Itaipu: presidente paraguaio anuncia acordo de cogestão plena

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, anunciou a obtenção de um acordo de cogestão plena na direção da hidrelétrica binacional de Itaipu, na fronteira com o Brasil, dentro das reivindicações de seu governo em relação à usina.

Lugo disse em entrevista que esse acordo representa “um princípio de igualdade de direitos e obrigações que rege a gestão das direções: geral, técnica, financeira, administrativa, jurídica e de coordenação”.

O presidente paraguaio acrescentou que, ao mesmo tempo, terá início uma obra de retenção de energia, já que todo o excedente gerado pelo Paraguai e não utilizado em seu território vinha diretamente para o Brasil.

“Com esta obra, também se dá um passo importante no controle da energia produzida tanto para paraguaios, quanto para brasileiros”, disse. Segundo Lugo, “o Paraguai é o maior exportador de energia da região e, muitas vezes no verão, temos que lamentar cortes que não são compreensíveis em um país produtor de energia em grande quantidade e qualidade”.

Na quarta-feira, o presidente paraguaio informou que a Controladoria-Geral paraguaia terá acesso ao arquivo e ao histórico financeiro da hidroelétrica, tema que foi abordado por Lugo e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante as reuniões que ambos tiveram em Brasília nos dias 7 e 8 de maio.

Os dois chefes de Estado terão um novo encontro para prosseguir com as negociações em torno de Itaipu, o qual pode coincidir com a Cúpula do Mercosul, que será realizada em Assunção nos próximos dias 23 e 24.

Com agências

 

Anúncios

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em América Latina, economia e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s