Alemães do Leste preferem RDA

A maioria dos alemães de Leste continua a preferir o regime socialista da RDA à nova ordem capitalista instaurada a partir de 9 de novembro de 1989, com a simbólica demolição do muro de Berlim.

Segundo uma pesquisa do Instituto Emnid, publicada na sexta-feira, 26, no jornal Berliner Zeitung, a maioria dos inquiridos considera que a antiga República Democrática Alemã (RDA) tinha “mais aspectos positivos que negativos”.

Num universo de 1208 pessoas, 49% dos inquiridos no Leste do país responderam que “havia alguns problemas, mas globalmente vivíamos bem”.

Se juntarmos os oito por cento que responderam que “na RDA havia sobretudo aspectos positivos e que vivíamos felizes e melhor do que na Alemanha reunificada de hoje”, concluímos que, passados 20 anos de anexação, 57% da população da ex-RDA continua defendendo o socialismo.

O governo alemão tentou desvalorizar as conclusões da pesquisa, dando a entender que tudo se resume a um problema de informação.

Wolfgang Tiefensee, delegado do governo federal para a reconstrução do Leste alemão, afirmou que os resultados “provam que tem de se continuar a falar sobre a história da RDA”.

Tiefensee propôs então que as escolas falem mais do cotidiano que existia na Alemanha de Leste e da chamada “revolução pacífica” de 1989/1990.

Por outras palavras, este responsável considera que é preciso insistir na propaganda para se poder apagar a memória de um povo.

Talvez tenha razão, mas será preciso esperar mais algum tempo, pelo menos enquanto se mantiverem as atuais condições de vida que não resistem a uma mera comparação com as existentes há 20 anos.

De fato, a “modernização” capitalista da RDA redundou numa das maiores taxas de desemprego da Europa (13,2%), quase o dobro da registrada nos Estados de Oeste.

E com o agravamento da crise, a situação social não tende a melhorar.

A informação é do jornal Avante!

 

Sobre Osvaldo Bertolino

Jornalista, natural de Maringá — Noroeste do Paraná.
Esse post foi publicado em Europa, Maringá e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s