FMI: crescimento dos EUA é chave para expansão da A. Latina

O ritmo de crescimento da economia norte-americana nos próximos dois ou três anos “é a variável” que mais importa na hora de tentar prever qual será “o nível de crescimento” da América Latina nesse período, disse nesta segunda-feira um economista do Fundo Monetário Internacional (FMI).

“Decididamente, a região crescerá. Os Estados Unidos voltarão a crescer, o que significa que a América Latina voltará a crescer”, disse aos jornalistas Miguel Savastano, do departamento do FMI para a América Latina e o Caribe. Na semana passada, a entidade revisou para baixo suas estimativas de crescimento para a América Latina. Segundo o Fundo, a recessão na região, de 2,6%, será maior que a prevista inicialmente.

Segundo Savastano, que participa em Madri de um encontro sobre o papel dos bancos na recuperação das economias da região ibero-americana, a correção nas previsões do FMI foi motivada pela situação no México, cujo Produto Interno Bruto (PIB) deve encolher 7,3% em 2009.

“Tirando o México, a média seria melhor que a (da previsão) passada. O que acontece é que o México é muito grande e está desacelerando muito”, acrescentou o economista.

No entanto, é “possível” que o país americano cresça cerca de 3% em 2010. Outros países latino-americanos, por outro lado, sairão da crise sem entrar em recessão, como o Peru, disse Savastano.

Com agências

 

Anúncios

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em América Latina, Crise financeira, Estados Unidos e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s