Equador repudia denúncia colombiana contra Rafael Correa

O governo do Equador rejeitou nesta terça-feira (7) a denúncia de advogados colombianos contra o presidente do país, Rafael Correa, que foi acusado de manter supostas relações com a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Em um comunicado, o chanceler Fander Falconi declarou que o governo equatoriano “rejeita a ação dos advogados colombianos” e ressaltou que o “Equador é um país de paz, que respeita os direitos humanos e firmemente comprometido com a solução pacífica de controvérsias e com o Direito Internacional”.  

Falconi destacou ainda que sua nação “jamais agrediu” a Colômbia, que em março de 2008 promoveu uma chacina em território equatoriano que deixou 26 mortos.

O chanceler expressou que o “Equador tem sofrido múltiplas agressões por parte do governo colombiano e de grupos irregulares, que entre eles têm se enfrentado com inusitada violência durante anos”.

“Essa iniciativa, valendo-se de um recurso judicial, só aumentará as diferenças políticas entre os dois países”, destacou o diplomata.

Sobre a decisão de um juiz equatoriano que ordenou a prisão preventiva do ex-ministro da Defesa da Colômbia Juan Manuel Santos, acusado de ter sido o mentor intelectual da chacina, o chanceler declarou que o governo “não interfere nas outras funções do Estado e tão pouco em um processo de investigação”.

Falconi falou que a ordem de detenção contra o ex-ministro faz parte de um processo legítimo que cumpre todos os requisitos constitucionais e legais.

Com agências

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em América Latina, Equador e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s