Raúl Castro recebe ministro de Indústria e Comércio Exterior brasileiro

O presidente cubano, Raúl Castro, se reuniu na quinta-feira com o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior brasileiro, Miguel Jorge, que visitou dois dias a ilha com empresários do país para antecipar negociações sobre petróleo, portos e empresas mistas.

Um breve comunicado divulgado por meios de imprensa locais diz que também participaram da reunião

dois vice-presidentes cubanos, Ricardo Cabrisas e Jorge Luis Sierra, e pelo Brasil o presidente da Agência de Desenvolvimento Industrial, Reginaldo Arcuri, e o embaixador em Havana, Bernardo Pericás.

Jorge disse que “o mais importante” de sua visita foi concretizar operações conjuntas para construir um porto em Mariel, ao oeste de Havana, e anunciou que na próxima terça-feira a estatal Petrobras abrirá um escritório na capital cubana.

“A Petrobras já está em Cuba”, ressaltou Jorge, e explicou que a empresa brasileira já “começou a trabalhar” com testes sísmicos no bloco que adquiriu em outubro do ano passado na Zona Econômica Exclusiva cubana do Golfo do México para a prospecção.

Ele acrescentou que o Brasil tem outros projetos com Cuba na área energética, como um plano de interconexões elétricas no qual participará a estatal Eletrobrás, e que “continua” o projeto de criar uma empresa mista de lubrificantes na ilha.

Sobre o novo Puerto del Mariel, explicou que o Brasil financiará parte da obra, cujo custo chega a mais de US$ 600 milhões, mediante um crédito de US$ 300 milhões que seu país já tinha pactuado com a ilha, embora originalmente para obras viárias.

Além disso, a missão brasileira terminou sua visita com o esboço de uma empresa mista que produzirá vidro em Cuba e outra que elaborará no Brasil produtos biotecnológicos de patente cubana.

Com agências

 

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em Cuba, economia e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s