Furacão Clinton tenta dividir democracias populares da América Latina

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, afirmou que o governo de seu país quer “baixar a temperatura” das complicadas relações com a Venezuela, com quem procura abrir um diálogo “sobre vários pontos”, entre eles o econômico.

“Queremos deixar claro que há maneiras de sustentar uma conversa com pessoas com as quais não concordamos”, disse Hillary na terça-feira em entrevista ao canal golpista venezuelano Globovisión.

“Achamos que a Venezuela, como muitos países, pode se beneficiar, como nós em nosso país, do investimento estrangeiro, da entrada de capital para melhorar os negócios”, disse Hillary.

No aspecto político, a Casa Branca espera ver “nos próximos meses” que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, reconheça que pode “ser um líder forte e ter opiniões firmes sem a necessidade de tentar silenciar todos os críticos”, afirmou a secretária.

Hillary tenta manobrar para dividir as democracias populares da região.

Ela atacou mais uma vez a democracia revolucionária cubana, exercitando sua habitual arrogância como se a Cuba interessasse andar para trás.

Hillary usou as velhas falsidades sobre “presos políticos”, eleições “livres” e “direitos humanos” para atacar o rumo soberano do povo cubano.

Ela afirmou durante a entrevista que Washington quer “ver mudanças fundamentais” em Cuba para poder avançar no diálogo iniciado com a administração do atual presidente americano, Barack Obama.

“Deixamos claro que não poderíamos fazer muito mais quanto a negociar com Cuba, a menos que Cuba mude. Os presos políticos devem ser libertados, deve haver eleições livres e justas”, disse a secretária.

Cuba certamente agradece, mas recusa as boas intenções — das quais o inferno está cheio — do furacão Clinton.

Com agências

 

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em América Latina, Cuba, Estados Unidos e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s