G-8 e G-5 pretendem concluir Rodada de Doha em 2010

Os líderes do G-8 e do G-5 – formado por Brasil, Índia, China, México e África do Sul – vão acertar durante uma cúpula na quinta-feira uma conclusão da Rodada de Doha de negociações comerciais mundiais para 2010, segundo comunicado preliminar ao qual a Reuters teve acesso.

“Os líderes se comprometeram a chegar a uma conclusão desejada e equilibrada para a Rodada de Doha em 2010, compatível com seu mandato, a partir do progresso já alcançado nas modalidades”, informou o documento prévio preparado para a reunião de quinta-feira do grupo.

As negociações de Doha estão congeladas desde que uma reunião de ministros em julho do ano passado não conseguiu chegar a um acordo preliminar, ainda que Pascal Lamy, diretor geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) tenha dito que 80% do acordo foram completados.

Um outro comunicado prévio a ser divulgado na quarta-feira pelo grupo dos oito países mais industrializados (G-8) — Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Itália, Japão, Rússia e Canadá — vai trazer o compromisso de se concluir as negociações o mais rápido possível.

Mas o documento não determina uma data para a conclusão do acordo para impulsionar a retraída atividade comercial mundial que enfrenta o pior declínio econômico desde a Segunda Guerra.

Com agências

 

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em Crise financeira, economia e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s