Filarmônica de Nova York realizará concerto em Cuba

A Orquestra Filarmônica de Nova York realizará um concerto em Cuba no próximo mês de outubro, o que foi qualificado por fontes do governo cubano como “um grande sucesso cultural”.

“Acabamos de receber cinco integrantes do conselho diretivo da Orquestra Filarmônica de Nova York que trabalharão conosco até a segunda-feira para deixar tudo organizado”, disse Alejandro Gumá Ruiz, representante do Instituto Cubano de Música.

Em notícia publicada pelo jornal Granma, Gumá Ruiz anunciou que os músicos já declararam “sua intenção de oferecer um concerto na ilha e de reunir-se com reconhecidos apreciadores da música clássica locais e com estudantes” cubanos.

“Esta é uma intenção que surge por interesse da própria orquestra, de seus representantes, que sabem que em Cuba há um movimento sinfônico muito importante, uma cultura da música clássica”, continuou o cubano.

De acordo com a publicação, a Filarmônica foi convidada pelo Ministério da Cultura local e espera-se que as apresentações ocorram nos próximos dia 31 de outubro e 1º de novembro.

“Estamos preparando um programa que não seja excessivamente cansativo para eles, que lhes permita conhecer bastante a relação entre a música e a cultura do povo”, antecipou Gumá Ruiz.

A ida da Filarmônica, contudo, não tem nenhum vínculo com as relações entre Estados Unidos e Cuba, rompidas desde 1961.

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em Cuba, Cultura e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s