Gasto público é vital para recuperação econômica, diz Coutinho, do BNDES

As reduções das taxas de juros no cenário internacional não estão estimulando o gasto privado e portanto, a missão de impulsionar a recuperação econômica recai sobre a política fiscal, que tem efeitos diretos sobre a demanda.

A avaliação foi feita nesta segunda-feira pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, durante a abertura do “Seminário de Alto Nível sobre o Papel dos Investimentos Públicos na Promoção do Desenvolvimento Econômico e Social”.

De acordo com ele, diante de uma crise financeira de grandes proporções, as políticas monetárias tornam-se transitoriamente ineficientes para o processo de recuperação das economias, em virtude da desalavancagem dos sistemas bancários, das empresas e das famílias.

“Nessas circunstâncias, a redução da taxa de juros, ainda que expressiva, e a ampliação da liquidez e do crédito não surtem o efeito normal sobre as economias, que é o de estimular o gasto privado”, afirmou ele.

Assim, a política monetária tem pouco efeito sobre a recuperação do nível de atividade das economias.

Ainda durante a abertura do evento, o secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, Alexandre Meira da Rosa, lembrou que taxa de investimento do setor público no país passou de 15,3% em 2003 para 19% em 2008, tendo o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) como síntese da estratégia governamental de utilizar investimento em infra-estrutura como mola propulsora do crescimento.

A informação é da Agência Brasil

 

Anúncios

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em Crise financeira, economia e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s