Paim: Lula vai mudar fator e dar aumento real aos aposentados

aaaaapaim

Do blog Conversa Afiada

O senador Paulo Paim (PT-RS) desmentiu a informação publicada no jornal O Globo de que o governo estuda conceder aumento real aos aposentados como moeda de troca para manter o Fator Previdenciário.

Em entrevista por telefone a Paulo Henrique Amorim,  Paulo Paim garante que há um compromisso, assumido pelo próprio Presidente Lula, de acabar com o Fator Previdenciário e, simultaneamente, conceder aumento real a aposentados e pensionistas. Leia a seguir a íntegra da entrevista:

Ouça aqui a íntegra da entrevista com o senador Paulo Paim

Conversa Afiada – Senador, eu li hoje uma reportagem na página 6 do Globo dizendo que o governo pretende dar um reajuste acima da inflação aos aposentados e pensionistas do INSS que recebam benefício maior que um salário mínimo. Isso seria uma moeda de troca, como diz o Globo, para o governo manter o Fator Previdenciário. E o senhor, aparentemente, já tem um projeto aprovado para acabar com o Fator Previdenciário. Eu gostaria que o senhor nos ajudasse a entender qual a sua posição nessa polêmica.

Paulo Paim – A minha posição é acabar com o Fator e dar o reajuste real dos aposentados, acompanhando o crescimento real do PIB, como é feito com o salário mínimo. E é bom dizer, houve uma informação truncada de quem passou – com certeza não fui eu – nas negociações que tenho participado, junto com senadores da base do governo, da oposição, como o Senador Mário Couto, o líder do governo Henrique Fontana, o relator, Pepe Vargas, em nenhum momento foi proposto a troca de um pelo outro.

O governo se comprometeu, na frente do presidente (da Câmara) Michel Temer com o seguinte acordo de procedimento: a primeira semana agora de agosto o governo apresenta a sua proposta previdenciária. Ou seja, o governo quer uma outra redação, mas concorda que o Fator Previdenciário deu o que tinha que dar e tem que terminar. E, com o aumento real que ele propõe a dar aos aposentados, que eu defendo que seja igual ao PIN. 

CAF – Isso faria com que, em primeiro lugar, os aposentados, mesmo aqueles que ganham acima de um salário mínimo passarão a ter um aumento real?

PP – Isso, um aumento real, que o índice até o momento o governo não revelou. A nossa proposta é a inflação mais o PIB. Repito, na primeira semana de agosto, eu apresento a nossa visão. Nós vamos dar uma proposta concreta com o fim do Fator e aumento real aos aposentados.

CAF – Por que o senhor diz que o Fator Previdenciário já deu o que tinha que dar se ele, em muitos casos, inclusive a reportagem do Globo disse isso, que o Fator Previdenciário é um instrumento para manter sob controle o déficit da Previdência.

PP – Primeiro que a Previdência não tem déficit. Tanto que o próprio Ministério da Previdência já reconhece que nesse mês que passou houve um superávit de 8% em relação ao mesmo período do ano passado. O próprio governo já havia anunciado que quer abrir mão da contribuição do empregador para a Previdência, já que o superávit, que eu tanto preguei ao longo da minha vida, agora está sendo confirmado que ele existe.

Por isso o próprio Presidente Lula havia me dito que a Previdência não é superavitária [Paim se confundiu, queria dizer “não é deficitária”, conforme afirmou anteriormente]. E deixa eu te dar uma informação agora, rápida. Nós estivemos com o Presidente nesta semana e eu levantei essa questão. O Presidente disse para mim o seguinte: “Paim, nós também queremos alterar o Fator e dar o aumento real para os aposentados”. Agora vamos discutir como fazemos isso, com certeza nos meses de julho e agosto.

Anúncios

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em Política, sindicalismo, trabalhadores e marcado , , , , . Guardar link permanente.

16 respostas para Paim: Lula vai mudar fator e dar aumento real aos aposentados

  1. Osvaldo disse:

    PRESADOS COLEGAS , ESTAMOS ASSISTINDO O MAIOR DESCASO PROFERIDO PELO MINISTRO GUIDO MANTEGA, QUE TEVE O DISPLANTE DE DECLARAR QUE NAO EXISTE( SOBRA )PARA ATENDER O AUMENTO DOS APOSENTADOS. QUEM DISSE PARA ELE QUE NO’S PRECISAMOS DE SOBRA, LEVANDO EM CONTA O QUE PAGAMOS, DURANTE 35 ANOS TRABALHADO,QUANDO ESTAVAMOS NA ATIVA, TEMOS NOSSOS DIREITOS ADIQUIRIDOS, PORTANTO NAO DEPENDEMOS DE SOBRA, COISA ALGUMA, DIFERENTE DE POLITICOS , QUE DEPOIS DE MAMAR DURANTE APENAS 8 ANOS, SI APOSENTAM COM SALARIO INTEGRAL, E PARA ATENDE-LOS SEMPRE EXISTE SOBRA, FALA SERIO. SI PELO MENOS ELE FICASSE VERMELHO PARA FALAR TAMANHA ESTUPIDEZ, MAIS NAO, COM A MAIOR CARA DE PAU.

  2. Jose Aredes disse:

    OS APOSENTADOS NA PROXIMA ELEIÇAO TEM COMO MUDAR ISSO, SOMOS FORTES E TEMOS PODER DO VOTO, QUEREMOS JUSTIÇA
    VAMOS NOS UNIR E TIRAR ESTES DEPUT.QUE VOTAM CONTRA OS APOSENTAOS VAMOS COM TODA FORÇA.

  3. EU JA FALEI E VOLTA A AFIRMAR, SI O PRESIDENTE LULA NAO CUMPRIR SUA PROMESSA, QUE CHEGANDO A PRESIDENTE DA REPUBLICA, IRIA DEVOLVER AOS APOSENTADOS, TUDO O QUE FOI ROUBADO DESDE A IMPLANTAÇAO DESSE MALDITO REDUTOR NAS CORREÇOES DAS APOSENTADORIAS. ENTAO CHEGOU A HORA, POIS SOMENTE ASSIM A SENHORA DILMA ROUSSEFF, PODERA GANHAR AS ELEIÇOES, SENDO QUE SOMENTE OS APOSENTADOS, SOMAM 26 MILHOES, E TODOS SAOELEITORES, QUE SOMANDO AOS FAMILIARES, ESTE NUMERO TRIPLICA, ENTAO PRESIDENTE LULA, E’ PEGAR OU LARGAR, PENSE BEM.

  4. Sylvia Maria Ribeiro disse:

    Aposentada por invalidez,recebo mais que um salário ridiculo, mínino, comoé mínimo esse “m…”de Presidente que além de fazer só fala “”m…”, nossa aposentadorioa achatada cada vez mais e esse tal “ula”engordando toda sua corja cada vez mais, BRASILEIROS VAMOS ACORDAR! ATÉ QUANDO!!!!CRISE TEM O APOSENTADO NEM FORÇA PRA PEDIR ,ALIAS IMPLORAR, TUDO DE NÓS É TIRADO ATÉ QUANDO!

  5. Adalberto Silva de Jesus disse:

    Eu quero em nome dos brasileiros que trabalharam com muitas dificudade até mesmo para dar o sustento ,aos seus famíliares,mas sempre fez sua contribuição junto a prevedência social ,por tanto é justo receber o que ele contribuio so tem orgulho do exemplo e brilho do homen público na sua pessoa com senador da
    republica continue ajudando o povo brasileiro
    um grande abraço adalberto silva de jesus de lages-sc.

  6. osmar bernardes de oliveira disse:

    como apesentado eu acho que o nosso presidente da republica deveria ver o nosso lado pois nos tambem votamos

  7. Marlene Leal dos Santos disse:

    Como diz o Boris Casoi…..isto é uma vergonhaaaaaaaaaaaaaaa

  8. JOSE ARNALDO disse:

    APÓS 35ANOS DE CONTRIBUIÇÃO, VOCE SE APOSENTAR E PERDER ATÉ 40% DA SUA CONTRIBUIÇÃO É SE SENTIR FRACASSADO, E SEM FORÇAS, E DESANIMADO, AIDA BEM QUE TEMOS POLITICOS COMO O Sr. QUE NOS FAZEM ACREDITAR QUE HÁ LEALDADE E ESPERANÇA, QUE DEUS ILUMINE SEUS CAMINHO, OBRIGADO

  9. José Francisco Faraco disse:

    Parabens Senador Paulo Paim pela sua luta em
    prol dos aposentados e pensonista. O “Fator Previdenciario e obra do ex presidente FHC junto com parte do Congresso Nacional. Segun
    da a impresa, a filha do FHC é funcionário do senado, mais só aparece lá no fim do mês para re
    cerber o salários de mais de R$7.OOO,OO e não
    gosta de ir ao Senado porque lá é uma bagunça
    danada

  10. roberto disse:

    OS APOSENTADOS NA PROXIMA ELEIÇAO TEM COMO MUDAR ISSO, SOMOS FORTES E TEMOS PODER DO VOTO, QUEREMOS JUSTIÇA

  11. jose maria neves disse:

    nosso, amigo ou mais do q isso um pai dos aposentados, sendo o sr do governo, por parece tão dificil convenser os outros membros do partido, ou governo, será que o sr por estar nesta luta com os aposentados o governo, não fara nehuma represalia a senhor. tomara q não
    e q deus abençoe o sr. e ganhe esta luta para todos aposentados.

  12. Messias Fernandes da Silva disse:

    Amigo Paim , vou chamá-lo assim pela a sua luta e dedicação aos candidatos a aposentadoria como eu , que já estava desanimado, porque tenho 35 anos de contribuição , 50 de idade e até agora não me atrevi entrar com o pedido de aposentadoria, simplesmente com muito receio deste ridículo e ultrapassado FATOR , que reduz em até 40% do salário. Amigo conto a sua ajuda para podermos mudar isso , fazendo justiça ao povo brasileiro que é guerreiro e merece pelo ao menos se aposentar com dignidade, ou seja: ganhar pelo ao menos o que vinha recebendo quando estava trabalhando, nada mais do que justo.
    Abraço,
    Messias.

  13. MILTON XAVIER disse:

    PARECE-ME QUE TEM UMA LUZ NO FIM DO TUNEL,DEPOIS DE TANTAS MENDIGANCIA E APELOS POR JUSTIÇA,ELES OS POLITICOS ESTÃO ESTUDANDO UMA POSSIVEL SOLUÇAO PARA NOS APOSENTADOS,AGORA ESPERAR POR DEUS PARA CHEGARMOS A VITORIA.EU ACREDITO.

  14. Luis Cláudio disse:

    Prezado senador Paim, não basta acabar com o fator previdenciário, não se pode também criar outro impecílho como o 85/95. Isso é omesmo que embutir a idade de outra forma. Por exemplo comecei a trabalhar muito cedo e fazer planos, então ano que vem faço 35 anos de contribuição e 50 anos de idade, a soma dará 85 , significando que terei de ficar mais cinco anos no mercado se não perder o emprego. Que Deus o ilumine, por existem muitas trevas. Um grande abraço.

  15. Segundo o nobre deputado PEPE VARGAS o governo não aceita o puro e simples fim do Fator Previdenciário, mas concorda que sejam criadas melhorias das condições de remuneração para os futuros pensionistas e aposentados da Previdência Social. Pois bem, tudo leva a crer que tal posição deve-se ao fato de que os contribuintes poderiam deixar de recolher pelo teto máximo durante seu tempo laboral (ativa) passando a carregar somente nos últimos 36 (trinta e seis) meses, para aposentar com o teto máximo. Sugiro ao Deputado analisar a possibilidade de considerar aqueles que vem contribuindo ao longo de sua carreira ativa, pelo máximo, ou seja aqueles que de fato contribuiu ou vem contribuindo, ter um tratamento diferenciado, pois não é justo, o trabalhador contribuir por 35 anos pelo máximo e no fim ter uma aposentadoria depreciada em até 40% (quarenta por cento).
    Para os demais deve haver uma metodologia que estabeleça um Ponto de Equilíbrio, caso últimos 36 meses seja insuficientes, quem sabe 48, 60, 72, 84, 96, 108 ou últimos 120 meses? Quero crer que não haveria como o trabalhador obter vantagens, pois o tempo demandado exige uma contribuição efetiva, de acordo com aquilo por ele planejado.
    Essa é a minha sugestão e espero que as autoridades , deputado relator, demais deputados e senadores, estejam analisando e sugerindo as demais autoridades envolvidas alternativas que não sejam INJUSTAS com quem tem laborado para o engrandecimento dessa nação.

  16. Reinaldo disse:

    O governo e seus comandados estão de olho neste dinheiro dos aposentados, por isso esta arrastando até hoje, há momentos em que fico pensando, compensa trabalhar neste pais, pagar inss e pensar no futuro, que futuro ? É brincadeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s