Fim do fator previdenciário e reajuste da aposentadoria ficam para agosto

Segundo o blog do Senador Paulo Paim existe a possibilidade do projeto voltar a ser discutido e votado em agosto, junto com o reajuste da aposentadoria. 

“Sei da indignação e da angústia de todos os trabalhadores, aposentados e pensionistas que estão à espera das votações que ocorrerão na Câmara. Sei também que há muitos que já jogaram a toalha. Porém, quero adiantar que, apesar de todos os indícios apontarem que não haverá solução, não me dou por vencido. Já estive em outras batalhas, as quais muitos julgavam perdidas e, no final, obtivemos vitória. Ontem o líder do governo na Câmara (deputado Henrique Fontana) afirmou que na primeira quinzena de agosto o governo irá apresentar uma proposta concreta sobre os projetos que determinam o fim do fator previdenciário e o reajuste dos aposentados e pensionistas. Foi a primeira vez que ouvimos que haverá realmente uma proposta. Precisamos manter a tranqüilidade e o equilíbrio. Ficou acordado que, não havendo entendimento sobre essas matérias, os projetos irão à votação ainda no mês de agosto. Na próxima terça, dia 7, às 10 horas, teremos nova reunião”.

No próximo dia 13 de julho, às 9hs, haverá uma Audiência Pública da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos sobre o Fator Previdenciário, no Plenarinho da Assembléia Legislativa do RS.

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em Política, sindicalismo, trabalhadores e marcado , , . Guardar link permanente.

47 respostas para Fim do fator previdenciário e reajuste da aposentadoria ficam para agosto

  1. Vanderlei Pereira disse:

    Já esta na hora acabar com essa palhaçada e votar por dfefinitivo para derrubar este fator previdenciário, cujo qual lesa todos os trabalhadores que por sua vez já cumpriu com seu tempo de contribuição e não tem direito de gozar da sua tão esperada e digna aposentadoria para assim dar uma qualidade de vida melhor para seus familiares. Só para lembrar, porque somente os POLÍTICOS TEM ESTE DIREITO DE APOSENTADORIA ESPECIAL E CADA 2 MANDATOS APENAS, NÃO É UMA VERGONHA???? PROTESTO!!!!!

  2. Ednaldo B. da Silva disse:

    Vamos se Unir Para
    que o Projeto do Senador PAIM – Seja Aprovado na Íntegra,Sem Alterar uma Virgula.Não Vamos Deixar o Presidente da República Traidor dos Trabalhadores e o Pepe Vargas Acabar com os Nossos Direitos de Cidadão.

  3. amarildo disse:

    queridos senadores e deputados sei que muitos de vocês não aqreditam em DEUS , não é possivel que quondo vocês encosta acabeça no travesseiro vocês não lembram de tantas pesoas que já não tem nem esperança de uma vida melhor. com certeza essas criaturas hoje consideradas inuteis por vocês votaram em vocês e certamente voltarão à votar em breve ,mas talveis isso não o preocupem porque não sabem quanta diferença faz um real a mais no bolço de quem passa fome, porem muitas veses escuto vocês falarem em DEUS , não esqueçam que um dia todos nós seremos julgados . como eu não posso julgar não sei se vocês estom certos ou errados,um abraço e fiquem com DEUS.

  4. Angela AFe disse:

    EStou indgnada com estes politicos, precisamos dá um bastas neles nas urnas. Qunado uns argumentam nossos direitos, outros querem nos sugarem. Quremos o fim do fator previdenciário para podemos sentir no fim de carreira mais seguro e com saúde para gozar a aposentadoria.

  5. vando torres disse:

    esqueça, não irão aprovar nada, vão enrolar até o fim do mandato, o negócio é tirar, PT e PSDB

  6. Este “O outro lado da notícia” agora está só no endereço http://www.outroladodanoticia.com.br, com novo visual.

    Dê uma passada lá e deixe a sua opinião.

    Grande abraço.

  7. Duca disse:

    Não vamos culpar o presidente Lula. Ele já pegou um país estraçalhado. Vamos nos culpar também por estarmos votando nos mesmos políticos e em em seus descendentes. O presidente a muito tempo tenta ganhar eleição, porém só conseguiu agora.Quem conhece a história sabe, que o presidente não faz nada sem o aval do Congresso Nacional, que por sinal,tem a cultura da troca de favores. Se nos povo, não entendermos isto, que respaldo estaremos dando ao presidente. Os conflitos de hoje, são provocados por pessoas que estão na política a tempos. Lula, institucionalmente, chegou agora. Não tem como fazer milagres, se nos povo brasileiro não ajudar.
    Se ele hoje abraça o Sarney, Collor, entre outros, é porque nos permitimos, através do voto. Desde a década de 60, o clã esta no poder.
    A história nunca pode ser esquecida e nem estudada em fragmentos.

  8. Duca disse:

    Pelo que vejo a insastifação é geral em relação ao fator previdenciário e o absurdo da proposta do tempo de serviço e idade. Mesmo assim, parece que eles( políticos) não estão nem aí, pelo nosso clamor. Eles já perceberam que quem os aposenta é o povo.
    Quantos anos,eles estão na política, e ainda como se não bastasse, levam toda a família.
    Por que ainda votamos neles ,em seus descendentes e amigos. Quantos anos estes senhores(as) estão governando o país?
    Creio que antes de votar, temos saber da biografia do canditado e os partidos que eles pertencenram e pertencem.
    Fim do fator previdenciário urgente, e desta proposta da idade somada ao tempo de contribuição.
    Somos a maioria e se nos organizarmos, eles não terão tanta certeza que vão continuar com a matança do povo.
    Indignada com alguns políticos do meu país!
    O que temos é Deus e a nossa união!

  9. chega de falar em longevidade,eu também não aguento mas esta palhaçada no congresso sobre a votação do fim do fator previdenciário,acaba com isto logo de uma vez para debla bla bla e de enganar os que vão se aposentar agora ou sim ou não esta é a palavra mágica sim e não acaba logo de uma vez com esta agonia.Vilmar Dias Gonçalves Filho de Volta Redonda RJ.09/08/2009.

  10. josé claudio h. gimenes disse:

    Deputatos cambada de vagabundos

  11. jose celso dos santos disse:

    Estou sempre ligado nas noticias a respeito da queda do fator previdenciario, estou contando com a luta de todos voces pois isto e uma vergonha

  12. LUIZSOUZA disse:

    gostaria que este politicos deste nosso trabalhe como os operarios e recebesse um salario minimopor para passar ,tb este ministro pepe legal ,acha que ninguem da familia recebe salario minimo deveria receber,para ver como e duro passar, esta formula que p/ele qdo se aposentar este idiota.

  13. Duca disse:

    Estou ansiosa. Não aguento mais tamanho descredito. Trabalhamos a vida inteira, e na hora da aposentadoria, maior inferno.Alguns políticos matam mais que a Aids, gripe suína entre outras pestes . Fim do fator previdenciário.
    Nos permita aposentar em paz. Chega de tanto stresss…É a nossa vida que esta em suas mãos, por sinal, algumas mãos imundas.Falar em longetividade neste país, é falar em sofrimento, angustia. Existe a cadeia alimentar e o homem esta devorando a sua própria espécie. Neste caso sem guerras, mas através das leis que eles votam a favor. A favor de quem afinal? Pelo visto, não é a favor da vida.

  14. Ao congresso Nacional. Parabéns pela votação da queda do Fotor previdenciário, e como já disse antes os aposentados não são os culpados pelos déficit do INSS. e mesmo que faltassem o dinheiro, 1% do fundo do tesouro nacional o do royalt da petrobras cobriria e quando quebraram a constituição de 1980, deveriam ter agido rapido, pois o aposentado também dá lucro no comércio em qualquer setor e como já disse também, o governo que tirou nossos direitos deveria voltar para a universidade de administração antes de tomar esta atitude e agora mesmo um deputado federal da camara dos deputados provou que não damos prejuizo mesmo com a aprovação desta queda. A justiça finalmente neste pais, voltar as ap com RMI no inicio da aposentadoria. Jayme S Portella SNORMM

  15. Ao congresso Nacional. Parabéns pela votação da queda do Fotro previdenciário, e como já disse antes os aposentados não são os culpados pelos déficit do INSS. e mesmo que faltassem o dinheiro, 1% do fundo do tesouro nacional o do royalt da petrobras cobriria e quando quebrabram a constituição de 1880, deveriam ter agido rapido, pois o aposentado também dá lucro no comércio em qualquer setor e como já disse também, o governo que tirou nossos direitos deveria voltar para a universidade de administração antes de tomar esta atitude e agora mesmo um deputado federal da camara dos deputados provou que não damos prejuizo mesmo com a aprovação desta queda. A justiça finalmente neste pais. Jayme S Portella SNORMM

  16. migbelt disse:

    O salário de aposentadoria deveria ter um teto para todos. Se é 3.218,90 para o trabalhador braçal, que seja esse mesmo salário do funcionalismo e dos políticos. E os políticos para se aposentarem deveriam comprir tambem o fator 85/95 que seria 35 anos de contribuição previdenciaria e 60 anos de idade. Sendo assim teríamos tanto dinheiro sobrando na Previdência e seria ótimo para toda a nação.
    Liomar

  17. Jose Vitorio disse:

    Ta vendo aquele edificio moço, ajudei a levantar. Ta vendo aquela escola moço, ajudei a levantar. Ta vendo aquela igraja moço ajudei a levantar. Ta vendo moço o que o PT , PMDB etc e tal ta fazendo com os aposentados?
    Daremos a resposta nas urnas (lembrem de todos esses elementos)

  18. claudio uchoa disse:

    esse pepe esta maluco, 85/95 deve ser usado apenas para jogar no bicho , e olha lá.

  19. VITOR HUGO disse:

    Faço uma proposta ao nobre dep. PEPE, mantenha o controvertido 85/95, mas mantenha a ESTABILIDADE NO EMPREGO INTOCAVEL , nas empresas a partir de uma “certa ” idade ,dê para elas incentivos fiscais E insenções para os trabalhadores , ai sim poderemos cumprir ,se não morremos antes de cumprir esta formula.QUEM FOI QUE DISSE QUE A EXPECTATIVA DE VIDA DOS BRASILEIROS ESTA AUMENTANDO? O IBGE,? SERA QUE ELE ANDA FAZENDO PESQUISAS SO EM BRASILIA E NAS DUAS CASAS, POIS NÓS TRABALHADORES JA ESTAMOS EXAUSTOS HA MUITO TEMPO.
    VENHA TRABALHAR AQUI NOS RINCÕES DA AMAZONIA E VER O QUE É BOM! SERA QUE AS EMPRESAS QUEREM SER DEPOSITARIAS DE VELHOS? NUM PAIS ONDE AOS 40 JA SOMOS CHAMADOS DE VELHOS….. PT NUNCA MAIS , DILMA SE CUIDE , PARA FICAR DO JEITO QUE ESTA QUE VENHA FHC , JS, RC, PM, JSERRA, ETC ETC ETC . NOBRE SENADOR PAULO PAIM CONTINUE COM A SUA HONROSA LUTA , AFINAL AS CENTRAIS SINDICAIS ?DE QUE LADO ESTÃO, QUE CUT É ESTA……….

  20. roberto disse:

    TODOS APOSENTADOS VAMOS VOTAR NAS PROXIMAS ELEIÇOES VAMOS MOSTRAR QUE TEMOS MUITA FORÇA TIRANDO OS TRAIDORES DO PODER

    • José Ricardo disse:

      SINTO VERGONHA DE UM PAÍS QUE TRATA ASSIM SEUS APOSENTADOS E PERMITEM TANTA MORDOMIA PARA A CLASSE POLÍTICA. AUXILIO MORADIA, SALARIO DA ATIVA NA APOSENTADORIA, SE BEM QUE NÃO CONHEÇO POLITICO APOSENTADO, NINGUEM QUER LARGAR O OSSO, NÃO É MESMO? FIM DO FATOR DO FHC JÁ!!!!

  21. Eliza disse:

    A luta não pode ser só dos aposentados, nunca se viu tanto desrespeito aos direitos dos aposentados,essa corja tem que deixar o governo.
    Fomos enganados e traidos ,eles vão adiando,adiando,não estão interessados em resolver nada.
    Estão confiscando as nossas aposentadorias,que a cada ano que passa está menor.
    Que Deus nos ajude e faça justiça.

  22. pedro braz brandi disse:
  23. pedro braz brandi disse:

    Aposentáveis, aposentados e pencionistas, vamos fazer uma corrente, trocando e-mails e mostrar p/ todos os cidadãos brasileiros brasileiros que um dia todos precisarão de se aposentar e que este dia chega muito rápito, mostrando a eles que governo é este, que de trabalhador não tem nada. Vamos troicar e-mail e repassá-los a todos nossos contados via internet, quem sabe algum partido pol[itico ou sindicatos resolvem organizar um abaixo assinado virtual para que possamos mostrar o quanto estamos indigninados? meu e-mail é bras_brandi@gmail.com

  24. MAURILIO disse:

    L uta a favor dos trabalhadores , pura Mentira !
    U m partido que se diz dos trabalhadores; o PT ?
    L á do céu Deus é testimunha destas mentiras .
    A bandonar os Trabalhadores é Pecado….!

    Amém !!! e que Deus de força p/ nos Trabalhadores ,ganhar está luta q/ é nosso Direito . “Obrigado a todos os partidos q/ é a favor dos trabalhadores e Aposentados !

  25. Comprovei 3 anos de doméstica de 1970 a 1973, mas não pude contar este periodo na aposentadoria porque o INSS apresentou uma conta enorme então perdi o direito de aposentadoria proporcional em 1998. Continuei trabalhando até julho de 2002 quando perdi meu emprego. Continuei contribuido até 2005 como desempregada, na hora de aposentar foi uma bencao, mas infelizmente com o fator previdenciario perdi quase R$1.000,00, pois sem esta formula teria direito a R$2.338, mas recebi somente R$1.399,00. O arrocho continuou, pois quando aposentei representava 4,8 salarios minimos, hoje 3,5. Uma pena recebermos tratamentos diferentes, pois os servidores publicos nao perdem o emprego, recebem o ultimo salario da ativa e tem a chamada paridade…..Fui muito prejudicada, pois a ditadura roubou a minha infancia comecei a trabalhar com 11 anos….hoje a democracia ameaca a minha velhice….mas tenho esperanca de mudancas porque sou crista e nao desisto nunca….a ideia 85/95 nao resolve o problema de milhares de brasileiros que comecaram a trabalhar precocemente.

  26. gilson de castro disse:

    Nas próxima eleilões anulemos o voto. Quem sabe a partir dai, essa corja de deputados e senadores, passem a nós respeitar…

  27. Antônio disse:

    se deixarem nas mãos do Deputado Pepe Vargas estamos fritos ele vai alegar que a retirda do fator previdenciário vai provocar um rombo na Previdena , quem está provocando um rombo na previdencia e os Senadoes e os deputados e o funcionalismo publico que não tem fator previdenciario e se aposentam com o mesmo salário da ativa

    • Cácia disse:

      Concordo com vc Antonio, funcionário público n perde emprego, e não perde seu salário na hora de aposentar, o governo devia arrumar emprego pra tdos assim nínguém ia reclamar…

  28. Jucelene disse:

    Muito me admira o nosso Presidente Lula, que já foi trabalhador, que antes de eleger-se Presidente, criticava o FHC, contra essas mesmas idéias. Bem feito a todos aqueles que ele enganou com mentiras, apenas para ganhar a eleição, me desculpem, mas bem feito mesmo a todos que acreditaram e votaram nele!

  29. Jucelene disse:

    Espero que os Deputados e o Presidente Lula, acabem com o Fator Previdenciário simplesmente, que não troquem seis por meia dúzia. Nos perguntamos, por que as regras de aposentadoria não são iguais também para Deputados, Senadores,etc…?É um bando de políticos, a maioria corruptos. Por que eles tem direito a aposentadoria c/8 anos/serviço?Essas mesmas pessoas querem “fator previdenciário” ou fator “85/95”? É uma vergonha!!!

  30. pedro disse:

    E dizem que a precvidência da prejuizo; tudo mentira, dá é um superávit, pois, o que causa prejuizo é a previdência rural, que na verdade não deveria ser previdência e sim assisteência social. O lula fica fazendo gracinha com o dinehro destinado às aposentadorias e depois, nòs que pagamos por anos por um direito, somos roubados. PT nunca mais; próximas eleições vou pensar muito. Se tivesse apoio e companhia iria p/ as ruas lutar como fazem os franceses. Somos muito bunda mole mesmo.rsrsrs

    • Viviane Santos disse:

      Estou com vc Pedro. Eu seria uma das que iria para as ruas lutar pelos direitos que a cada dia roubam mais dos trabalhadores e agora aposentados! Mas parece que hj em dia ninguem tem mais vontade e coragem para nada.

  31. Osmar Luis Gajardo de Sousa disse:

    Uma nova classe está surgindo, a dos Desaposentados (aposentadoria só após o falecimento), para garantir os direitos adquiridos dos Sarneysistas (a familia dele tem que se aposentar antes dos 40 anos de idade, para poderem aproveitar bem as mordomias), e agora dos Lulistas (o FMI precisa de dinheiro barato)…. Até quando Desaposentados vamos ter que aguentar esta corja… Temos que iniciar uma caminhada em direção a Brasilia Já…

  32. fatormentodoaposento disse:

    A gosto das “otoridades” (des)compromissadas com a “justa causa” da categoria dos aposentados e pensionistas do RGPS, como se tívessemos todo o tempo do mundo para esperar, esperar, esperar… indefinidamente, perpetuamente, infinitamente!…

  33. Ednaldo B. da Silva disse:

    Fim do Fator Previdenciário – Sim.Mas do Jeito
    Que o Pepe Vargas ( relator ) – NÃOOOOO. Eu
    Entendo Como Retrocesso,a Mudança do Projeto,Proposto Pelo Relator Vargas,Pois é Absurdo a Somatória do Tempo Trabalhado Mais a Idade,Ter que Ser Igual a 95 ANOS.
    o FHC,Matou o Trabalhador o Vargas e o Lula,
    Vão Jogar a Terra.E Eu que Sou Petista,Estou
    Decepcionado…..Ou Fica Como Foi aprovado
    Inicialmente no Senado,Completou 35 Anos Trabalhados,Um Abraço.Ou Deixa Como Está…

  34. Lucia Souza disse:

    É realmente nós os trabalhadores, somos simplismente ignorados pela maioria do nossos politicos que elegemos, a falta de consioderação é demais, trabalhamos a vida toda p/quando chegarmos na aposentadoria passar por isto. O Fator Previdenciario é uma vergonha tem que acabar urgente e não ser prolongado como esta acontecendo..

  35. rITA disse:

    Meu Deus!!!! pensar que votei por 2 vezes no Lula e brigava c unhas e dentes pelo PT….sou professora..PT ?nunca maissssssssss

  36. Osmar Luis Gajardo de Sousa disse:

    É inacreditável que os trabalhadores que iniciaram a trabalhar jovens e após 35 anos de contribuição não tenham seus direitos respeitados. Neste intervalo de 35 anos já mudaram regras à revelia, e agora que o Nobre Senador Petista Paulo Paim (acredito que é o único fiel Petista ético) quer corrigir injustiças passadas, fica de mãos atadas, mesmo tem o Partido no Governo (LULA), o relator Pepe Legal Vargas (Legal pra ele e pra família que viaja degraça para Brasilia) venham apresentando impecilhos (Fator 95/85) e toda a corja de políticos que vam empurrando com a barriga a simples votação de um Projeto Simples e Justo do Senador Paim. Se o LULA quer vetar que vete e se mostre sorridente e falso ao povo que o elegeu. Adiar…. Adiar… Adiar (foi jan, fev, mar, abr, maio, junho, julho e Agora Agosto, que vergonha). Vergonha dos políticos que temos e elegemos, 2010 está aí. Dilma não, é continuismo demagico puro e simples. Que seja Paulo Paim o nosso Presidente!!!!!

  37. Zig disse:

    Porque o Lula?
    Porque o PT?
    Quem fez esse descalabro foi o PSDB do Fernando Henrique, a mando do PFL (DEM).
    E muito cuidado! Eles estão voltando para terminar o serviço.

  38. sampaio disse:

    Não é facil acreditar que o lula tenha coragem
    de abandonar a classe que um dia ele fez parte
    e que lutou tanto em pró, e hj nos decepcionen.
    tanto credito damos a ele pra nada! Olha se a
    previdencia não tem dinheiro, será que a midia
    esta mentindo quando divulga tantos escandalos
    no seu governo! estamos aguardando a cpi da petrobrás e etc…

  39. Maria disse:

    É um absurdo a falta de consideração do governo com os seres que trabalham e pagam de acordo com as regras. Por isso em nosso País temos muitos infratores.
    Nós aposentados que estamos no prejuízo precisamos protestar e deixar de votar nas próximas eleições!

  40. Jose Garcia disse:

    Gente! Acordem!
    Só há uma forma de resolver essa questão: Lembrem-se das eleições do próximo ano é uma boa oportunidade de começarmos a limpeza nas lixeiras.

  41. tony alves disse:

    que absurdo. era julho agora é agosto.falta de respeito e consideraçao com quem precisa se aposentar,2010 esta ai .gente vamos dar um basta.fora o pt e toda sua corjaMEU DEUS AJUDAI-NOS PRECISAMOS DE TI depois de morrer nao precisa mais aposentadoria

  42. Sílvio disse:

    Quando iniciamos a vida trabalhando o contrato era para a previdência por 35 anos e se aposentar. De repente tudo muda para prejudicar os trabalhadores. O Governo dos trabalhadores não respeita quem trabalhou para que eles estivessem no poder. E assim fazer justiça! Não estamos pedido favor respeitem nossos direitos.

  43. Tomara que este Lula suma de vez da presidencia,e entre alguem que nos respeite.Se recebemos é porque pagamos para isso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s