Aumento real para aposentados e o fator previdenciário

Reportagem de Geralda Doca na edição desta quarta-feira do jornal Globo diz que governo planeja conceder reajuste acima da inflação, em 2010, para aposentados e pensionistas do INSS que recebem benefícios maiores do que o salário mínimo.

O aumento para esse grupo de segurados, até então restrito à reposição do poder de compra, poderá chegar a 2,5 pontos percentuais acima da inflação e está sendo usado como moeda de troca nas negociações com as centrais sindicais e líderes partidários para evitar o fim do fator previdenciário.

Para 2011, seria instituída uma mesa de negociação com representantes dos centrais sindicais, aposentados e governo, com o propósito de discutir critérios fixos de reajustes para o segmento.

A estimativa é que esse aumento real custará ao governo cerca de R$ 3 bilhões por ano.

A intenção, segundo a matéria, é evitar desgaste político, caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja obrigado a vetar a extinção do fator previdenciário, regra usada no cálculo do benefício que considera tempo de contribuição, idade e expectativa de vida, e que é contestada pelos sindicatos.

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em mídia, sindicalismo, trabalhadores e marcado , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Aumento real para aposentados e o fator previdenciário

  1. Socorro Grangeiro disse:

    Eu quero saber se uma pessoa trabalha como pedreiro
    quando tem serviço e trabalha na roça tambem esse trabalhador nunca pago nenhum direito ele pode se apusentar? e se ele começa agora a paga o sindicato dos trabalhadores rurais aos 58 anos ele pode ter direito a se apusentar quando comprletar a idade? Eu gostaria que essa resposta viesse pelo meu E-Maail , se possivel.
    Agradece Socorro Grangeiro funcuionaria publica
    e já tenho 53 de idade e 29 de serviço ok

  2. Estou aposentado desde 1999. No inicio da minha aposentadoria eu recebia mais de cinco salarios minimos. Hoje eu recebo um pouco mais de trez salarios minimos . Sera que existe uma explicaçao para isso? Josias de frança.

  3. pergunto aos idealizadores das famosas pesquisas feitas sobre a espectativa de vida dos brasileiros. quais são os critérios usados para tal procedimento? quais as categorias? vocês tem alguma noção de como é trabalhar em idústrias que manipulam com substâncias químicas/vasos de pressão? certamente não é parecido com as confortáveis salas dos gabinetes que que são instaladas para nossos pilíticos. os salários e planos de saúde será que são iguais?…

  4. Antonio Alvares disse:

    Caso a CPI da Petrobras, a exemplo da descoberta do” PRE-SAL”, venha a descobrir algum “PRE-LAMA”, aí é que eu quero ver o governo tentar impedir a criação da CPI da Previdência, afim de se saber o motivo da choradeira de não ter dinheiro suficiente para dar rejuste com um índice unificado e justo para todos os aposentados do Brasil!

  5. zizo disse:

    dinheiro pra dar pro o f.m.i ,este pessimo governo tem ( PRA NOIS APOSENTADOS QUE GANHAMOS ACIMA QUE 1 SALARIO ) ,pra dar um aumento real ,eles diz que não tem,isto é uma vergonha .

  6. Rene Luiz Hirschmann disse:

    Esses caras acham que aposentado não pensa, não lê e não vota, falam que o aumento real custará 3 bilhões por ano se, só a bolsa ditadura
    tem um custo de 4 bilhões por ano, e o senado mais caro do mundo nem se fala, eu trabalhei 40 anos, fui recruta em 1964, correndo o mesmo risco de vida que qualquer pessoa do movimento dos Palmares, sim e dai, quero receber o que é justo, iniciei contribuíndo sobre 20 minimos e agora, foram mudando as regras e se autobeneficiando com isso, porque o que não nos pagam, é direcionado para eles(políticos e empresários desonestos).

  7. Antonio Adelino Pina Furtado disse:

    Fiquei assistindo a TV senado e concomitantemente a transmissão da sessão da Câmara dos deputados nesta data (08/07/2009), senhores aposentados nós fomos mais uma vêz enganados por essa corja que prometeram votar “aqueles 16,67%, vocês ainda se lembram). Pelo amor de Deus o Sr. Michel Temer em conjunto com o senador Sarney prometeram dar um fim nessa agonia e infelizmente mais uma vêz nem sequer tocaram no assunto. Aonde anda o nosso defensor senador Paulo Paim que não se manifestou na tribuna, cade o senador Mario Couto que sempre brigou por nós os sempre injustiçados aposentados, cade o deputado federal Arnaldo Faria de Sá que sempre veio com o discurso no sentido de que os aposentados que recebem acima de um salário mínimo neste ano de 2009 teriam suas aposentadorias recompostas e as diferenças atrasadas seriam pagas pelo menos em cinco anos. Deus nos proteja desses parasitas que na época das eleições batem nas nossas costas e prometem aquilo que nós já sabemos que nunca vão cumprir.

  8. edgard finzi disse:

    Eu me aposentei em 1992 com 7,5 salários minimos, hoje tenho 2,5 , isto é roubar o aposentado que pagou para ter uma aposentadoria mais digna. Além disso trabalhei por mais dez anos contribuindo, onde está o cálculo dos anos trabalhados a mais? deputados, senadores , ladrões se aposentam com 8 anos. Isto é uma vergonha.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s