Lula dirá que G-8 é ultrapassado e limitado diante da crise

Diante das turbulências econômicas mundiais provocadas por países desenvolvidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva classifica que o G8 (grupo das sete economias mais ricas do mundo mais a Rússia) está “ultrapassado” e não é mais capaz de tomar decisões de interesse global.

O alerta do presidente será feito na próxima quarta-feira durante a 35ª cúpula do G-8, na cidade italiana de L’Aquila.

“O presidente considera que o fórum do G8 passa por momento de redefinição de seu papel, na medida em que o G-20 financeiro ocupou espaço importante no tratamento dos temas da governança global. G8- e G-5 são fórmulas pré-crise, e a crise mostrou a necessidade de que se evolua no caminho de novos instrumentos”, explicou o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach.

“Um foro das economias mais prósperas é pouco representativo da realidade atual e seus resultados terão necessariamente o alcance limitado. Não se pode, portanto, pensar em enfrentamento dos novos problemas mundiais sem a presença permanente e atuante de países como o Brasil e China, por exemplo”, disse Baumbach.

Apontado como um dos líderes da nova governança global, o Brasil defenderá, na primeira reunião da elite financeira mundial após o estouro da crise econômica, “a importância de que as medidas anticíclicas de proteção social, os programas de transferência de renda, de recuperação financeira e de reforço da infraestrutura não sejam privilégio de poucos países”.

“Os países em desenvolvimento são os que mais necessitam dos efeitos benéficos daquelas medidas e precisam contar com o auxílio das economias mais ricas. No que tange ao tema da segurança alimentar, o presidente recordará que os mais pobres têm sido os mais afetados pela atual situação econômica, que gerou acréscimo de 10% no contingente de pessoas que passam fome no mundo”, ressaltou o porta-voz.

Com agências

 

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em Crise financeira e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s