Chávez denuncia prisão de jornalistas venezuelanos em Honduras

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, denunciou a detenção e posterior libertação de vários jornalistas venezuelanos por ordem do governo fascista de Honduras, que os mantém atualmente em um hotel de onde não podem sair.

Chávez falou do caso durante seu programa dominical de rádio e televisão, o “Alô Presidente”, transmitido do Estado de Aragua, 120 quilômetros ao oeste de Caracas.

“Esta madrugada, de maneira covarde, o governo de ‘Gorileti’ mandou deter os jornalistas do canal oito e da ‘Telesur’, e depois os soltaram, mas agora estão no hotel e não os deixam sair”, disse Chávez.

“Gorileti” é uma das formas depreciativas com as quais o governante venezuelano e outros porta-vozes oficiais se referem a Roberto Micheletti, que preside o novo Governo em Honduras, depois da deposição do presidente Manuel Zelaya.

O “canal oito” é a maneira coloquial de se referir ao canal Venezolana de Televisión, enquanto a Telesur“é uma empresa multiestatal, criada por Argentina, Bolívia, Cuba, Equador, Nicarágua e Venezuela e que transmite notícias 24 horas.

Chávez disse que a detenção temporária dos jornalistas é uma demonstração da “democracia que eles promovem” e da oligarquia que “tirou a máscara em Honduras”.

O presidente venezuelano voltou a prever que os golpistas hondurenhos “serão varridos para o lixo da história” e previu que os militares que lideraram o levante “têm pouco tempo, não digo poucos dias, digo pouco tempo”.

Chávez disse que a conjunção da união cívico-militar com a consciência do povo hondurenho reverterão a atual situação e farão com que a democracia retorne a esse país centro-americano.

Com agências

 

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em América Latina, Venezuela e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s