PR é o primeiro Estado a contar com Agência Virtual do Trabalhador

Uma nova ferramenta começa a facilitar a busca por empregos no Paraná.

A Agência Virtual do Trabalhador, criada pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social, em parceria com a Companhia Paranaense de Informática (Celepar), permite que os usuários façam cadastro via internet, realizem alterações nos currículos e autoencaminhamento para vagas disponíveis.

O sistema está em fase de instalação e, por enquanto, atende aos trabalhadores com nível médio ou superior. Os empregadores também serão beneficiados.

Com uma senha de acesso, eles podem analisar os perfis profissionais, convocar trabalhadores, agendar entrevistas, oferecer e alterar vagas de trabalho.

Todo o processo é gratuito e poderá ser acessado de qualquer computador.

Este tipo de atendimento virtual é único no Brasil e, segundo o secretário Nelson Garcia, vai deixar mais rápidos os serviços das 245 Agências e Postos do Trabalhador em todo o Estado.

“Os empresários e candidatos terão mais comodidade. Além disso, diminuiremos as filas e o tempo de espera para aqueles trabalhadores que não podem usar a nova ferramenta”, explica ele.

Quem não tem acesso à internet pode usar os telecentros, que ficam dentro das Agências e são gratuitos para o público, ou os terminais de auto-atendimento.

“Os usuários contam ainda com o serviço de envio de mensagens SMS, que anuncia vagas disponíveis pelo telefone celular”, lembra Garcia.

A coordenadora de Intermediação de Mão-de-Obra na Secretaria, Angela Carstens, conta que estas facilidades fizeram do software Simo internet, desenvolvido e usado no Paraná, modelo nacional.

“Nosso sistema alia interatividade e modernidade. O Ministério do Trabalho já nos visitou para conhecer melhor nossos serviços e diversos Estados solicitam troca de informações e experiências neste sentido”, revela.

Nesta primeira fase, as vagas disponíveis para autoatendimento são de nível médio, superior e especialização.

Para efetuar o cadastro, o usuário deve acessar o acessar o site http://www.setp.pr.gov.br , clicar no link Agência do Trabalhador e, no menu da página, em Agência Virtual.

Quem tiver dificuldades pode ler o Manual do Usuário, disponível no mesmo endereço. Uma equipe especial vai dar prioridade para análise e validação dos cadastros dos trabalhadores e das vagas abertas pelos empregadores.

A informação é da Agência Estadual de Notícias

 

Anúncios

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em sindicalismo, trabalhadores e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s