk, do presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Guiomar Vidor, da juíza federal Simone Forte e do presidente da Associação dos Juizes, Carlos Marchionatti.

A reunião foi presidida pelo deputado estadual Dionilso Marcon (PT).

Pepe destacou que o fator previdenciário foi criado em 1999, no governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), com o objetivo de fazer os trabalhadores adiarem a aposentadoria.

“Diferente do que na década de 90, quando instituído o fator previdenciário, hoje é possível construir uma proposta com ganhos efetivos para classe trabalhadora, pois existe no Brasil um governo que está disposto a discutir uma alternativa”, ressaltou.

O programa Aposentados e Pensionistas da Web Rádio Petroleira entrevistará amanhã, 14, o senador Paulo Paim que vai abordar sobre as perspectivas de votação e aprovação dos projetos que tratam das aposentadorias e pensões, pelos quais a Cobap têm realizado diversas manifestações.

Sob a responsabilidade da Secretaria de Aposentados do Sindipetro – RJ, o programa Aposentados e Pensionistas é transmitido todas as terças-feiras, de 19h às 19h30, no site www.radiopetroleira.org.br.

Para entrar em contato com a produção do programa é necessário enviar e-mail para aposentados@sindipetro.org.br ou ligar para (21) 3852-0148.

A informação é de Livia Rospantini, da Cobap

 

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em Política, sindicalismo, trabalhadores e marcado , , . Guardar link permanente.

16 respostas para Pepe Vargas discute fim do Fator Previdenciário no RS

  1. luiz carlos da costa disse:

    FORA ESTA LEI 85/95 PARA HOMEM NAO CONCORDO SO BENEFICIA NADA

  2. luiz carlos da costa disse:

    JORGINA LALAU PEPE VARGAS FHC EU PAGO A PREVIDENCIA DESDE 1972 DESDE OS MEUS 14 ANOS TENHO 35 ANOS DE CONTRIBUIÇAO E 53 ANOS SERA QUE AGORA QUE ESTAVA ESPERANDO UMA LEI NOVA DO PT QUE BENEFICIASSE A GENTE QUE TANTO TRABALHOU QUE TANTO O LULA FOI CONTRA FHC NESTA TAL DE FATOR PREVIDENCIARIO JA CHEGA JORGINA DINHEIRO PARA OUTROS PAISES SE EU SOUBESSE EU TINHA FEITO UMA PREVIDENCIA PRIVADA JA ESTARIA APOSENTADO E GANHANDO MUITO BEM QUE GOLPE COM OS TRABALHADORES FICO ENVEGONHADO DE VER TUDO ISSO EU QUE JA FUI BARRADO EM 1980 POR SR LULA NA PORTA DA ERICSSON ONDE EU TRABALHAVA EM GREVE PASSEATA AI SIM TUDO PODIA NE VIVA O BRAZIL

  3. luiz carlos da costa disse:

    JORGINA LALAU PEPE VARGAS FHC EU PAGO A PREVIDENCIA DESDE 1972 DESDE OS MEUS 14 ANOS TENHO 35 ANOS DE CONTRIBUIÇAO E 53 ANOS SERA QUE AGORA QUE ESTAVA ESPERANDO UMA LEI NOVA DO PT QUE BENEFICIASSE A GENTE QUE TANTO TRABALHOU QUE TANTO O LULA FOI CONTRA FHC NESTA TAL DE FATOR PREVIDENCIARIO JA CHEGA JORGINA DINHEIRO PARA OUTROS PAISES SE EU SOUBESSE EU TINHA FEITO UMA PREVIDENCIA PRIVADA JA ESTARIA APOSENTADO E GANHANDO MUITO BEM QUE GOLPE COM OS TRABALHADORES FICO ENVEGONHADO DE VER TUDO ISSO EU QUE JA FUI BARRADO EM 1980 POR SR LULA NA PORTA DA ERICSSON ONDE EU TRABALHAVA EM GREVE PASSEATA AI SIM TUDO PODIA NE

  4. luiz carlos da costa disse:

    PARABENS PELO SEU CARATER E LUTA A FAVOR DE QUEM COMEÇOU A TRABALHAR COM 14 ANOS DE IDADE COMO EU HJ COM 53 E 35 DE CONTRIBUIÇAO NAO CONSIGO ENCONTRAR EMPREGO TENHO UMA KOMBI DE CARRETO HJ VENHO ME ARRASTANDO PRA PAGAR EM DIA O INSS PELO QUE EU TENHO LIDO SUA LEI E A MELHOR QUE VAI DAR DIGNIDADE A MILHOES DE BRASILEIROS QUE TANTO TRABALHOU SO ESPERO QUE NAO SE APLIQUE O FATOR 85/95 QUE PIOR QUE FATOR PREVIDENCIARIO NAO SE ESQUEÇAM QUE TRABALHADOR E APOSENTADOS ESTAO UNIDOS NA HORA DE VOTAR O PL PROPOE AINDA COMO ALTERNATIVA AO FATOR PREVIDENCIARIO UMA FORMULA QUE DEFINE QUE O VALOR DA APOSENTADORIA SERA A MEDIA DOS ULTIMOS 36 SALARIOS DO SEGURADO PERCEBIDOS EM PERIODO QUE NAO ULTRAPASSE OS ULTIMOS 48 MESES AI SIM SER PAIM E UMA ALTERNATIVA

  5. luiz carlos da costa disse:

    PAULO PAIM PARABENS PELO SEU CARATER E LUTA A FAVOR DE QUEM COMEÇOU A TRABALHAR COM 14 ANOS DE IDADE COMO EU HJ COM 53 E 35 DE CONTRIBUIÇAO NAO CONSIGO ENCONTRAR EMPREGO TENHO UMA KOMBI DE CARRETO HJ VENHO ME ARRASTANDO PRA PAGAR EM DIA O INSS PELO QUE EU TENHO LIDO SUA LEI E A MELHOR QUE VAI DAR DIGNIDADE A MILHOES DE BRASILEIROS QUE TANTO TRABALHOU SO ESPERO QUE NAO SE APLIQUE O FATOR 85/95 QUE PIOR QUE FATOR PREVIDENCIARIO NAO SE ESQUEÇAM QUE TRABALHADOR E APOSENTADOS ESTAO UNIDOS NA HORA DE VOTAR

  6. Julio disse:

    Estou esperando esses deputados e senadores ,que olham prá nós e enxergam votos apenas , darem uma resposta viavel à sociedade que paga seus altos salarios , acabando com esse roubo que é o fator previdenciario .(ou valor presidenciavel).

  7. luiz carlos da costa disse:

    FORA PEPE VARGAS ESSE SE UPROJETO E PIOR QUE FATOR PREVIDENCIARO PAULO PAIM VAI LHE DAR O TROCO E O POVO E OS APOENTADOS FORA PEPE VARGAS

  8. DAVID disse:

    Sou de acordo em lutar pelo nosso direito, REAJUSTE DIGNO E IGUAL PARA TODAS AS CLASSES SALARIAL E O FIM DO FATOR PREVIDENCIÁRIO, afinal, foram anos cumprindo com nossa obrigação que é de contribuição e dever cívico que é VOTAR para eleger nossos representantes (políticos) para defender e conceder o direito do cidadão que o elegeu.
    Somos milhões, dentre aposentados, pensionistas e trabalhadores que no futuro serão aposentados, precisamos de representante que defendam e reconheçam nossos direitos, as eleições estão bem próximas pois somos ELEITORES E ESTAMOS ATENTOS.

    Atenciosamente,

    DVD… TRABALHADOR, FUTURO APOSENTADO.

  9. Luiz Carlos disse:

    Precisamos acabar com esse MONSTRO que é o Fator Previdenciário. Trata-se de uma covardia hedionda criada pelo PSDB e agora perpetrada pelo PT através de sindicalistas traíras que não representam os aposentados.
    Acho que estamos sem voz. Se o Pain retirar o Projeto e ele não for a votação na camara, estará configurada aí, uma atitude de Alta Traição.

  10. nilson de oliveira disse:

    A PIZZARIA NACIONAL APELIDADA DE CONGRESSO, SO PRESTA PRA MENSALINHO , MENSALÃO, CORJAS DE SANGUESSUGA, ATOS SECRETOS E OUTRAS PILANTRAGENS MAIS …,MAS CADÊ O FIM DO MALDITO FATOR PREVIDENCIÁRIO!!!!!!NILSON DE SALVADOR !!!!!!

  11. ESTOU ESPERANDO CONFIANTIMENTE QUE A LEI 3299/2008 ESTEJA VALENDO NESTE ANO DE 2009. POIS JA COMPLETEI O MEU TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO AO INSS QUE É DE 35 ANOS. EU QUERO RECEBER 100 POR CENTO DO TETO SALARIAL DO INSS. POIS TODAS AS ARRECADAÇÃO DO MEU SALARIO FOI DE 100 POR CENTO DO TETO SALARIAL MAXIMO DO INSS. QUANDO A MINHA CARTEIRA DE TRABALHO FOI ASSINADA. NO CONTRATO JUNTO AO INSS NÃO CONSTA QUE EU IRIA RECEBER VALORES MENOR DO QUE O TETO MAXIMO SALARIAL DO INSS.

  12. Cleumir Gioseffi lima disse:

    SENHORES
    TEMOS TER CUIDADO, DEVEMOS NEGOCIAR SIM, PORQUE SE OS PROJETOS DO SENADOR PAULO PAIM, FOREM APROVADOS NA INTRIGA, O CARA DE PAU DO PRESIDENTE DO BRASIL, VETARÁ.
    AI, SÓ DEUS SABE, QUANDO TEREMOS NOVAS CHANCES.
    ESTOU CLARO QUERENDO A APROVAÇÃO DOS PROJETOS DE PAIM, MAS TEMOS QUE TER CAUTELA.
    DEVEMOS ACREDITAMOS NA JUSTIÇA, DESSES HOMENS QUE ESTÂO COM A FACA E O QUEIJO NAS MÃOS.
    ESPERANÇA. ESPERANÇA, ESPERANÇA….
    2010, VEM AI.
    CHEGA DE PT, (PUTARIA)

  13. Osmar Luis Gajardo de Sousa disse:

    Más Báh Tchê!!! Quê que é isso. Dizer que o governo estuda um substitutivo que dê ganho para os trabalhadores. O governo só quer saber de dar ganho para os políticos, onde já se viu 700 copeiros no congresso para 80 Senadores. O LULA elogiando o Sarna Sarney e o Colorido Collor…. Só pode ser gozação como POVO que o elegeu. O ilustre Senador PAULO PAIM apresenta um projeto que acaba simplesmente com o Fator Previdenciário (que foi um roubo aos verdadeiros contribuintes – 35 anos de contribuição) e corrige a distorção de 1999, agora vem o PEPE LEGAL e inventa um substitutivo 95/85, que prolonga o tempo de contribuição e praticamente impede os trabalhadores de se aposentarem antes do falecimento (Sim, é outro fator de roubo). Faça este projeto substitutivo para a aposentadoria dos políticos (retroativo é claro) e vamos ver no que dá. Tire dos políticos que não contribuiem e lezão a Pátria, e não dos verdadeiros contribuintes trabalhadores do BRASIL…

  14. Mauricio Peric disse:

    COMO O GOVERNO QUER DISCUTIR UMA PROPOSTA QUE DE GANHO AO TRABALHADOR SE ELE NÃO RESPEITA NEM O DIREITO ADQUIRIDO E PAGA PELO MENOS O TETO COMO É DE DIREITO SE QUER NEGOCIAR QUE NEGOCIE O REDUTOR…FORA PEPE VOCE TERA A RESPOSTA EM 2010 NAS URNAS

  15. mauro disse:

    sonia,nao seja tao pessimista

  16. SONIA disse:

    O FIM DO FATOR PREVIDENCIARIO JÁ ERA. VAI TERMINAR EM UMA PITZARIA

Deixe uma resposta

