Hemingway: vítima da propaganda anticomunista

Ultimamente, a forma mais recorrente de propaganda reacionária e anticomunista é dizer que as personalidades progressistas foram agentes das polícias secretas do antigo campo socialista.

É uma forma de desmoralizar a personalidade e o sistema de democracia popular.

Agora é a vez do escritor Ernest Hemingway.

Um livro publicado recentemente nos Estados Unidos afirma que ele esteve, durante algum tempo, na lista de agentes da KGB, o serviço secreto soviético.

O livro se chama Spies: The Rise and Fall of the KGB (Espiões: Ascensão e queda da KGB) e foi escrito pelo historiador John Earl Haynes, pelo professor de História e Política Harvery Klehry e pelo jornalista Alexander Vassiliev.

A informação diz que se baseia em notas feitas por Vassiliev na década de 90, quando era agente da KGB e teve acesso aos arquivos do serviço de inteligência da era do grande revolucionário Josef Stalin.

Os escritores dizem que Hemingway se aproximou do Partido Comunista em Madri, durante a Guerra Civil, e foi recrutado pela KGB em 1941.

Ainda de acordo com o livro, o nome de guerra do escritor era “Argo” e ele teria expressado diversas vezes o desejo de ajudar a União Soviética, em reuniões em Havana e Londres, nos anos 40.

No entanto, os arquivos diriam que o escritor nunca deu nenhuma informação política, nem fez nenhum trabalho prático, tendo encerrado seus contatos com o serviço secreto no final da mesma década.

De acordo com o jornal The Guardian, questiona-se agora se Hemingway era apenas um pseudo-espião, que buscava na atividade clandestina material literário, ou se teve participação genuína, embora não efetiva.

Uma coisa é certa: se todos que a mídia pró-Estados Unidos diz ser espião foram de verdade, o mundo já abrigou uma multidão de agentes de dimensões incalculáveis.

Com agências

 

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em história, mídia, Política, Vídeo e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s