Previdência e Pré-Sal

Por Paulo César Régis de Souza, presidente da ANASPS, no Diário do Nordeste

A Previdência Social pública em seus 86 anos foi alvo de múltiplas ações de desmonte, tendo os vários governos utilizado seus recursos, que são dos trabalhadores para várias obras, como CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), Brasília, Belém-Brasília, Itaipu, Transamazônica, Ponte Rio-Niterói etc, etc, etc. Nenhuma como se vê com a finalidade de melhorar os benefícios pelos quais os trabalhadores pagaram por 35 anos para uma aposentadoria decente. O RGPS (Regime Geral de Previdência Social) brasileiro, por não ser de capitalização, mas de repartição simples, foi mal interpretado pelos governos que sacaram a fundo perdido sobre o patrimônio do trabalhador, dilapidando-o.

Bem, agora, está na hora da retribuição, por parte dos governantes, está na hora de reajustar com a justiça devida as aposentadorias e pensões, está na hora de acabar com o fator previdenciário, está na hora de devolver a dignidade aos nossos aposentados, está na hora de devolver a esperança aos atuais 36,4 milhões de contribuintes (futuros aposentados), está na hora de acabar com o falso déficit, amplamente atenuado pelos recursos da Seguridade Social (Cofins – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social e CLSS – Contribuição Social sobre Lucro Líquido) e que poderá desaparecer de vez através da criação de um fundo previdenciário com parte dos recursos do pré-sal.

O ministro da Previdência Social, deputado José Pimentel, está propondo ao presidente Lula que uma parcela dos recursos gerados pelo petróleo extraído no pré-sal sejam destinados ao financiamento da inclusão previdenciária aos trabalhadores rurais, autônomos e microempresários.

A proposta do ministro José Pimentel teve acolhida do presidente Lula e da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, que inicialmente pensaram direcionar os recursos do pré-sal para a educação. Lula e Dilma admitiram, todavia, que seria possível a criação de um fundo previdenciário com parte dos recursos do pré-sal. Os atuais e os futuros segurados da Previdência Social agradecem.

Anúncios

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em economia, trabalhadores e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Previdência e Pré-Sal

  1. SEBASTIÃO MORETTI FILHO disse:

    Amigo Oswvaldo Bertolino.
    Prá mim você está fazendo a diferença como Jornalista e dando um ótimo exemplo. Venho observando a muito tempo que muitos jornalistas ao formalizarem suas perguntas aos políticos, principalmente aos da base aliada do governo, já dão o peixe frito, prontinho só prá comer. Por exemplo esse PL. que acaba com o fator previdenciário mesmo, tenho obsservado que muitos jornalistas questionam assim “Oque o Senhor deputado ou ministro acha deste polêmico projeto tal? Será que não atrapalhará a economia, os investimentos aqui no Brasil?”. A pergunta já vem recheada de opiniões, colocando aquele terrorismo ao público ouvinte. E daí é só o político comer o peixe. Está com mais da metade do caminho feito. Pô!!! Polêmico porque? Muito, mas muito mesmo poucos perguntam assim. “Nobre Deputado o PL tal vem fazer justiça aos aposentados, será que não merecem resolver esta polêmica situação dos aposentados? Que a muitos anos vem pedindo, implorando, e a situação de fato é polêmica, será que não seria este o momento de resolve-la?”. Infelizmente, meu caro amigo é triste a situação!!! No passado as coisas eram muito diferente. Hoje as palavras dos jornalistas são atreladas às dos discursos do governo. Mas você está de parabéns. E você nos trouxe uma boa notícia que poucos comentam, que é esta, a do pré-sal. E porque não? Se no passado tiraram tantos recursos para outras finalidades e agora seria mais que justo repor. Afinal o Brasil é prá quem? Olha!! Quem sabe não seria mesmo a hora de sepultar de vez este FAMIGERADO FATOR PREVIDENCIÁRIO. Louvo a ideia do Ministro, pelo menos pela primeira vez!!! Daí pelo menos o nosso governo não alegaria mais que não tem dinheiro. É que somos carentes de boas notícias!!! Muito obrigado pela boa nova! Continue assim e desejo muito sucesso!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s