Para Paim, fator previdenciário acaba neste ano

Autor do projeto de lei que acaba com o fator previdenciário , o senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou que a matéria pode ser aprovada ainda este ano.

Já aprovada no Senado, a proposta tramita atualmente na Câmara dos Deputados. Paim informou que já se encontrou com o presidente da Câmara, Michel Temer, e o relator do texto naquela Casa, deputado federal Pepe Vargas (PT-RS), para tratar do assunto.

“É grande a possibilidade acabarmos com o fator previdenciário este ano”, comemorou.

Esse dispositivo é utilizado no cálculo das aposentadorias — e considera, entre outros itens, a expectativa de vida do beneficiário.

Paim argumenta que, por causa do fator previdenciário, o trabalhador perde até 40% de seus rendimentos no ato da aposentadoria.

“Peço, a quem está para encaminhar sua aposentadoria, que espere um pouco mais. Vamos derrubar o fator”, declarou ele.

O senador também defendeu a derrubada, pelo Congresso Nacional, do veto presidencial a emenda de sua autoria à Medida Provisória (MP) 288, de 2006.

Essa emenda estende o reajuste de 16,67% – concedido naquele ano ao salário mínimo — a todas as pensões e aposentadorias.

Vários senadores, além do próprio Paim, defendem a derrubada desse veto.

As informações são da Agência Senado

About these ads

329 Respostas para “Para Paim, fator previdenciário acaba neste ano

  1. RAAAAAAAA O APOSENTADO ESTA RECEBENDO O QUE MERECE VOTARAM EM PESO NO ENGANADOR PT QUE TEM MUITO PAPO MAIOR DO QUE O PERU E ASSIM NOS APOSENTADOS VAMOS MORRENDO NAS FILAS DOS HOSPITAIS NA ESPERANÇA DE SER ATENDIDOS E O RECEBEMOS NAO DA PARA COMPRAR SE QUE COMPRAR UM ENVELOPE DE DIPIRONA QUE VERGONHA E BRASIL MAL ADMINISTRADO POR POLITICOS QUE NOS ENGANAM NA HORA DAS ELEIÇOES COMO O PT DE LULA FAZIA TANTAS CRITICAS NAS SUAS CANPANHAS E QUANDO ESTAVA NAS SUAS MAOS DE ACABAR COM FATOR PREVIDENCIARIO POIS PASSOU NO SENADO E CAMARA DOS DEPUTADOS O MESMO VIROU AS COSTAS PARA NOS E VETOU O FIM DO FATOR NOS APOSENTADOS MORTOS E ENTERRADOS SEM CHORO E SEM VELAS

  2. E’ INACRETITAVEL O QUE ESTAMOS ASSISTINDO, DO PRESIDENTE LULA ,TAMANHO DESCASO, COM RELAÇAO AOS APOSENTADOS. OS MAUS POLITICOS PARA CONQUISTAR UM CARGO NO PODER, FAZEM MIL PROMESSAS, POREM NAO AS CUMPRE. ENTRETANTO, DIANTE DO CLAMOR DOS APOSENTADOS QUE O ELEGEU A 7 ANOS ATRAZ, ACREDITO QUE NAO TERA’ A CORAGEM DE COMETER TAMANHA TRAIRAGEM , MESMO PORQUE ELE DESEJA ELEGER SUA SUCESSORA, PARA VINGAR SEUS PROJETOS . CASO NEGAR AJUDAR QUEM O AJUDOU , IRA MANCHAR SUA IMAGEM A NIVEL INTERNACIONAL, POIS O MUNDO INTEIRO JA O CONHECE E MUITO BEM, ENTAO COMETA MAIS UM ATO CHIC AJUDANDO OS APOSENTADOS , FECHANDO COM CHAVE DE OURO A SUA PASSAGEM NA PRESIDENCIA DA REPUBLICA

  3. Raymundo Antonio Tavares Cavalcante

    Veja voces o que está acontecendo comigo: Aposentado ná epoca com 5,5 salários mínimos, atualmente recebendo 2 e mais um pouco, doente com 72 anos de idade, operado de catarata de um olho e precisando operar o outro, pelo SUS evidentemente, pois não teria condições para pagar. Tive que tomar um emprestímo para cobrir as despesas com as medicações prescritas pelo Cirurgião, que não são baratas, bem como o oculos . Procurei a Defensoria do Idoso e foi-me informado que o SUS não cobria das despesas. Vou ter que operar o outro olho e ter que comprar toda medicação novamente. Lí que a Prefeitura de alguns Estados, promoveu campanhas da catarata, fornecendo os colirios que são muitos edmnúmero de seis e mais o oculos de grau. Pergunto: o que fazer diante de tal situação? A quem recorrer? Minha revolta e tão grande que já estou ficandomais doente com tanta insensibilidade desses políticos ” merdas”, roubando o nosso dinheiro, tirando o alimento da boca do pobre e enriquecendo seus amigos e familiares, Absurdo não ´mesmo? Mas as eleições está chagando, e qual vai ser o meu voto e de toda minha família???!!!!!!!!!

  4. Raymundo Antonio Tavares Cavalcante

    Estou cansado de tanto lê depoimentos de aposentados revoltadoscom tanta injustiças. Não vejo ou melhor acho nunhum adjetivo que posso qualificador esses politicos que aó estão. Adjetivos pejorativos não mais o afetam,sabem porque: Voces que estão lendo meu depoimento, digo voces, aposentados e pencionistas sabem muito bem o que significa “escória”, é o resto de alguma coisa que não serve para nada, isso é o que esses políticos são. Claro que não podemos generalizar, mas é uma grande diferença e que está mudando o rumo donosso país. Estou cansado, acreditem, de tanto expressar minha revolta. Obrigado pela atgenção de voces.

  5. PRESIDENTE LULA, JA EXISTE INDICIOS DE V.EXCIA SER INDICADO AO ** PREMIO NOBEL DA PAZ **. SENDO ASSIM NADA MAIS JUSTO DO QUE V.EXCIA CONTEMPLAR OS APOSENTADOS DO BRASIL , ATRAVEZ DA DEVOLUÇAO DOS DIREITOS QUE FORAM ARREBATADOS DESDE A IMPLANTAÇAO DESSE MALDITO REDUTOR NAS CORREÇOES DAS APOSENTADORIAS. SOMENTE ASSIM, SERA’ COROADA DE EXITO, SUA TRAJETORIA , COMO PRESIDENTE DO BRASIL, SEM CONTAR QUE SERA ELEITA A SUA SUCESSORA, A *dama* DILMA ROUSSEFF.

  6. PRESIDENTE LULA, NAO CAIA NA CONVERSA DESSES MINISTROS PALPITEIROS POIS CONFIAMOS NA SUA CAPACIDADE DE ADMINISTRAR. SANCIONAR ESSE AUMENTO PARA OS APOSENTADOS, NAO E DESPEZA E SIM INVESTIMENO, LEVANDO EM CONTA QUE V. EXCIA TEM UM COMPROMISSO COM SEUS ELEITORES APOSENTADOS, E TAMBEM SABE QUE EXISTE RECURSOS SUFICIENTE PARA ATENDER OS VELHINHOS. ENTAO NAO NOS DECEPCIONE CUMPRA SUA PROMESSA DE CAMPANHA, FEITA A SETE ANOS ATRAZ, QUE COM CERTEZA A *DAMA* DILMA ROUSSEFF, VENCERA AS ELEIÇOES, LOGO NO PRIMEIRO TURNO

  7. Irineu Kamchen

    Senador Paim, acompanhei sua luta pelo fim do fator previdenciario, resta agora o bom senso de nosso presidente lula a se consagrar junto ao povo brasileiro , fazendo justiça nas aposentadorias p/direito adquirido e escrevendo seu nome p/ eternidade como fez GETULIO VARGAS

  8. MATERIA DIVULGADA AGORA NO GOOGLE, DIZ QUE A CANDIDATA DILMA TEM CONDIÇOES DE CONTINUAR OS TRABALHOS DO LULA, POREM RESALTA QUE O JOSE MELECA, TEM MAIS CAPACIDADE. NEGATIVO, SO SI FOR CAPACIDADE DE PRIVATIZAR O PATRIMONIO PUBLICO, COMO PROVOU EM SUA ESTADA NO GOVERNO FHC, FALA SERIO.

  9. PRESIDENTE LULA, APROVEITE ESSA OPORTUNIDADE, E ENCERRA SUA GESTAO DE PRESIDENTE DA REPUBLICA, COM CHAVE DE OURO, SANCIONANDO O PROJETO JA APROVADO NO SENADO E NA CAMARA DOS DEPUTADOS, QUE DEVOLVE AOS APOSENTADOS, PARTE DO QUE FOI DESVIADO DESDE A IMPLANTAÇAO DESSE MALDITO REDUTOR NAS CORREÇOES DAS APOSENTADORIAS. ISTO FEITO, V.EXCIA ESTARA CUMPRIMDO SUA PROMESSA DE CAMPANHA E PROPORCIONANDO A VITORIA DA SUA SUCESSORA. A (DAMA) DILMA ROUSSEFF, CONTAMOS COM A SUA COMPREENSAO E ATE A VITORIA.

  10. Pres. Lula, e’ a pura verdade, as declaraçoes de V.Excia, no You Tube, pois a Tucanalhada tem mesmo e’ dor de cotovelo pelo sucesso da sua administraçao. Na verdade o que eles esperavam do seu Governo, era uma incompetencia total, porem se enganaram. Ao contrario do que foi o dezastre da era FHC, que tiveram a oportunidade de fazer boas coisas para o Brasil, mas o que fizeram, foi dilapidar o patrimonio publico, com as costumeiras privatizaçoes, quebrando o Brasil no final da sua administrao. Agora vem com esse papinho de querer o PT junto deles , si eleitos. Ao meu ver isso e’ golpe, para enganar os eleitores, na tentativa de tomar o poder novamente, lugar de TUCANO, e’ na floresta, seu habitate natural.

  11. PRESIDENTE LULA, ORIENTE SUA CANDIDATA, A NAO CAIR NO PAPO DO SR. JOSE SERRA, DIZENDO QUE SI FOR ELEITO, QUER A DILMA JUNTO DELE, BALELA. O QUE ELES QUEREM MESMO A GANHAR O PODER NOVAMENTE, PARA SEGUIREM DILAPIDANDO O PATRIMONIO PUBLICO. DE UMA COISA EU TENHO CERTEZA , SI ELEITO A PRIMEIRA PROVIDENCIA SERA CHAMAR SEU BRAÇO DIREITO (FHC) , PARA NOVAMENTE FORMAREM A DUPLA MAIS ENTREGUISTA QUE O POVO BRASILEIRO JA CONHECEU. SOMENTE OS ELEITORES MAIS NOVOS DESCONHECEM ESSA REALIDADE.

  12. URGENTE – Se realmente cair o fator previdenciário, os aposentados que já foram penalizados terão que ter suas aposentadorias reajustadas. Se isso não acontecer será o maior genocídio cometido contra o trabalhador brasileiro, indefezo, inocente. Sr. Lula reflita…não deixe que injustiça seja cometida.

    • Essa eu preciso responder, você acha mesmo que o fator previdenciário vai acabar, enquanto o PT estiver no poder, não vai não, este governo não está nenhum pouco preocupado se os aposentados ” aqueles que trabalham 30, 35 anos ou mais, tem salário para comer, remédios, entre outras coisas, a unica preocupação é continuar com o populismo maldito que nosso atual presidente estabeleceu através da tal bolsa família, não seria contra se junto houvesse um projeto de colocação no mercado de trabalho e que o tempo para usufruir do benefício fosse de no máximo 12 meses. Resumindo: Quem trabalhou a vida inteira muitas vezes passa fome, enquanto que quem não trabalha tem salário

  13. Isaías Borges

    Gostaria de obter uma resposta para a seguinte questão: Sou aposentado desde 19-10-2005, e quando me aposentei foi aplicado o tal fator previdenciário. Gostaria de saber se com o fim do Tal Fator Previdenciário, a minha aposentadoria seria reajustada ou eu permaneceria com o prejuizo??

  14. ANTONIO DE SANTOS

    PARA QUE HAJA JUSTIÇA É SIM NECESSÁRIO ACABAR COM O FATOR PREVIDENCIÁRIO PORÉM NÃO ALONGAR O TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO POIS EXISTEM RECURSOS DE SOBRA PARA PAGAR OS APOSENTADOS , SENÃO NÃO HAVERIAM TANTOS ESCANDALOS DE DESVIOS DE VERBAS QUE SÓ SÃO DESCOBERTOS QUANDO DENUNCIADOS.

  15. Presados colegas Aposentados, esta confirmado tudo o que sempre comentei, sobre os politicos que se dizem defender os Aposentados. tudo mentira, sao todos pau madado do PresidenteLula. Pra comessar ate a mensagem que o Senador Paulo Paim tinha no inicio dessa pagina, de maneira bem convincente, ele ja deletou pois a enganaçao que ele vinha pregando, ja nao faz mais sentido, ficando assim provado que todos sao uma cambada de enganadores que pensam que os Aposentados sao idiotas e ja nao serve mais pra nada, porem em Outubro iremos mostrar a nossa força, na boca da urna, concordam, comigo?

  16. PRESIDENTE LULA CUMPRA SUAS PROMESSAS DE CAMPANHA, SI ELEITO IRIA TIRAR OS APOSENTADOS DA LATA DO LIXO. QUASI OITO ANOS SI PASSARAM, E NADA FEZ. POIS AGORA CHEGOU A HORA DE CUMPRIR SUAS PROMESSAS EM AJUDAR OS APOSENTADOS.

  17. Presados colegas, conversando com um Sindicalista aqui na regiao de Jundiai, fui informado de que a meta do Governo, e’ a medio praso fazer com que todos os Aposentados que ganham acima do Salario Minimo, passem a receber o insignificancia de um Minimo, pois este ano de 2010, com o aumento que o nosso Presidente deu, mais de 2000 Aposentados, que ganhavan acima do minimo, entraram no martirio de receber apenas um salario minimo. Sendo assim nao demora muito em breve estaremos tambem na faixa do minimo, a menos que eles decretem outro redutor, para que passemos a ganhar menos que o salario minimo, o que nao sera impossivel, basta os tucanos vencer as eleiçoes , pois o Jose Serra , ao meu ver , e mais mercenario do que o FHC. Sera que o Presidente Lula nao percebe o erro que esta cometendo e acorde enquanto ha tempo.

  18. `Presados colegas , li outro dia em uma revista ,que o INSS, esta sentindo a ausencia de trabalhadores que hoje atuam na area informal, e por esse motivo nao recolhe a Previdencia. Tambem pudera, recolher para que, pois na hora de recolher, somos recebidos de braços abertos e depois na hora de cumprir a lei, nos viram as costas, deixando o trabalhador que pagou uma vida inteira ,certo de ter uma aposentadoria digna, completamente desamparados, pois nao temos onde reclamar. Entao fica mais garantido abrir uma poupança e ter nossos recursos sobre controle e nao em maos indesejaveis, infelismente nao podemos mais confiar.

  19. PRESADOS COLEGAS, PARECE ATE QUE TODOS OS APOSENTADOS QUE GANHAM ACIMA DO MINIMO, SAO BASTANTE INCOVENIENTE PARA OS MAUS POLITICOS DO BRASIL. EXISTE UMA MANEIRA DE ACABAR COM ESSAS COBRANÇAS E RECLAMAÇOES POR PARTE DESSES APOSENTADOS , ( CRIANDO AGORA UMA LEI ,QUE TODOS OS TRABALHADORES DE UM MODO GERAL, GANHE O QUE GANHAR, RECOLHA PARA A PREVIDENCIA, SOBRE APENAS UM SALARIO MINIMO) .PRONTO, NINGUEM VAI MAIS RECLAMAR, POIS A MINA DE DINHEIRO QUE EXISTE HOJE NA PREVIDENCIA, VAI SECAR. DO CONTRARIO ESSA ROUBALHEIRA NUNCA VAI TER UM FIM. AGORA RESTA SABER A OPINIAO DAS RAPOZAS FAMINTAS QUE SE HOSPEDAM NO PODER, COM A UNICA FINALIDADE DE USAR NOSSOS RECURSOS, PARA OUTROS FINS QUE NAO DIZ RESPEITO AOS APOSENTADOS, DEIXANDO DE ATENDER NOSSOS DIREITOS

  20. um aposentado ganha xx ai acaba o fator previdenciário,ela passará a ganhar o que ela realmente iria ganhar quando esta pessoa aposentou se não tivesse o tal fator previdenciário,será corrigido o sálario deste aposentado. favor mandar resposta mas rápido possivel grato vilmar dias sevla.plutao@hotmail.com. 10/03/2010

  21. Prezado Senador,

    Sou academica de direito, estou finalizando meu curso e preciso defender minha monografia. Escolher como tema ” a inclusão do Fator Previdenciário através da Lei 9.876/99. Preciso de material tais quais: Projeto de alterações Legislativas de todos os políticos: Deputadores e Senadores, seja concordando ou discordando, fundamentação politica do discurso do déficit e o que tiver de relevante nesse sentido para meu trabalho. Aproveito a oportunidade para parabenizá-lo pela luta . Aguardo retorno.

    Eliana Stª Cruz

    • Prezada Eliana, (na boa) tome cuidado com os erros ortográficos. pois você como uma futura advogada pode prejudicar (o cliente) e a você.

      aguardo resposta.

  22. adilton cabral silva

    SEN.PAULO PAIM ONDE ESTA O FIM DO FATOR PREVIDENCIARIO? ATÉ QDO ESTE GOVERNO VAI ENGANAR O POVO TÃO SOFRIDO? ANTES DE ENTRAR NO PODER FALAVA SOMENTE COISAS BOAS AGORA QUE ESTA LÁ PELO AMOR DE DEUS.VIAJANTE ERA O FARNANDO HENRIQUE E O PRESIDENTE LULA, QUE COMPROU AVIÃO NOVO SO PARA PODER PASSEAR E NÃO CUIDA DO BRASIL. QDO VAI TER FIM O FATOR PRTEVIDENCIARIO? TENHO 54 ANOS DE IDADE, COM 43 DE CONTRIBUIÇÃO, GOSTARIA DE SABER QUE ALGUEM ME INFORMASSE QTO VOU GANHAR DE APOSENTADORIA? QUE ATÉ HOJE NINGUÉM SOUBE ME INFORMAR. QUE PAIS É ESTE MEU DEUS.

  23. ANTONIO CARLOS UGA

    SENADOR PAULO PAIM não seria melhor colocar mais uma opsão para o trabalhador aposentar-se imtegral com o fator 85/95 pois muito trabalhador ja esta prestes a completar este fator do que esperar 65 anos para integralidade ja que sabemos que o FP nunca mais vai cair porque quem sempre foi contra agora é totalmente favoravel ?

  24. Meu carissimo Sen. paim, o admiro muito , como político…. por sua luta…. por todos seus projetos, enfim, já ha muito tempo que desejo me aposentar…. vetenho 55 anos de idade e e 34 de recolhimento…. , devo esperar mais, para que as coisas , MELHOREM MAIS PRO NOSSO lado? ou ESPERARAMOS O AINDA MAIS…………… AGUARDOB SUA RESPOSTA…..

  25. Presados colegas, quero expressar minha opiniao sobre a administraçao, LULA e a de FHC . si o fhc tivesse o espirito patriotico que o Lula tem, ele teria em oito anos da sua gestao,colocado o Brasil num patamar de primeiro mundo, mas foi ao contrario, o que fez , foi criar uma crize sem prescedente, isso proposital, pois competencia ele tem, mas preferiu dilapidar o patrimonio publico, privatizando nada mais nada menos que 45 Estatais, a preço de banana, agora vem com gracinha, tentando intimidar a pre’ candidata Dilma Rousseff. Achamos que ele teve a chance de mostrar do que e’ capaz , agora basta.

  26. Minha gente precisamos ficar atento a conduta da Pre’ candidata Ministra Dilma Rousseff, pois si ela pretende vencer as eleiços em Outubro, basta convencer o Presidente Lula a cumprir suas palavras de campanha, desde o primeiro mandato ,o qual grande parte dos votos que ele recebeu, foram dos APOSENTADOS, que somam mais de 26 milhoes de eleitores, e ,confiando em sua promessas, que iria tirar -nos da lata do lixo. Pois si ele nao teve a hombridade de cumprir, agora chegou a sua vez, candidata Dilma de mostrar que e’ mulher com (M) maiusculo, pois so’ assim vencera’ as eleiçoes, logo no primeiro turno , para quebrar a soberba do mercenario fhc, que esta louquinho para que seu capacho Jose Serra lhe de uma rasteira e assuma novamente o poder,abrindo espaço para as TUCANALHADAS voltar as orgias costumeiras, e todos os aposentdos do Brasil , que recebem acima do Salario Minimo, rapidinho estarao recebendo o minguado minimo, que a meta do governo TUCANO. Prestem bem atançao em meus comentarios, para depois nao chorar o leite derramado.

    • ANTONIO FERREIRA DE OLIVEIRA

      É COLEGA – ESSA COVARDIA CONTRA OS APOSENTADOS É COISA DEMOCRACIA – COMEÇOU COM COLOR DE MELL – FRC – LULA
      E TODOS OUTROS PRESIDENTES – QUE SÓ PENSA NOS POLITICOS. — DE QUALQUER FORMA ESTAMOS É NO SAL.

  27. Presados colegas, e’ o que sempre comentei, sobre a conduta do Presidente Lula. Estava na cara que iria cometer tamanha traiçao com os aposentados, pois um senador do PT, o Sr. Paulo Paim, criador dos projetos que devolve aos aposentados todos os direitos que foram roubados, nao teve a menor atençao do Sr. Lula em aprovar os aludidos projetos, inclusive iria ajuda-lo cumprir as suas promessas de campanha, mas nao ,preferiu ficar contra os aposentados e permitir que continuassemos no fundo do poço, apenas para satisfazer os ideais macabros de seu peor inimigo FHC, e tambem os seus proprios instintos traissoeiros

  28. Se nao sair nada antes das eleiçoes, o povo nao tem q votar no PT, pois os aposentatos e os q vao se aposentar estao esperando ate agora nada de votaçao. O pres. Lula ja tinha dito q ia vetar. E o povo tem q dar a resposta e no dia das eleiçoes e votar no partido q apoia relamente o fim do fator previdenciario. abç

  29. Se nao sair nada antes das eleiçoes, o povo nao tem q vota no PT, pois os aposentatos e os q vao se aposentar estao esperando e ate agora nada de votaçao. O pres. Lula ja tinha dito q ia vetar. E o povo tem q dar a resposta e no dia da votaçao…abração a todos

  30. Prezado Senador Paulo Paim, tenho visto com tristeza os ataques de que o senhor tem sido vítima. Se existe um político no Brasil que se preocupa coma causa dos aposentados, este se chama Paulo Paim. Dia 23 de janeiro completo 36 anos de previdencia paga, e vou esperar mais, porque confio no Senador Paulo Paim. Um abraço e que DEUS o ilumine e abençoe.

  31. dorgival santos

    esse paulo paim e esse tal de pepe vargas e tudo farinha do mesmo saco . se formos verificar o que eles estao fazendo matematicamente veremos que o resultaso final do que estao fazendo nao e muito diferente do plano atual. Sao covardes enganadores da velharia imprestavel que contribuiu com seu trabalho para essa nacao para esses dois vagabundos e inclusive nosso presidente enganador perturbando os coitados dos aposentados … seus merdas. vao todos vcs tomar no cu.

    • ANTONIO FERREIRA DE OLIVEIRA

      todos os governoos ditos democracia – sacanearam os aposentados. começou o color e termina com lula. engraçados ditatura não…….democrACIA É IGUAL A DEMOGOGIA.

  32. eliabe paulo da silva

    sr Paulo Paim, tenho 51 anos me aposentei com 48 tive uma reducao de 37% no benificio devido o fator previdenciario. Alem disso estou correndo o risco de ser reduzida mais ainda , porque estao querendo recalcular as aposentadorias em cima dos 36 meses , e minhas 24 ultimas contribuicoes foram feitas em cima do minimo, ja que a media e globaal nao fazia muita diferenca e nesse ultimo caso dos 36 meses isso sim faz diferenca. existe estudo para acertar esses casos. com certeza ja mandei esse comentario mas nao obtive resposta
    .

  33. eliabe paulo da silva

    sr Paulo Paim, tenho 51 anos me aposentei com 48 tive uma reducao de 37% no benificio devido o fator previdenciario. Alem disso estou correndo o risco de ser reduzida mais ainda , porque estao querendo recalcular as aposentadorias em cima dos 36 meses , e minhas 24 ultimas contribuicoes foram feitas em cima do minimo, ja que a media e globaal nao fazia muita diferenca e nesse ultimo caso dos 36 meses isso sim faz diferenca. existe estudo para acertar esses casos.

  34. luciano roberto angelo

    os aposentados consegue eleger um presidente

  35. OI MINHA GENTE, ESTOU CHEGANDO A CONCLUSAO DE QUE TODOS ESSES PARLAMENTARES QUE DIZEM DEFENDER OS APOSENTADOS, TIPO VACAREZZA, ARNALDO FARIA DE SA INCLUSIVE O PROPRIO PAULO PAIM, SAO PAU MADADO DO ILMO. SR. PRESIDENTE LULA, ISTO COM A FINAIDADE MAIS UMA VEZ ENGANAR A VELHARADA QUE AINDA VEM CONFIANDO NAS PROMESSAS PROFERIDAS PELO SR.LULA, EM AJUDAR OS APOSENTADOS

    • ANTONIO FERREIRA DE OLIVEIRA

      VOCE SABIA QUE POLITICOS E JUIZES E OUTROS ASSEMELHADOS APOSENTA COM 100 POR CENTO E CORRIGIDO NA INTEGGRA.
      SOMO QUEM REALMENTE TRABALHA E QUE LEVAMOS TINTAS. VOCE ACHA QUE ELES INTERESSAR POR NÓS DE VERDADE…..!!!!!!!!

  36. PRESADOS COLEGAS , FICA CONFIRMADO O QUE SEMPRE COMENTO SOBRE OS POLITICOS, POIS ELES NAO TEM TEMPO DE SOLUCIONAR O PROBLEMAS DOS APOSENTADOS, VISTO ESTAREM SEMPRE OCUPADOS EM DEFENDER AS SUAS PROPRIAS MARACUTAIS, UMA ATRAZ DA OUTRA E NOS CONTINUAMOS SENDO LEZADOS, PARA QUE NAO FALTE VERBA PARA ELES CONTINUAREM FAZENDO AS FARRAS, E’ DINHEIRO NA MEIA, DINHEIRO NO PALETO, DINHEIRO NA CUECA E ASSIM SEGUE O RITUAL , SEM QUE NINGUEM FAZ NADA. ESTOU COM 75 ANOS E SINTO VERGONHA DE SER BRASILEIRO

  37. PRESIDENTE LULA DEIXE DE TRAIRAGEM, POIS ESTA CLARO QUE V. EXCIA E’ QUE ESTA OBSTRUINDO A LEGALIZAÇAO NOS GANHOS DOS APOSENTADOS.(PODERES PARA ISSO, V. EXCIA TEM) JA ESQUECEU DA ENTREVISTA EM PROGRAMA NO SBT, QUANDO UMA APOSENTADA LHE PERGUNTOU SI ELEITO O QUE IRIA FAZER EM PROL DOS APOSENTADOS, ISTO EM 2001, QUANDO O SENHOR AFIRMOU COM TODAS AS LETRAS, QUE ERA UMA VERGONHA O QUE FAZIAM COM OS APOSENTADOS, POIS ESTAVAM JOGADOS NA LATA DO LIXO.PRESIDENTE , 7 ANOS SE PASSARAM E OS APOSENTADOS CONTINUAM JOGADOS NA LATA DO LIXO. ALEGAR FALTA DE RECURSOS, E PURA BALELA, SOMOS VELHOS APOSENTADOS, POREM NAO SOMOS BURROS, POIS SEGUNDO OS AUDITORES FISCAIS DA RECEITA FEDERAL, ORGAO SERIO E COMPETENTE, AFIRMAM QUE HOJE EXISTE UM SUPERAVIT DE MAIS DE 52 BILHOES DE REAIS NOS COFRES DA PREVIDENCIA. PARECE QUE V.EXCIA NAO PRETENDE ELEGER SUA FAVORITA E COM ISSO CORRENDO O RISCO DA TUCANALHADA LHE DAR UMA RASTEIRA E ASSUMIR NOVAMENTE O PODER, PARA SE DELICIAR EM CIMA DE TUDO DE BOM QUE O SENHOR FEZ PARA O BRASIL . PENSE BEM NA FALHA QUE IRA COMETER, VIRANDO AS COSTAS PARA NOS,E NAO TRAZE-LOS PARA JUNTO DE TI, POIS SOMOS MAIS DE 26 MILHOES E TODOS SAO ELEITORES QUE JUNTANDO AOS SEUS FAMILIARES ESTE NUMERO TRIPLICA, O SUFICIENTE PARA ELEGER QUALQUER PRESIDENTE DA REPUBLICA . PENSE NISSO, PRESIDENTE.

  38. Roberto Ferreira

    Não deveriamos ficar so nos comentarios, devemos agir de forma objetiva, como, nas urnas. So assim nos enxergarão e nos respeitarão.

  39. RAIMUNDO PEREIRA DA SILVA

    senhores gonvernantes uma das coisas que muito mim preoucupa e com respeito ao contrato temporario voces ja param pra pensar no futuraaao da nossa juventude para se aposentarem temos que fiscalizar as empresas que nâo pagam o inss porque se nâo no futuro ninguem vai poder se aposentar porque sao pouco os que pagam a previdencia fiquem de olho por favor.

  40. GOSTARIA DE SABER???
    PARA APOSENTADORIA EXISTE A FAIXA DE IDADE QUE O GOVERNO ALEGA SEGUNDO OS ESTUDOS DE EXPECTATIVA DE VIDA,ETC.
    PORQUE OS PLANOS DE SAUDE USAM OUTRA FAIXA DE IDADE PARA COBRAR
    ACIMA DE 55ANOS OS VALORES SÃO SALGADOS DISSEM QUE A PESSOA TEM MAIS PROBLEMA DE SAUDE COMPARADO COM O JOVEM.
    E A APONSENTADORIA VOCE TEM DE MORRER TRABALHANDO????
    VAMOS REVER ISTO MINHA GENTE!!!!!!!!!
    ALGUEM NÃO ESTA FALANDO O CERTO…
    AS FAIXAS ETARIAS PARA APOSENTAR É UMA
    E PARA OUTRAS COISAS VOCE É VELHO!!!!!

  41. Jurandilson C. Fernandes

    Sr. Deputado

    Poderia por gentileza informar se posso ser impactado por duas vezes , por leis
    Que altera os critérios de aposentadoria de tempos em tempos.

    Atualmente tenho 31 anos de contribuição e 51 anos de idade, se não fosse o governo
    Do Sr Fernando Henrique Cardoso , já poderia estar aposentando proporcionalmente, más no entanto
    devo pagar pedágio, trabalhando por mais um tempo.

    Se não bastasse agora estar tramitando , uma nova lei contra o fator previdenciário , 85/95 que aumenta
    mais ainda o meu tempo de aposentadoria.

    Observo ao Sr. Deputado, se já lhe ocorreu que muitos de nós , não estamos apenas preocupados com o quanto
    Vamos ganhar após a aposentadoria, más simplesmente ansiosos para sair deste regime de escravidão que
    estamos enfrentado atualmente.

    Por favor não prolongue mais a minha pena , solicito apenas a minha carta de alforria.

    Atenciosamente,

    Grato,
    Jurandilson C. Fernandes
    Fone – 8587-8990
    jurafernandes@terra.com.br

  42. carlos c. espindola

    espero que o sr. lula honrre sua palavra, por ja estamos cheios de mentiraras, continuanos tendo esperança em nossos representantes, gente coloquem seus familiares ao par desta sacanagem que estao fazendo , com os aposentados e os futuros.

  43. ANTONIO FERREIRA DE OLIVEIRA

    E OS POLITICOS APOSENTA COM 100 POR CENTO E MAIS MORDONIA COM DOIS MANDOS E GOVERNADOS E PREFEITOS COM UM MANDADO. ESTE É PAIS DA DEMOCROCIA – QUEM GANHA É OS POLITICOS. MODELO NOSSO É DA VELHA ROMA.

  44. Respondendo ao Inaldo: Porque tem dois Brasis, um é público e o outro privado. Nós somos da privada.

  45. inaldo rodrigues

    porque os funcionaios publicos aposentam
    com salario total????????

  46. ANTONIO FERREIRA DE OLIVEIRA

    aumento de 80 cento para judiciario e 3 por cento para aposentados,.

  47. ANTONIO FERREIRA DE OLIVEIRA

    eu também aposentei 1993 – estou ferrado- salario de fome – perca mais de 50 porcento.

  48. Sr. Paulo Paim,
    Sou aposentado de uma fundição desde 1993, em 1994 entraram com uma reforma e eu já sai perdendo 30% da minha aposentadoria, recorri mas, não ganhei pois alegaram que eu não tinha direito, di para a frente todos oa anos tenho uma grande perca na minha aposentadoria, logo logo, estarei empatado com o salario minimo, espero que não inventem outra lei para continuar tirando da gente, me lembro muito bem quando o companheiro LULA, brigava la no campo em são Bernardo do Campo e eu estava semp´re ao lado dele, apanhhei
    dos meganhas e o que eu ganhei foi isso, o que sera do meu futuro.

  49. Ontem fui a um show de Zé Ramalho e a música mais cantada foi “Admirável gado novo” . Eu percebia que o povo cantava em tom de lamento, principalmente aquela parte que diz: É duro tanto ter que caminhar e dar muito mais do que receber… e ver que toda essa engrenagem já sente a ferrugem te comer. É isso que está acontecendo com o trabalhador brasileiro.
    Senador Paim, aconteça o que acontecer, o povo brasileiro lhe será grato, pois está vendo a sua luta!!!!!!!!Que DEUS o abençoe sempre!!!!!

  50. Pois bem , gostaria muito de saber como ficaria com a queda do fator previdenciário os apos. que já entraram neste calculo. Irão ter que pagar por este erro o resto da vida, acho que as coisas ter que ser mais justo pois são muitos que estão cairão neste neste calculo,poar acaso serão excluidos ,serão esquecidos.

  51. GERALDO RUFINO

    Senador Paulo Paim,
    Parabens pelo empenho com que trata essa matéria. É isso queo nosso Brasil precisa, homens com sede de justiça.
    QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA. ABAIXO O FATOR PREVIDENCIARIO.

  52. Fim do FATOR sim, sem essa de 85/95, isso é sacanagem com os trabalhadores, que ainda não aposentaram.

  53. Otalino José de Farias

    Sou um dos que vivem na espectativa de que Deus vai nos ajudar nesta tarefa do Senador Paulo Paim, com o desejo de exterminar dom este monstro destruidor dos bens adqueridos pelos aposentados e pensionistas. Tenho dito que se não for agora talves alguns desse nosso tempo não verá mais o seu benefício recuperado. Somos mortal e o nosso tempo está curto. Tenho 68 anos de idade, já vejo pouco tempo de vida, e ainda explorado por esse tal fator criado pelo ex-presidente FHC, ele parece um animal felino, só quer ver o seu semelhante destruído. Conto c om o nobre Senador Paulo Paim, que sabe êle que conhece a maioria dos deputados federais, acredito na sencibilidade dele com a maioria na Câmara para aprovar o fim do Fator Previdenciário, para o nosso bem que conquistamos nossos Tempos de Serviços, com trabalho dígno e honestidade. Que neste final de ano tenhamos os nossos valores restituídos, se Deus quizer. Um abraço e até breve.

  54. Esta em Tempo de Reforma Politica
    Vamos Mudar Esse Nosso Pais
    É Direito Do Cidadao Brasileiro
    Voto Facultativo Porque os Brasileiros Nao Tem Esse Direito
    Que Democracia é essa em que o povo Brasileiro e obrigado a votar
    Repasse Esta Campanha

    • Não consigo entender essa derrubada do FATOR previdenciário, com a criação do tal 85/95, isso para mim é a mesma coisa ou pior um pouco, porque estou preste aposentar, mas com a proposta 85/95 preciso trabalhar mais 4 a 5 anos, e se a empresa que eu trabalho me demitir, eu não consigo outro emprego e nem aposento, por tanto tem que acabar com o FATOR e nada de 85/95. É uma sacanagem desses políticos que não querem ver isso.

  55. aposentei em 1993,ganhava 9 salarios,hoje ganho 3salarios e tenho que trabalhar,se o governo fosse inteligente rejustava a aposentadoria direito adquerido dos 35 anos de serviço e eu estataria descançando com minha familia e netos enão trabalhando tomando a vaga dos nossos jovens ainda inesperientes
    Teotonio Batista,o aposentado que não aposentou

  56. marcos soares de melo

    caro senador paim tem que tira esse fator exterminador do trabalhador.
    e não deixa essa formula 95 entra, tambem
    outra para o trabalhador .
    criado por esse deputado pepe vargas do pt e
    contra trabalhador brasileiro . eta gauchinho
    danado ruim para trabalhador.

  57. Parabéns Senador Paim, pela iniciativa de moralizar a aposentadoria no Brasil. Estamos na expectativa da aprovação para excluir este fator previdenciário. Espero votar para o Senhor para Presidente.
    Abraço, João Bohner.

  58. Luis Carlos Deuner

    Senador Paim

    Meus parábens eu ainda estou duvidando,mas se o sr,conseguir derubar o F.P será um herói, e eu mudo meu titulo para o querido RS.

    Um abraço

    Luis-Chapecó s c

  59. osmar bernardes de oliveira

    no meu ver acho que o nosso presidente LULA não deve de esquecer os aposentados e pensionistas do brasil, que o bendito FHC TANTO prejudicou , e ver mais as ideias do nossoPAULO PAIM que esta lutando por nos ,e mais as eleições estão chegando e somos mais de 26milhoes de apsentados e pensionistas que votam e o susessor de lula depende de nos

  60. Inacio Rodrigues da Silva

    Tenho 40 anos de contribuição e 55 de idade, entrei com o processo de aposentadoria a 3 meses, o beneficio foi concedido com 83% da minha média. Cancelei assim que tomei conhecimento da proposta de mudança da regra de calculo de benefício para 85/95 onde quando a soma da idade e tempo de contribuição der 95, que é o meu caso.
    Alguem pode me dizer se esta proposta vai ser aceita, quando?

  61. Antõnio Hildo Soares Dias

    Olá Senador Paulo Paim me chamo Antonio Hildo resido na cidade de Nanuque/MGcontinuo trabalhando mesmo tendo me aposentado em 2002 c 53 anos de idade e 35 de contribuição q na época equivalia a aproximadamente 5 salários e hoje c 60 anos e tomando 4 remédios diariamente a minha aposentadoria ñ chega a 3,5 salários.Então qdo vemos um representante do povo olhando p o povo a nossa esperença volta e pensamos em dias melhores, já q é nessa idade q precisamos está bem físico e emocionalmente.agradecimento muito especial pela sua incançável luta a nosso favor que nós somos trabalhadores e aposentados. Continue nessa luta e q vc ñ se canse nunca……Até breve Nanuque/MG

  62. PEDRO CASAGRANDE

    Se os politicos roubassem menos, (como o póprio Lula) só ver materia o novo fenomeno brasileiro o Ronaldinho de lula materia que diz respeito ao filho dele na veja de 23/09/2008, o país nao teria mairos problemas para pagar com dignidade seus aposentados, que com sacrificio tem contribuido a previdencia e vendos seus direitos surrupiados. Observe que esta matéria diz respeito a um só filho dele e os outros hein? E os demais politicos e filhos deles tambem que não aparecem!
    Tem hora que da vergonha de dizer que sou brasileiro, fora os corruptos, ladrões e FDP.

  63. LAÉRCIO MUNIZ FERREIRA

    POLITICO DO QUILATE DO SENADOR PAULO PAIM, TEM QUE CONTINUAR RECEBENDO O APOIO I NCONDICIONAL DE TODOS OS ELEITORES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. ELE É UM GRANDE BRASILEIRO. PARABÉNS SENADOR, CONTINUE ASSIM, DEFENDENDO OS TRABALHADORES DESTE PAÍS.

    LAÉRCIO – XIQUE-XIQUE/BA

  64. Gostaria de pedir aos meus queridos senadores e deputados, a derrubada do fator previdenciário, e quem já aposentou com este sistema, que voltaria atráz com o seu rendimento relativo ao que ele contribuiu com a Previdencia Social.

  65. antonio luiz teixeira

    É assim que se faz o crescimento do BRASIL, valorizando não só as obras mais quem as faz.
    Vou seguir o conselho do deputado Paim: pedir a minha aposentadoria só em fevereiro, mesmo já tendo direito em novembro de 2009.
    A Previdência Social arrecada muito, é necessário cobrar mais dos órgãos ligados a fiscalização, combater as fraudes, executar uma gestão eficaz em prol da sociedade,banir funcionários que não são comprometidos com a instituição que tem grande importância para a nação.
    ANTONIO LUIZ TEIXEIRA .RJ
    luizteixeira1|@uol.com.br

  66. antonio luiz teixeira

    Parabens deputado PAIM
    É assim que se faz crescimento do BRASIL,valorizando não só as obras mais os que as faz.
    Vou seguir o seu conselho vou pedir só em fevereiro a minha aposentadoria
    ANTONIO LUIZ TEIXEIRA RJ
    Tecnolo em Segurança do Trabalho
    luizteixeira1|@uol.com.br
    Técnico em Segurnça do Trabalho

  67. osvaldo ferrari

    Ilmo senador, o sr é um super senador, trabalha o nosso senador (sp) veste cuecão veremelho, parabens senador continue sua luta pelos aposentados

  68. Jorgivaldo Pereira Silva

    Na minha ótica como um estudante da Torá de Moisés, o Politico deve primeiro prestar satisfação das suas ações aos Céus pois foi por permissão do Eterno que foi eleito para servir a comunidade. Ele deve ter sempre o Senhor como juiz das suas decisões Levando sempre em consideração que alguem fala , julga , sentencia e executa e esse alguém esta com os olhos em todos os que foram investidos de autoridade, e por fim julgara todas as improbidades dos poderes. Parabéns senador Paulo Paim pelos esforços desprendidos em favor da classe trabalhadora

  69. APARECIDO CELSO

    AO SR. SENADOR PAULO PAIM TODO MEU RESPEITO E AGRADECIMENTO PELO PROJETO E LUTA PELOS APOSENTADOS BRASILEIROS.
    EU QUE TRABALHO DES DE OS TREZE ANOS COM CARTEIRA ASSINADA E DEPOIS DOS DEZOITO ANOS COM INSALUBRE E PERICULOSIDADE ACHO UMA INJUSTIÇA O QUE RECEBO.
    obs.O unico candidato que vejo no momento é o Sr.Grato.

  70. ANTONIO FERREIRA DE OLIVEIRA

    notivias do judiciarios GLOBO COM. DIA 08-10-2009 —– AUMENTO DE 80 POR CENTO
    PARA JUIZ E ASSEMELHADOS E 3 POR CENTO
    PARA OS APOSENTADOS E OUTRAS CATEGORIAS EM TORNO DE 10 POR CENTO—–QUE PAIS ESSE???????????

    ESSA DESUMANDIDADE COM APOSENTADO C OMEÇOU COM O COLOR. EM 1991

  71. BENVINDO LOURENÇO

    paim vamos acabar com esse fator previdenciario porq eu aposentei em 97 baseado em 5 salarios minimos da época e hoje meu beneficio esta em 2.8 do salario minimo atual ate a vitoria se Deus quizer

  72. ROSANGELA KLINK

    PARABENS SENADOR PAULO PAIN, PELA SUA LUTA A NOSSO FAVOR ,POIS NÃO SERA EM VÃO, POIS EM 2010 TEMOS ELEIÇÕES E NÓS SABEREMOS AGRADECER…… SE ESSA LEI NOS FOR FAVORAVEL AINDA ESTE ANO ……… POIS NÓS PRESTES A APOSENTAR ………… AGUARDAMOS UMA BOA RESPOSTA .

    BRAGANÇA PAULISTA SP.

  73. Newton Rodrigues

    Pain. Estou com 60 anos. Se esta briga com a Previdência for ganha, tenha certeza de que aqueles que nesta casa triunfarem nesta luta, serão sempre lembrados por todos os aposentados e por aqueles que estão por se aposentarem.
    Parabéns pelo empenho até agora dispendido nesta causa. Continue lutando pelo amor de Deus.

  74. Estou me aposentando em outrubro/2009 perdi 38% do meu salario tenho 50 anos de idade e 30 anos e 27 dias de contribuição, se cair o fator meu salãrio será reajustao?

  75. Roseli Tognolli

    Parabéns Senador Paulo Paim pela sua luta em favor dos trabalhadores e aposentados, estou no aguardo de um desfecho favorável. Agora um lembrete aos deputados, vocês estão no poder hoje mas em outubro de 2.010 quem vai estar atrás da urna somos nós, trabalhadores, profissionais liberais, autonomos, aposentados…etc.

  76. tenho uma duvida, já estou aposentado a dois anos, caso o fator previdenciarío venha cair, o meu salario também será atualizado.

  77. Tenho uma duvida, já estou aposentado a dois anos quero saber se acaso o fator pervidenciario cair o meu salario tambem será aualizado.

  78. Rozangela Resende

    Senador Paim ,parabens!Conte comigo e os demais que faço saber desse seu grande feito.

  79. Rozangela Resende

    Parabens,senador Paim!!!!!!!!Nós,professores deste país precisamos de agentes como o senhor.Em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo ecom seu apoioessefator terá fim.Conte comigo aqui na cidade de Itatiaiuçu.

  80. Parabens,Senador Paim ,voce realmente é uma pessoa que se preocupa com os aposentados.

  81. parabens ao Senador Pains

  82. Prezado Senador,

    Com a aprovação do fim do fator previdencário, uma pessoa atualmente com 55 anos de idade e 35 anos trabalhados terão que trabalhar anos adicionais ?

    Outra coisa : Se uma pessoa teve , no final da carreira, uma queda no salário de contribuição, devido a desemprego ou por submeter-se a salários menores em razão da discriminação profissional por idade , seu cálculo de aposentadoria irá desconsiderar seus salários mais altos , por exemplo há mais de 5 anos (60 meses ou mais) antes de sua aposentadoria ?

    Grato pelo seu empenho !

  83. Parabéns Senador Paulo Paim pela atitude em acabar com o fator previdenciário, estamos cansados de pessoas mal intencionados no governo que só pensam em si proprios.

    O Brasil precisa de agente como o senhor que pensa em nós trabalhadores cansados de tanta injustiça.

  84. luiz carlos da costa

    tenho 35 anos de contribuiçao e 53 de idade comecei a trabalhar cedo com 14 anos em 1972 tenho pressao alta sou autonomo tenho uma kombi de carreto velho pago sobre 4 salarios quando sobra uma grana a mais sera que se eu me aposentar ano que vem sera melhor que agora nao aguento mais pagar nao consigo mais encontrar emprego nesta idade ja nao sou mais moço obrigado luiz carlos

  85. Parabens Senador Paim pela sua intrepidez e ousadia. O trabalhador brasileiro confia no senhor e sabemos que a sua parte foi feita e muito bem por sinal, porém paira no ar uma desesperança que é filha da desconfiança que é a herança que a maioria dos políticos deixou para todos nós. Como seria bom se os políticos brasileiros governassem em prol do povo sofrido e trabalhador!!!!!

  86. estou aposentado com 70 por cento, no fator previdenciario terei direito a mais aumento na aposentadoria, ou devo entrar com recurso.

  87. arnaldo dias de oliveira

    continuar no poder saiacm senador paulo paim como presidente ao sr presidente lula sou brasileiro des de 06 10 57 comesei a trabalhar em marco de 1973 fui cotribuinte ao inss e hoje estou aposentado.tinha uma cotribuicao de 8 salarios com jadisia agora e de 3 salarios fui pego pelo o fatorprevidenciario .eu trabahei 30 de motorista de onibus poriso peso ao sr .para o pt

  88. Paulo Cesar Estephaneli Corty

    Envio sugestão ao Senador Paulo Paim, para que seja elaborado projeto de lei, retirando 0,5% DOS JUROS DA DÍVIDA PÚBLICA e transformando em aumento para os aposentados e pensionistas deste país. Assim estaremos fazendo mais pelo social.

    Envio sugestão ao Senador Paulo Paim, para que seja feito projeto de lei no sentido de criar impostos sobre o cigarro e a bebida alcoolica e diminua o mesmo percentual nos remédios. Assim estaremos contribuíndo com o social de nosso povo tão sofrido.

  89. Paulo Cesar Estephaneli Corty

    Chega de bla bla nós acreditamos no PT PARTIDO DOS TRABALHADORES achávamos
    que iriam fazer as reformas SOCIAS favoráveis ao povo, elegemos o Presidente LULA para isso. Para que fosse visto principalmente para aqueles que deram toda sua vida de trabalho enquanto teve forças. falo dos idosos aposentados e pensionistas deste PAÍS. Está na hora de se fazer justiça neste PAÍS VOTANDO NA ÍNTEGRA no projeto do Senador Paulo Paim. Sem o fator 85/95 que vai trocar alho por bugalho. Parabéns Sen.Paulo Paim.

  90. levino alves vieira

    Gostaria de saber como é o regime de aposentadoria dos parlamentares, se é o mesmo nosso, e se com as novas regras a serem adotadas eles também terão que ter 65 anos de idade e 35 de contribuição para aposentar e se entram também no fator previdenciario, se sim tudo bem porque estão no mesmo barco, caso contrario, como podem eles estabelecer critérios e regras para os contribuintes da previdencia das quais eles não fazem parte?

    Gostria de receber respostas

    levino alves vieira de cahoeira dourada Goiás

  91. Senhores

    Precisamos saber quando vai ser votado na camara rederal este projeto, só assim poderremos saber quem são os ditadores que estão do lado daqueles que querem vetar este assunto, que vai beneficiar aqueles que deram o sangue para este pais chegar onde chegou, que se esmeraram para que o Lula vitorioso em dois mandatos, só que agora se depender de nossa classe, nem o Lula e seus deputados vão receber nosso voto, que eles tanto precisam.
    Vamos divulgar o dia desta tão esperada votação, para que possamos fazer uma grande corrente e mobilização em nosso favor.
    SR.BERTOLINO, VE SE DESCOBRE A DATA E NOS INFORMA, um grande abraço

  92. Srs. a proposta é muito boa, se cumprida na integra. As distorçoes tem que ser corridas para todos os aposentados. Na verdade a nova lei de 85 e 90 anos, deveria valer somente para quem iniciar o trabalho apos a promulgaçao da mesma. O que vai ocorrer, é mais uma enchente de açoes na justiça, para tentar reparar as injustiças, ditadas pelos nossos ditadores da tao falada democracia brasileira.

  93. dinarte de lima touguinha

    Só para lembrar quando o Presidente LULA era
    deputado federal lider do PT na camara, ele e o
    Saudoso Brizola, vetaram um projeto do Collor que queria acabar com os apsentados foi mais ou menos em 1992, e depois com estas dignas atitudes o LULA se elegeu Presidente, e nos abandonou pois agora ele cuida sómente da pessoas que ele vai pedir voto nas próximas eleições, só que chegou nossa HORA de VETAR o pedidi do LULA, pois fomos traidos pelas promessas de que os aposentados seriam prioridades em seu Governo. Infelismente, temos que mandar contra qualquer pedido feito pelo Presidente, pois ele ignorou a maioria de seus eleitores.
    Dinarte

  94. luiz carlos da costa

    1. PAULO PAIM PARABENS PELO SEU CARATER E LUTA A FAVOR DE QUEM COMEÇOU A TRABALHAR COM 14 ANOS DE IDADE COMO EU HJ COM 53 anosE 35 DE CONTRIBUIÇAO NAO CONSIGO ENCONTRAR EMPREGO TENHO UMA KOMBI DE CARRETO HJ VENHO ME ARRASTANDO PRA PAGAR EM DIA O INSS PELO QUE EU TENHO LIDO SUA LEI E A MELHOR QUE VAI DAR DIGNIDADE A MILHOES DE BRASILEIROS QUE TANTO TRABALHOU SO ESPERO QUE NAO SE APLIQUE O FATOR 85/95 QUE PIOR QUE FATOR PREVIDENCIARIO NAO SE ESQUEÇAM QUE TRABALHADOR E APOSENTADOS ESTAO UNIDOS NA HORA DE VOTAR

  95. levino alves vieira

    PORQUE ALGUEM QUE JÁ CONTRIBUIU DURANTE 30 ANOS CONSECUTIVOS DEVE OBEDECER AS NOVAS REGRAS INTEGRALMENTE COM NO CASO 85/95 PARA APONSENTADORIAS? SE REALMENTE FOR ACEITO ESTE NOVO FATOR DEVERIA CRIAR UMA MANEIRA DE NÃO PENALIZAR QUE ESTÁ PROXIMO A RECEBER O BENEFICIO, POR VENTURA HÁ POSSIBILIDADE DESTA CONSIDERAÇÃO?
    gOSTARIA DE RECEBER RESPOSTAS…

    • leonardo da vinci buglione

      Caro Colega , o sistema é contributivo e solidario, todos recebem pelo que contribui, assim as regras se incorporam para deixar equilibrado o sistema , lembre-se que a sua aposentadoria será coberta por outros . E pela regra atual, voce pode alem do pedagio pedir a sua aposentadoria porporcional, que seria 40% a 45% menor que no novo calculo. A soma de sua idade com a contribuição chegando lhe dará uma garantia de 100% do calculo obtido , quanto a proporcionalidade ela continuará pois não houve respeito ao trabalhador de tirar este crime cometido pelo fernandinho boca mole , e infelizmente por dempeder de caixa este governo não tem condições de excluir de uma vez este crime, mas em contra partida vem pagando os planos deixados pelos governos anteriores que se calaram sem nada fazer , dizendo que o sistema estava quebrado.
      Vamos acreditar nesta mudança e exigir destes politicos e sisdicatos posturas minimas de respeito ao trabalhador brasileiro , um abraço

  96. sergio de souza santana

    vou fazer 35 anos de contribuição em janeiro de 2010 e irei fazer 51 anos tambem nesse mes, seria uma injustiça entrar nessa tabela 85-95. gostaria de ouvir o senador paim

    • leonardo da vinci buglione

      caro amigo tento lhe ajudar , a soma de sua idade 51 anos mais 35 anos de contribuição somam 86 anos , e lhe faltam 4 anos e meio pois são idade e trabalho assim com 55 anos e meio voce terá a condição de se aposentar com 100% melhor que a regra anterior que penalizava quem começava atrabalhar bem novo , punindo com descontos finais de ate 45% , será melhor para voce aguardar as regras novas

  97. levino alves vieira

    É justo, quem já trabalhou 35 anos, ter 51 anos de idade, entrar direto no medelo de 95/85 para aposentar? lembrando que atualmente já soma 86 anos e terei que trabalhar mais 9 anos, acho que não dou conta não.

  98. lendo todos esses comentarios me associo a opinião de todos porque, quando lula se candidator
    a presidente da republica. o proprio partido dele no
    caso o pt que é o grande responsave por lula não pucha as orelhas dele quando não esta fazendo a coisa certa. na hora de pedir votos para lula todos estava ajudandopoquer na hora que ele não esta fazendo acoisa certa o partido não chama atenção dele. outra coisa se os projetos de paulo paim for aprovado por lula com serteza
    o pt continuaria no poder e ai podia candidatar
    o senador paulo paim que seria mais uma vitoria
    tanto do pt dos aposentados e do povo brasileiro. mais do jeito que estão administrando
    vamos volta a estaca zero por falta de inteligencia. e muita burrice. ele pensa que o bolsa familia vai eleger dilma a altura do que ele
    pensa. mais vamos espera pra ver.
    paulocesar

  99. Jose Carlos de Moraes

    Sr. Senador Paim, boa noite, eu sou aposentado desde 2002, porém fui prejudicado pois a empresa que trabalhei não me pagou a multa dos 40% do fundo de garantia e fora que a aposentadoria foi 70% ou seja devido o local ter sido considerado não insalubre desde 1998, porém o local foi sempre o mesmo não mudou nada mais mesmo assim foi considerado não insalubre e mais navio Sr. Senador é uma bomba ambulamte, pergunto eu por que não é insalubre, gostaria de saber se mesmo depois deste tempo todo eu posso recorrer da multa dos 40% e se mesmo depois de aposentado eu vou poder recorrer depois que for derrubado o fator previdenciario.

    Desde ja agradeço a atenção peço desculpas por palavras talvez mau colocodadas mais me sinto no direito de perguntar ja que os advogados só nos enrrola e não diz nada.

    Grato

  100. EDSON LUIZ FARIAS

    Caro PAIM sou o Edson aqui de CANOAS, você sim nós podemos chamar de vossa exceléncia porque essa coja em que vossa exceléncia convive ai no cogresso poucos podemos dar esse titulo, fico pensando como pode uma pessoa do bem conviver tanto tempo no meio de animais miseraveis bandidos como esses colegas seus de congresso e não se deixar contaminar, adimiro a tua onestidade mostra que tem parsonalidade coisa que só as pessoas do bem como o senhor tem.
    Quero dizer que as eleições de 2010 o povo BRASILEIRO vai dar a resposte a toda essa cója não pesam eles que só os coitados da bolsa cata vótos do ARIGÓ TRAIDOR LULA vai ser sufisiente para eleger a cója vão se enganar pois o povo é feito também de aposentados, metalurgicos, petrquímicos, petroleros, e outras classes de trabalhadores que estão concientes a todos os atos que esses animais tem feito em pról do povo BRASILEIRO.
    A piada do ano que eu li e ouvi nos meios de comunicação foi o tal de TARSO GENRO que tá querendo punir os MILITARES torturadores da época da ditadura militar esse cara não consegue ter autoridade nem para colocar na cadeia os bandidos e torturadores atuais que estão em BRASILIA VAI querer desenterrar o passado vamos olhar para frente, chega de CPIS que só enrolam e não botam niguém na cadeia me aponta um só bandido desses do congresso Nacional que teve que devolver o que robou dos cofres do povo Brasileiro ou está na cadeia, não sou sabedor me apontem ao menos um, por isso que 2010 vai ser o ano da virada os SINDICATOS ( CUT) tabém não engannam nimgem mais todos estam comprados pelo governo LULA, prestem a atensão nos BOLETINS metem o pau nos opositores e preservam o governo federal dos comunitas que estão no poder. Vamos vir tá chegando a hora. PAIM se o governo me devolvesse tudo o que contribui nesses trinta anos corrigido pela inflação seria o suficiente para minha aposentaduria nada mais justo um abraço do amigo Edson.

  101. José Antônio Félix Santos - Canindé/Sergipe

    Nobre Senador Paulo Paim – assistir a TV Senado é gratificante quando vemos um Senador que vem contrariando os princípios do Partido dos Trabalhadores (PT). Por certo Senador, seus correligionários devem estar fazendo mal juízo do Senhor, quando defende o fim do Fator Previdenciários, cujo projeto não é simpático ao Presidente (LULA).
    Saiba Senador, que sua luta pela classe dos aposentados terá o reconhecimento nacional, afinal somos um numero muito significante, embora desrespeitado tanto no Governo de Fernando Henrique como também no atual Governo.
    Em 2010 mostraremos nossa força. Tenham a certeza de que estaremos nacionalmente unidos para votar em que respeita a classe.
    Félix.

  102. COMPANHEIROS, O GOVERNO FECHOUN ACORDO PARA O REAJUSTE DOS APOSENTADOS DO PROXIMO ANO SEM O APOIO DA COBAP.
    QUERO SABER COM QUEM O GOVERNO FECHOU ESSE ACORDO.
    O NOME DESSES SIDICATOS QUE ASSINARAM O ACORDO TEM QUE SER EXPOSTO AO PUBLICO.
    TEMOS QUE SABER QUEM SÃO ESSES TRAIRAS QUE NOS ENGANAM

  103. Eduardo Bastos

    Professor Paulo Paim

    Digo Ilustre Senador da Republica honrado, gostaria que todos ou pelos menos 60% dos politicos brasileiros comungassem com as suas idéias sobre o fim do Fator miserárel.

    Senador o Sr. é um homem de pulso forte, não desanime na sua jornada, quero aqui lhe dar os meus parabens, pela sua bravura e horradez em favor aos aposentados e sofridos desse pais.

    Peço sempre a Deus pela sua saúde e dos seus familiares, o povo brasileiro aposentado jamais esquecerá do Sr. por ter levantado essa bandeira.

    O Sr. Lula que se diz do povo ele só enxerga o tal da bolsa familia que é a bandeira eleitoreira, pensando que com isso ele vai eleger a sua substituta, que eu acho que não tem nemhum carisma para se elerger a presidenta.

    Muito obrigado

    Deus lhe ajude, não perca o rumo sobre o fim do fator previdenciário.

    Saudações

    Eduardo Bastos
    Salvador-Bahia

    • Jose sabino Neto

      Estou ciente e pesso a Deus que o Senador não se deixe levar por bravatas pois já estamos decepcionado com as lorotas, ainda bem que não haverá chances de nova reeleição visto que o aponsentado paga um preço alto por ter feito jus a uma aponsentadoria digna mas, achaqualhada por insesibilidade de quem con os TRABALHODORES HONESTOS , os trata com indiferença como fossem culpados das maselas dele. que Deus ilumine o nosso Senador de não se deixar levar por pressões interesseiras.
      Sabino

  104. E realmente uma palhaçada o que o governo tá fazendo com todos, então essa reunião que ele fez com as sindicais e algo ilariante, e no outro dia vão para os meio de comunicação noticiar como liquidada a fatura, mantem o fator previdencíario e ainda encosta nele o 85/95 do pepe, e dai por diante da até graça de ver eu não sei como um cidadão como o fontana e o pepe, eleitos por nos se sujeitam a tal cituação, em nome talves de interesses pessoais, se coloquem contra as pessoas que tanto ja deram a este pais, ainda bem que no meio de tantos… surja um cara como o paim, que não esqueceu os compromissos assumidos com o povo que o elegeu e que se Deus quiser vai leva-lo a presidencia

  105. Maria Luiza Silva Reis

    Estou acompanhando a Tv senado a meses, desde que o ficaram de votar a queda do fator previdênciario e até agora só vejo bla bla bla, fraudes, falta de vergonha brigas e Sarney permanecendo com seu nepotismo. Vamos trabalhar, pois somos nós que pagamos seus salários com nossos tributos. O aposentado tem de parar de sofrer, pois já trabalaram muito e contribuirão para o desenvolvimento da Nação.

  106. luiz carlos da costa

    COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS OU A GENTE VAI FAZER UMA PASSEATA EM BRASILIA REENVINDICAR NOSSO DIREITOS OU VAMOS FICAR AQUI NESTE QUADRINHO CHINGANDO OS POLITICO COMO ELES FOSSEM FAZER ALGUMA COISA EXCETO O DR PAULO PAIM

  107. GILBERTO BERNARDO DA SILVA

    Pergunto aos meus companheiros aposentados o seguinte: Eu me aposentei em maio deste de ano de 2009, se esta mudança dos 95 pegar eu terei direito a correção…..!

  108. paulo tadeu banzato

    Estou aposentado há um ano e meio, mais precisamente fevereiro de 2.008. Com o possível fim do fator previdenciário. O que ocorreria com os aposentados com o fator. Haveria reversão, recálculo. Pelo fator 95 anos, já atingiria, ou seja teria 96 de indice.

  109. josepedrohenrique

    Este governo deve aprovar sim o aumento dos aposentados junto com os indices de aumento do salario minimo. pois os aposentados estão a beira da miseria e quem cuidar deles é a nação, pois deram seu sangue por este pais, e só sobreviveram com dignidade se tiverem um salário diguino de terem uma vilhece tranquila.

  110. marolinha cachaça dinheiro na cueca relachar e gozar graças a Deus essa porcaria esta acabando nao e lulinha . senador Paim nao desista de lutar por nos vossa exelencia sim p presidente Dilma e uma piada deste presidente horrivel fora lula e sarney.

    • ANTONIO FERREIRA DE OLIVEIRA

      da Lei 8.213/91 – lei estupida que coloca a APOSENTADO A BEIRA DA MAREGURA

      O SR É DE BERÇO DE OURO – NÃO SABE QUE É SER ASSALARIADO QUE TRABALHOR 40 ANOS GANHANDO 10 SALARIOS MININIOS E HOJE TEM, QUE VIVER COM DOIS SALARIOS MISERIAS.

      SRS POLITICOS VOCES ESTÃO VIVENDO BEM COM RECURSOS DO POVO – – ONDE SAIA O DINHERIO PARA SUAS MORDONIAS E SALARIOS.- PORQUE OS APOSENTADOS TEM QUE PASSAR FOME???????????????????????????

      QUE NÃO TEM UM PARENTE APOSENTADO PASSANDO NECESSIDADES – JA ESTAMOS PRECISANDO DE UMA ESMOLINHA DO GOVERNO.
      DESDE 1991 – TODOS OS GOVERNOS VEM DESCOMPLIDO A CONSTITUIÇÃO — RELATIVO AO DIREITO ADIQUIRIDOS DE SOBRIVIVENCIA.

      OS NOSSOS POLITICOS – JUIZES E CASTAS SUPERIOR APOSENTA COM SALARIO INTEGRAL ACRESCIDOS DE REGALIAS – ENQUANTO QUEM REALMENTE TRABALHA E PAGA AS CONTAS DESTES MARAJÁS SOMOS NÓS – QUE DESDE DE 1991 SOMOS DESCRIMINADOS. JÁ SOFREMOS UMA PERCA DE ATÉ 50 POR CENTOS DOS SALARIOS. HOJE MUITO DE NÓS JÁ SOBREVIVI COM MISERICORDIA DO IRMÃO.
      ESSA É UMA CAUSA DE TODOS. HOJE VOCE É JOVEM E MANHÃ SERA MAIS UM ANCIAO/A – SEM MÍNIMA CONDIÇÕES DE SOBRIVENCIA.
      HOJE TRABALHAMOS – AMANHÃ SEREMOS COLOCADO DE LADO – SENDO UM PESO PARA O GOVERNO. QUE INVESTE BILHÕES EM OUTRAS AREAS. DESVIANDO RECURSO DO INPS. O GOVERNO AJUDA OS RICOS FICAREM MAIS RICOS E POBRES MAIS POBRES~
      SOU MAIS UMA VITIMA DE VOCES QUE ESTOU PASSANDO NECESSECIDADES.
      ANTONIO FERREIRA DE OLIVEIRA

  111. nilson de oliveira

    POQUE NÃO DESTINAR 10% DO PRE SAL PARA PREVIDENCIA !!!!!!

    • ANTONIO FERREIRA DE OLIVEIRA

      29 da Lei 8.213/91 – lei estupida que coloca a APOSENTADO A BEIRA DA MAREGURA

      O SR É DE BERÇO DE OURO – NÃO SABE QUE É SER ASSALARIADO QUE TRABALHOR 40 ANOS GANHANDO 10 SALARIOS MININIOS E HOJE TEM, QUE VIVER COM DOIS SALARIOS MISERIAS.

      SRS POLITICOS VOCES ESTÃO VIVENDO BEM COM RECURSOS DO POVO – – ONDE SAIA O DINHERIO PARA SUAS MORDONIAS E SALARIOS.- PORQUE OS APOSENTADOS TEM QUE PASSAR FOME???????????????????????????

      QUE NÃO TEM UM PARENTE APOSENTADO PASSANDO NECESSIDADES – JA ESTAMOS PRECISANDO DE UMA ESMOLINHA DO GOVERNO.
      DESDE 1991 – TODOS OS GOVERNOS VEM DESCOMPLIDO A CONSTITUIÇÃO — RELATIVO AO DIREITO ADIQUIRIDOS DE SOBRIVIVENCIA.

      OS NOSSOS POLITICOS – JUIZES E CASTAS SUPERIOR APOSENTA COM SALARIO INTEGRAL ACRESCIDOS DE REGALIAS – ENQUANTO QUEM REALMENTE TRABALHA E PAGA AS CONTAS DESTES MARAJÁS SOMOS NÓS – QUE DESDE DE 1991 SOMOS DESCRIMINADOS. JÁ SOFREMOS UMA PERCA DE ATÉ 50 POR CENTOS DOS SALARIOS. HOJE MUITO DE NÓS JÁ SOBREVIVI COM MISERICORDIA DO IRMÃO.
      ESSA É UMA CAUSA DE TODOS. HOJE VOCE É JOVEM E MANHÃ SERA MAIS UM ANCIAO/A – SEM MÍNIMA CONDIÇÕES DE SOBRIVENCIA.
      HOJE TRABALHAMOS – AMANHÃ SEREMOS COLOCADO DE LADO – SENDO UM PESO PARA O GOVERNO. QUE INVESTE BILHÕES EM OUTRAS AREAS. DESVIANDO RECURSO DO INPS. O GOVERNO AJUDA OS RICOS FICAREM MAIS RICOS E POBRES MAIS POBRES~
      SOU MAIS UMA VITIMA DE VOCES QUE ESTOU PASSANDO NECESSECIDADES.
      ANTONIO FERREIRA DE OLIVEIRA

  112. CARLOS D MATTTOS

    Votei para deputado federal e senador para me representar e defender meus direitos, que a meu ver não estão fazendo com sempre. Pergunto com que direito estas centrais sindicais estão negociando com o governo, centrais estas que na maioria esta no governo, um governo que se diz do partido dos trabalhadores e faz uma proposta de mudança para o fator 85/95 que se não é pior , melhor jamais. Esperar que haja acordo para depois votar, que representantes do povo trabalhador deste pais voces são. Se h a alguns projetos que realmente nos favorece e voces não vota, eu pergunto , o que voces deputados e senadores estão fazendo ai. Depois a população fala que voces trabalham em causa propria vão esperniar. Estão perdendo uma oportunidade unica para ganhar os trabalhadores deste pais , que na realidade sõmos os seus patroes poi somons nos que lhes pagamos ou não.

  113. marcos antonio trentin cruz

    Parabens Paim. O senhor é o modelo de politico que todos os brasileiros gostariam de ter na presidencia deste sofrido pais.

  114. O gonverno Lula é igual a FHC, ou pior, pois FHC criou o fator previdenciario prejudicando os aposentados, e Lula que é o representante dos trabalhadores continua com os mesmas praticas de FHC.
    Me sinto sem opcão para votar, pois tanto faz o PT como o PSDB, são todos farinha do mesmo saco.
    Teriam opcões se o senador Paulo Paim que lutam pelos os aposentados fosse candidato a presidencia da repulblica.

  115. Senador Paulo Pain espero que naõ desista desta luta, continue que não só os aposentados mas todos os trabalhadores estão com o senhor. porque sua pulítica é voltada inteiramente para o povo, obrigado

    • REGINALDO XAVIER VASCONCELOS - Dourados Ms.

      VAMOS PRAS RUAS………..EU DOU MEU SANGUE,,,, PRA QUE OUTROS NAO SINTA O QUE ESTOU SENTINDO…..MEU PROJETO É BOM…. POLITOS …. PENSE NISSO ???….. VOU MORRER…… MAS VCS VAO SENTIR UM POUCO DE MEU SOFRIMENTO JUNTO COMIGO….. AGUARDEM……….

  116. Eu também sou um aposentado prejudicado por essa vergonha que se chama fator previdenciario. FHC foi o pior presidente do brsil, basta voce ver que quem fez

  117. Vejam so estou dentro do fogo do inferno como tantos outros brasileiros tenho 50 anos e 35,8 anos de contribuicao e nao posso me aposentar por causa do maldito fator previdenciario enquanto que o canalha do F H C se aposentou com +- 40 anos e dinheiro ah ah é só cobrar quem deve caro LULA. Parabens senador PAIM nao desista.

    • REGINALDO XAVIER VASCONCELOS - Dourados Ms.

      Eantaõ estou nesma mesma situação, isso é uma vergonha NACIONAL…. tenho 50 anos e 35 anos de contribuição se for apoesntar agora vou peerder muito né?

      NAO PODEMOS FICAR QUIETOS , VAMOS LUTAR EU TOPO IR PRA RUAS SE PRECISO VAMOS PRO PAU…. SE EU PERDER A VIDA AGORA AOS 50 ANOS LUTADO PRA UMA PAOSENTARIA MAIS JUSTO É MELHOR QUE MORRER DE FOME DEPOIS….. VAMOS LUTAR PASSAR E-MAISL, NAO É POSSIVEL QUE NAO TEM POLITIVOS SENSIVEIS, PQ ESTA INDIFERENÇA…. NAO SAO DIREITOS IGUAIS ???? PQ NAO APLICAM ESSE FATOR PREVIDENCIARIOS AS POLITIVCOS ETC… O DINHEIRO DO INSPOSTOS PAGO TEM VALOR DIFERENTES ????? EU TOPO IR PRO PAU ….. SE NAO RESOLVER NA BOA SE MORRER UNS NOSSO FILHOSD NAO VAO SOFRER…. SR,,,, LULA PODE EVITAR ISSO.

  118. Antonio Monteiro de Amorim

    Quando será aprovado o fim do fator previdenciário? Estou aguardando para aposentar. Paulo Paim, que Deus te ilumine.
    Nós contamos com voçe.

  119. ANTONIO FERREIRA DE OLIVEIRA

    O SR É DE BERÇO DE OURO – NÃO SABE QUE É SER ASSALARIADO QUE TRABALHOU 40 ANOS GANHANDO 10 – PAGANDO INPS E IMPOSTOS RIGOROSAMENTE EM EM DIA
    HOJE RECEBO 2 DOIS MISERAVEIRAVEIS SALARIO.

    SRS POLITICOS VOCES ESTÃO VIVENDO BEM COM RECURSOS DO POVO – – ONDE SAIA O DINHERIO PARA SUAS MORDONIAS E SALARIOS.- PORQUE OS APOSENTADOS TEM QUE PASSAR FOME???????????????????????????

    QUE NÃO TEM UM PARENTE APOSENTADO PASSANDO NECESSIDADES – JA ESTAMOS PRECISANDO DE UMA ESMOLINHA DO GOVERNO.
    DESDE 1991 – TODOS OS GOVERNOS VEM DESCOMPLIDO A CONSTITUIÇÃO — RELATIVO AO DIREITO ADIQUIRIDOS DE SOBRIVIVENCIA.

    OS NOSSOS POLITICOS – JUIZES E CASTAS SUPERIOR APOSENTA COM SALARIO INTEGRAL ACRESCIDOS DE REGALIAS – ENQUANTO QUEM REALMENTE TRABALHA E PAGA AS CONTAS DESTES MARAJÁS SOMOS NÓS – QUE DESDE DE 1991 SOMOS DESCRIMINADOS. JÁ SOFREMOS UMA PERCA DE ATÉ 50 POR CENTOS DOS SALARIOS. HOJE MUITO DE NÓS JÁ SOBREVIVI COM MISERICORDIA DO IRMÃO.
    ESSA É UMA CAUSA DE TODOS. HOJE VOCE É JOVEM E MANHÃ SERA MAIS UM ANCIAO/A – SEM MÍNIMA CONDIÇÕES DE SOBRIVENCIA.
    HOJE TRABALHAMOS – AMANHÃ SEREMOS COLOCADO DE LADO – SENDO UM PESO PARA O GOVERNO. QUE INVESTE BILHÕES EM OUTRAS AREAS. DESVIANDO RECURSO DO INPS. O GOVERNO AJUDA OS RICOS FICAREM MAIS RICOS E POBRES MAIS POBRES~
    SOU MAIS UMA VITIMA DE VOCES QUE ESTOU PASSANDO NECESSECIDADES.
    ANTONIO FERREIRA DE OLIVEIRA

  120. É um absurdo este tal de FATOR PREVIDENCIÁRIO, deveriam fazer isso para estes políticos que só vem atrás de nós para pedir o voto de 4 em 4 anos…

  121. Já poderia ter me aposentado em dezembro de 2008, portanto estou trabalhando de graça para o governo,mas consigo manter uma esperança ainda que muito pequena, que tudo será resolvido a favor do pobre aposentado. Agradeço a todos os Senadores que votaram pelo fim dessa covardia chamada Fator Previdenciário.

  122. Eu me lembro que na campanha lula prometeu ajudar os aposentados,mais so que ele esta ajundando a matar os aposentados.

  123. O fator previdenciario tá que nem os anistiados do governo Collor ,esta sendo usado para fazer voto pois ninguem decide nada á muita gente mas falta vontade do governo de cumprir sua palavra….

  124. Depois dos nossos funcionários perderem tanto tempo no Senado para arquivar todas as acusações contra o Sr.Sarnei, acho melhor a Câmara dos Deputados trabalharem direito e dar bom exemplo votando corretamente e justamente a favor do povoe seguindo as normas de quando o trabalhador começou a trabalhar 35 anos de contribuição e não o saldo da conta corrente da Previdência Social ou acordos de partidos.

  125. luiz carlos da costa

    comecei trabalhar com 14 anos de idade hoje tenho 52 anos tenho uma kombi de fazer carreto ja tenho 35 anos de contriiçao do inss nao consigo arrumar emprego e pago pedagio ao inss tenho pressao alta por isso por causa DO FATOR PREVIDENCIARIO ass fhc

  126. Julio Cesar Fida

    Esse FATOR PREVIDENCIARIO TEM QUE SER EXTINTO, nos não podemos ser penalisados depois de 35 anos de trabalho, politicos se coloque no lugar de um trabalhador comum, nos não temos culpa do que foi feito com nossa contribuição nos ultimos 40 anos!!
    ESSE DEPUTADO PEPE VARGAS DO PT é contra os aposentados, pois esse projeto dele tem o intuito de atrasar a votação do FATOR alem do que esses 85 e 95 alteram muito pouco esse roubo que é o FATOR PREVIDENCIARIO, marquem o nome dele e não vote mais nele.E o Sr. LULA desde que te conheço sempre compartilhei de suas ideias e opniões, sempre lutou pelos direitos trabalhistas nossos, inclusive o SR. foi contra esse FATOR PREVIDENCIARIO, agora que esta do lado do poder não decepcione o nosso povo, pois acreditamos e muito em VOCE!!!

  127. Ilmo Senador Paulo Paim, peço a gentileza de avisar o Presidente Lula, sobre o compromisso que ele tem com todos os eleitores Aposentados, no sentido de cumprir as suas promessas de campanha, e nos devolver , todos os direitos que foram furtados desde 1999 quando feriram a constituiçao de maneira hostil derrubando o artigo 618 da CLT, criado pelo saudoso Presidente Getulio Vargas, em primeiro de Maio de 1943 , e implantado esse plano mercenario,chamado fator previdenciario. Presidente Lula, esta me parecendo que V.Excia fala uma coisa e pratica outra , pois muito nos surpreende o senhor permitir que este cancer deixado pelo seu antecessor, continue a prejudicar todos os trabalhadores do Brasil, e faz vistas grossas. Acabe logo com este mal , pois so’assim nossa candidata sera’ eleita em 2010. do contrario correremos o risco das TUCANALHADAS, tomarem o poder novamente, e ai todo o seu trabalho de oitos anos, ira para o ralo. Aqui do lado de fora, percebemos claramente que eles querem puchar o seu tapete de qualquer maneira, portanto fique bem esperto, nao queremos assistir uma nova devastaçao no Brasil, como foi o mandato do tucano FHC.

    • ANTONIO FERREIRA DE OLIVEIRA

      ESTAMOS SENDO ROUBDO DESDE DE 1991 – COMEÇOU COM COLOR DE MELO
      29 da Lei 8.213/91 – lei estupida que coloca a APOSENTADO A BEIRA DA MAREGURA

      O SR É DE BERÇO DE OURO – NÃO SABE QUE É SER ASSALARIADO QUE TRABALHOR 40 ANOS GANHANDO 10 SALARIOS MININIOS E HOJE TEM, QUE VIVER COM DOIS SALARIOS MISERIAS.

      SRS POLITICOS VOCES ESTÃO VIVENDO BEM COM RECURSOS DO POVO – – ONDE SAIA O DINHERIO PARA SUAS MORDONIAS E SALARIOS.- PORQUE OS APOSENTADOS TEM QUE PASSAR FOME???????????????????????????

      QUE NÃO TEM UM PARENTE APOSENTADO PASSANDO NECESSIDADES – JA ESTAMOS PRECISANDO DE UMA ESMOLINHA DO GOVERNO.
      DESDE 1991 – TODOS OS GOVERNOS VEM DESCOMPLIDO A CONSTITUIÇÃO — RELATIVO AO DIREITO ADIQUIRIDOS DE SOBRIVIVENCIA.

      OS NOSSOS POLITICOS – JUIZES E CASTAS SUPERIOR APOSENTA COM SALARIO INTEGRAL ACRESCIDOS DE REGALIAS – ENQUANTO QUEM REALMENTE TRABALHA E PAGA AS CONTAS DESTES MARAJÁS SOMOS NÓS – QUE DESDE DE 1991 SOMOS DESCRIMINADOS. JÁ SOFREMOS UMA PERCA DE ATÉ 50 POR CENTOS DOS SALARIOS. HOJE MUITO DE NÓS JÁ SOBREVIVI COM MISERICORDIA DO IRMÃO.
      ESSA É UMA CAUSA DE TODOS. HOJE VOCE É JOVEM E MANHÃ SERA MAIS UM ANCIAO/A – SEM MÍNIMA CONDIÇÕES DE SOBRIVENCIA.
      HOJE TRABALHAMOS – AMANHÃ SEREMOS COLOCADO DE LADO – SENDO UM PESO PARA O GOVERNO. QUE INVESTE BILHÕES EM OUTRAS AREAS. DESVIANDO RECURSO DO INPS. O GOVERNO AJUDA OS RICOS FICAREM MAIS RICOS E POBRES MAIS POBRES~
      SOU MAIS UMA VITIMA DE VOCES QUE ESTOU PASSANDO NECESSECIDADES.
      ANTONIO FERREIRA DE OLIVEIRA

  128. Este “O outro lado da notícia” agora está só no endereço http://www.outroladodanoticia.com.br, com novo visual.

    Dê uma passada lá e deixe a sua opinião.

    Grande abraço.

  129. ATENÇÃO…APOSENTADO NÃO QUER ESMOLAS, QUER LEI JUSTAS. QUEM TRABALHOU A VIDA TODA PELO PAIS NÃO SÃO OS CAUSADORES DOS ROMBOS DOS COFRES PÚBLICOS. COMNATAM A CURRUPÇÃO E DEEM AOS APOSENTADOS A LEI JUSTA EM VEZ DE OFERECER ESMOLAS…VEJAM O RESULTADO DA REUNIÃO DE ONTEM:

    B10 ECONOMIA QUINTA-FEIRA, 13 DE AGOSTO DE 2009
    O ESTADO DE S.PAULO
    PREVIDÊNCIA
    Governo usa reajuste de pensão como moeda de troca.
    Exigência foi que as entidades de aposentados e centrais sindicais
    engavetem projetos que modificam regras de concessão dos benefícios
    Isabel Sobral
    BRASÍLIA
    O governo exigiu ontem das entidades de aposentados da previdência social e centrais sindicais o compromisso de engavetamento dos projetos de lei que modificam regras de concessão dos benefícios previdenciários, antes de apresentar sua proposta para recuperação do valor das aposentadorias cujos valores são superiores ao salário mínimo. Como isso não foi possível, um novo encontro foi agendado para a próxima terça-feira.
    O governo está disposto a conceder em 2010 um reajuste acima da inflação acumulada este ano para mais de oito milhões de segurados. As entidades querem pelo menos 3% de reajuste real que, somados à inflação projetada para 2009, representaria uma correção total de 7% nos valores finais.
    “O governo afirmou que há condições para dar um aumento real, mas não se discutiu hoje (ontem) o índice porque não passamos da premissa inicial do compromisso”, comentou o deputado Pepe Vargas (PT RS), relator na Câmara do projeto de lei que extingue o fator previdenciário do cálculo das aposentadorias, uma das propostas que o governo quer ver abortada.
    O presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), disse que diante da condição imposta era preciso que as entidades voltassem a conversar com as suas “bases”. “Não temos autorização para fazer esse tipo de acordo agora”, afirmou.
    O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique Silva, relatou que os sindicatos argumentaram com os ministros da Secretaria Geral, Luiz Dulci, e da Previdência, José Pimentel, que comandaram a
    reunião, que, para abrir mão dos projetos era preciso primeiro saber o que o governo tinha a oferecer.
    Os ministros, por outro lado, insistiram que, para isso, queria a garantia do engavetamento das propostas. “Acabou virando aquele debate sobre quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha”, afirmou Artur Henrique.
    A tentativa do governo com a negociação é evitar uma potencial “explosão” das contas previdenciárias, que ocorreria com a aprovação de projetos como o que acaba como fator, um segundo que vincula os benefícios ao salário mínimo e outro que aplica a política de reajuste real do mínimo a todos os benefícios. O governo prefere a elevação pontual das despesas previdenciárias em 2010, que também é um ano eleitoral, com a concessão do reajuste real aos beneficiários que ganham mais que um salário mínimo.
    O Ministério da Previdência calcula que todos os projetos, se aprovados, elevariam os gastos dos atuais 7% do Produto Interno Bruto (PIB) para algo em torno de 23% PIB até 2050.
    O reajuste real para oito milhões de aposentados e pensionistas no ano que vem, por outro lado, custaria em torno de R$ 3,6 bilhões extras, que para o governo poderiam ser compensados em parte pela retomada do crescimento econômico e pelo aumento de contratações de empregados com carteira assinada. Sem contar o reajuste real, o déficit nas contas previdenciárias projetado para 2010 é de R$ 40 bilhões.
    As centrais sindicais querem ainda o compromisso do governo de que flexibilizará o fator previdenciário de forma a diminuir seu impacto nos valores dos futuros benefícios, e querem ainda a garantia de que a política de reajuste real do salário mínimo será fixada em lei até 2023.

    FIQUEM ALERTAS!!!!!!!!!

  130. A *CLT* (Codigo da Legislaçao Trabalhista, foi criada em 1943, pelo saudoso Presidente Getulio Vargas, atravez do decreto lei5452 e foi promulgada em primeiro de Maio de 1943, que passou a regulamentar todos os direitos e deveres dos trabalhadores do Brasil, e imcorporada na Carta Magna da Constituiçao Brasileira. Agora nao entendemos como um Presidente teve o displante de derrubar o artigo 618 da CLT, direito adiquirido pelos trabalhadores Brasileiros, desde 1943, e implantar este maldito fator previdenciario, desde 1999, e nao ter ninguem ate hoje que elimine este cancer deixado pelo mercenario FHC, que so vem roubando os ganhos dos Aposentados. Presidente Lula, estamos decepcionado com a indiferença que V.Excia olha pelo bem estar dos velhos Aposentados. Nao se esqueça de que os velhos Aposentados , sao todos eleitores e hoje no Brasil, somos mais de 26 Milhoes, que somando aos seus familiares este numero triplica, Pense nisso Presidente Lula.

  131. Convido a gurizada que chuta o balde aqui nessa versão do “O utro lado da notícia” a migrar para o endereço http://www.outroladodanoticia.com.br para esquentar a polêmica lá. Este endereço tem maior alcance. Vamos lá?

    Forte abraço a todos.

  132. Nilson de OLiveira

    O GOVERNO DEVERIA DAR PARA O TRABALHADOR NA HORA DE SE APOSENTAR UMA GRATIFICAÇÃO DE 3;5% A TITULO DE BONIFICAÇÃO PELA CONTRIBUIÇÃO DE TRINTA E CINCO ANOS DE TRABALHO DURO E RETIRAR O MALDITO FATOR PREVIDENCIARIO !! GRATO !!

  133. Nilson de OLiveira

    Parabéns !!! Senadores que ainda tem personalidade e carater de verdade e merece nosso respeito !! Senador Paulo Paim ! Mauro Couto !! Mão santa !! e Pedro Simon !! vamos eliminar o fator previdenciario !!! muito Grato !!!!!!!!
    nilsondeo@bol.com.br !!

  134. -Paulo Paim voce é um (homem político) ,como exemplo para outros . Obrigado Paim pela luta em favor dos aposentados!

  135. GILBERTO BERNARDO DA SILVA

    Com a queda do fator será que nós ja aposentados vamos ser agraciados, ou somente os futuras aposetados.

  136. Estamos esperando que seja logo esta queda do Fator previdenciario. e nada de 85 e 95 isto continuaria do mesmo tamanho .

  137. Nilson de OLiveira

    Projeto de Lei 3299/08 que extingue o ator previdenciario, tramita no congresso mas até agora nada…Vai ficar para quando??? Pelo menos temos representantes como o Senador PAULO PAIM que admiro muito, luta pela classe trabalhadora e o Senador Mauro Couto para relembrar que temos projetos importantes a serem votados

    obrigado pela luta !!!
    nilsondeo@bol.com.br !!!

  138. Senador Paulo Paim, voce esta de parabens pelo projeto da extinsão do MALDITO Fator previdenciario. Essa maldita herença DESSE tal de FHC.

  139. Presados colegas, estamos convictos de que o Presidente Lula e’ que esta melando a aprovaçao dos projetor do Senador Paulo Paim que regulariza os salarios dos Aposentados, pois ele teve a autonomia de emprestar para o FMI, uma quantia astronomica, e em seus comentarios afirma que vai vetar os projetos, caso a Camara, aprove. Ficamos bastante decepcionados com o comportamento do nosso Presidente, pois a alguns dias atraz ele declarou que nao ia mais dezonerar impostos, e sim dar aos pobres, o que nao e’ o caso dos Aposentados, pois o que queremos e justiça, visto que estamos pleiteando um direito adiquirido desde 1943, lei criada pelo saudoso Getulio Vargas, e foi violada pelo mercenario FHC e implantado este maldito fator previdenciario. Nao acreditamos que o nosso Presidente, se compactue com este plano maldito, andando de braços daos com seu peor inimigo FHC, a ponto de permitir que continue sacrificando todos os Aposentados do Brasil. Parece que V.Excia nao quer mesmo eleger sua sucessora em 2010, pois somente os Aposentados, somam mais de 25 milhoes e todos sao eleitores, pense nisso Ilmo Sr. Lula.

  140. MANOEL BARROS DORIA FILHO

    Senador PAULO RENATO PAIN, estou com o senhor fim do fator previdenciario já, meu voto sempre foi quem ajuda os pobre.

  141. Presados colegas, perceberam que os politicos nao tem tempo de resolver os problemas dos Aposentados, pois todo o tempo deles, estao ocupados em solucionar as MARACUTAIAS que eles mesmos criam, pois e um rolo atraz do outro. Senhores politicos, com alguma resalva, precisam ser mais legitimos, pois sao os verdadeiros representantes do povo. Da maneira que agem, estao e incentivando a bandidagem aqui fora. Nao sejam tao gananciosos e coloquem dignidade tanto no Concresso, quanto na Camara, pois da forma que esta ocorrendo, o povo que os elegeram, estao e sentindo vergonha de tudo isso.

  142. Presados colegas,a gente sempre comenta, os parlamentares nao tem tempo de solucionar os problemas dos Aposentados, pois eles estao sempre ocupados com as maracutaias que eles mesmo criam. Sao mesmo um bando de Rapozas famintas que somente defende os casos de interesse proprio, e os Aposentados tem que esperar, ate quando nao sabemos. Ano que vem tem eleiços e eles irao precisar dos nossos votos. Temos que ficar atentos, pois nem o Presidente Lula esta merecendo o nosso apoio

  143. Otalino José de Farias

    Cada dia que passa fico mais confiante com os comentários de que, teremos novidades logo no início do próxim mês de agosto. Isso é bom para todos, ainda mais para mim que, já fui muito desesperançado quanto ao fim do Fator Previdenciário. Espero que os anseios de milhões de Aposentados, Pencionistas e todos os seus familiares. Deus está conosco, vamos acreditar que tudo, vai se tornar favorável a nosso favor. Vamos nos considerarmos os seres viventes mais acessíveis a vontade de Deus, em seu plano de “Amor”. Não há mais o que fazer, pois os comentários e críticas construtivas já fizemos. Vamos confiar em Deus, pois só restam, Agôsto, Setembro, Outubro e Novembro para vermos o resultado qual for. Em Dezembro já sabemos que, os Parlamentares com nós, estaremos em festas de final de ano. Para o próximo só vamos ter política o ano inteiro, tomara que seja melhor para o povo brasileiro. Esperança não vai faltar, copa do mundo e mudança de govêrno. Há quem diz que o govêrno que aí está é bom. Eu, francamente tenho as minhas dúvidas. O que estamos vendo de mau exemplo: no Senado, na câmara dos Deputados e no Poder Executivo. Queira Deus, que as coisas mudem. Um abraço.

  144. luiz carlos da costa

    OBRIGADO SENADOR PAULO PAIM SUA LUTA PELO POVO BRASILEIRO CONTRA FATOR PREVIDENCIARIO E ESPERO QUE O SENHOR PRESIDENTE LULA ASSINE E EXTINÇAO DESTA LEI ASSINADA POR fhc

  145. O fator previdenciario tem que acabar, e nada de 85 e 95, trabalhamos 35 anos, para se aposentar e pronto, calculem a MÉDIA CORRIGIDA DOS 35 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO e ai sim chega-se ao valor da aposentadoria decente, e reajusta-se a aposentadoria nos mesmos percentuais do sálario mínimo, pronto encerrou-se a discussão, essa medida deveria ser para todo trabalhador, quer seja privato, municipal, estadual ou federal, principalmente para politicos, ai seria igual para todos.

  146. alerta, vamos lutar pelos nossos direitos. não podemos deixar que eles criam leis para favorecer a classe A ou B. Eu não sou economista, mas sei bem como funciona o sistema financeiro do inss. Aos leitores, vamos divulgar o maxímo possivel desta lei 3299/2008. Quando a carteira de trabalho é registrada, a porcentagem de arrecadação referente á futura aposentadoria já é estabelecida pela lei. E esta lei não da o dereito de escolha de qual porcentagem podera ser recolhida para contribuição á aposentadoria. portanto, porque quando vamos aposentar por tempo de contribuição o valor da sua aposentadoria é diminuida?

  147. Presados colegas internautas, especialmente o xara Osvaldo Bertolino. leiam com atençao= A CPI DA PETROBRAX E A TUCANALHADAS.. O ex Presidente FHC e seus dois ministros Pedro Malan e Jose Serra, queriam privatizar a Petrobras, pois ate pretenderam trocar de nome, para Petrobrax, para tirar essa marca de Brasil, que era negativa para eles. Queriam torna-la uma Empresa Global, facil de ser submetida a leilao, no mercado Internacional. NAO CONSEGUIRAM. Seus impetos intreguistas, durou menos de 24 Horas, diante da revolta e do clamor Nacional. Se deram conta que naquele momento, tinham avaliado mal os sentimentos patrioticos do povo Brasileiro, foram obrigados a recuar com seu ardor privatizante e entreguistas, porem nunca abandonaram seus propositos , tanto assim que venderam , um terço das açoes da Petrobras, na bolsa de valores de Nova York, como primeiro passo para a privatizaçao da Empresa. Em seguida colocaram em pratica um programa economico, o mais anti Nacional possivel, dando mais abertura ao capital estrangeiro, sob o mando do mercenario FHC, e seus dois ministros Pedro Malan e Jose Serra, enfim quebraram a Naçao trez vezes e depois correram pedir mais emprestimo ao FMI, assinando como garantia, as cartas de intençao, de submissao aos organismos financeiros Internacionais. Enfim criaram uma crise e em 1999, subiram as taxas de juros a 49% ao mes, e implantaram o MALDITO, fator previdenciario, para forçar o capital especulativo, impondo uma recessao tamanha, que faltou pouco para o Brasil ir a falencia. Em 2002 a economia so voltou a se recuperar, quando o Presidente Lula foi eleito pelo povo Brasileiro, inclusive com a ajuda dos Aposentados. Na ocasiao foi descoberta que entre as clausulas secretas, da carta de intençao assinada , constava a privatizaçao da Petrobras, Banco do Brasil e Caixa Economica, documentos estes que foram destruidos. Quando o Presidente Lula, no seu sexto ano de Governo, tem apoio de 80%, da populaçao, enquanto que a frustaçao das TUCANALHADAS, era enorme, pois viram a Petrobras se transformar na maior empresa Brasileira, senao uma das maiores do mundo. Conseguiram a auto suficiencia em Petroleo para o Brasil, descobriram o PreSal, entre outras conquistas, mostrando seu carater patriotico, na construçao de um Brasil forte. Entretanto eles nao se conformaram e no grito, impuzeram uma CPI, para investigar a Petrobras, o que seria mais correto uma CPI para investigar o porque de PETROBRAX.. Porque lhes doi tudo que seja Nacional, tudo que represente crescimento do Brasil, como Naçao. Pois sao os legitimos corvos do seculo xx1, uma cambada de mercenario, Lesa Patria, que sente asco, pelo povo e pelo Brasil. Por isso nao exitam em usar todo tipo de artimanha, para tomar o poder novamente e seguir dilapidando o patrimonio publico. Entao minha gente, tudo isso e um alerta, principalmente para os Aposentados, mais distraidos que esquece com facilidade, o que aconteceu a pouca tempo atraz, no sentido de evitar mais desgraça para o Brasil e seu povo sofrido, principalmente os Aposentados.

  148. luiz carlos da costa

    Parabens ao Senador Paulo PAIM por esta do lado dos aposentados e contra esta lei assinada pelo sr fhc o tal FATOR PREVIDENCIARIO que achata o valor de quem tanto lutou e trabalhou espero que o nosso presidente da republica SR LULA defendeu no sindicato dos trabalhadores PT partido dos trabalhadores LULA agora e a hora de vc mostrar a favor dos quem ja trabalhou para nosso país eu sei que o sr nao vai nos decepcionar com fez fhc obrigado LUIZ CARLOS

  149. Presados colegas internautas, si dependermos da vontade das tucanalhadas, nunca vamos ter os nossos salarios corregidos pois foi o chefe dos tucanos, Sr. FHC e seus dois ministros Pedro Malan e Jose Serra, que criaram este maldito fator previdenciario que vigora ate hoje e infelismente com a conivencia do nosso Presidente Lula. ate que ele concorda com a ideia de prejudidicar mesmo com vid dos Aposentados, porem nao se esqueça que ano que vem, tem eleiçoes e estamos de olho em quem hoje nos vira as costas, pois vamos dar o troco. Cuidado Presidente Lula.

  150. Sidney Vasconcellos

    Seria muito justo porem é difícil de acreditar que “isto” vá pra frente,pois o Senador Pain é do PT ( Governo ) e como já estão em campanha eleitoral para presidente, acredito que seja mais uma “espuma” para fortalecer o substituto do Lula, que na minha opinião vem fazendo um bom governo, apesar de algumas declarações inapropriadas. Declaro isto, porem espero estar sendo muito pessimista.

  151. Em meio a tantos escandalos e falcatruas divulgadas ultimamente, ficamos meio desesperançados com este pessimos exemplos de nossos representantes. Mas felismente existem pessoas como o sr. Paulo Paim, que realmente abraçou e defende uma causa, que antes ninguem enchergava, esta tabela de expectativa de vida é um roubo ao cansado trabalhador, que contribui toda uma vida e ve seu salário reduzido. Que DEUS de forças ao sr. Paim para vencer esta batalha e restituir nossos direitos. Desde já tem o meu voto e todos que puder convencer a elege-lo em qualquer cargo que venha a se candidatar! Vamos todos nos mobilizar!

  152. Carissimo Deputado nós aqui de Santa Catarina estamos orgulhos e esperançosos que o Senhor consiga vencer essa luta e possa dar uma enorme alegria a esse povo tão trabalhador mas tão pouco reconhecido,quando sua vóz se fez ouvir por milhares de brasileiros,principalmente nos que estamos lutando para nos aposentar com dignidade nesse pais que esta confiando e confia num Presidente que veio das classes mais desfavorecida e conhece todos os problemas desse povo, caro DEPUTADO independentemente do resultado da sua luta nós aqui do sul vamos reconhecer e saber em quem votar . Por favor não recue e que DEUS retire todos os obstaculos do seu caminho.

  153. Senhores e senhoras aposentados vamos todos no ano que vem votar corretamente , os acima de 65 anos tambem vamos mostrar nossa força nas proximas eleiçoes!!!! Brasil acima de tudo!!

    • Tem que limpar a casa Roberto, q estão muito tempo ali e quem entra fica igual .. colocando tdos novos, vão iniciar aprendento q escola em andamento os professores já tem doutorado…iniciante ainda tem q aprender!!! e o negócio é bom d+ q nínguém quer sair…eles voltam tdos como candidatos com as mesmas promessas…mas só fica nelas, nada muda….

  154. “Peço, a quem está para encaminhar sua aposentadoria, que espere um pouco mais. Vamos derrubar o fator”, declarou ele.

    Quando leio isso fico indignada… eu e outros que aposentamos no fator com tantas perdas vamos ficar abandonados??? Façam as coisas direito …se vão corrigir porque vcs próprios acham injusto… e quem se aposentou nele não foi.. gostaria q alguém me respondesse! prá eu consiguir entender se tá tirando o mal tem cortar pela raiz!!!

  155. Otalino José de Farias

    Como já disse em outros comentários, pior do que o fator previdenciário, só existiu a escravatura no tempo do Brasil Império. Agora esperamos que apareça alguém com a mesma coragem da Princesa Izabel. Sofro na carne os descontos no meu salário, originado pelo famigerado Fator Previdenciário. O Sr. FHC não vai mais prejudicar os brasileiros, pois só num ato de criar fator previdenciário, provocou mais danos com a humanida do que juda escariote quando traiu “Jesus Cristo”. Vamos pedir a Deus que não deixe nascer no meio da humanidade atual outro Fernando Henrique Cardoso. Não merecemos tanto castigo como este. Não estou falando por acaso, somos milhões de brasileiros Aposentados, Pensionistas e familiares, sofrendo os malefícios tão pernicioso provocado por um ato maldoso de uma pessoa que foi presidente e diz ser formado em sociologia, mas que antiumano junto ao povo brasileiro que gostaria de chamá-lo de irmão, o que na realidade não o é. Jesus Cristo disse no Evangelho de hoje, meus irmãos são aqueles que fazem a vontade do nosso pai que está no Céu. Um abraço meu recado está dado. Vamos votar com conciência naqueles que realmente faz a vontade de Deus.

  156. o senhor lula se vc vetar o projeto do senador paulo paim vc nunca mais tera o poder e nem conseguira tbm eleger se ssucessor estamos de olho no senhor viajante vc esta pior q o FHC cuidado

  157. qro agradecer o senador paulo paim pelo projeto q acaba com o fator previdenciario q e um roubo contra os aposentados pois e um massacre terrivel estamos de olho e sabemos quem esta do lado dos mais fracos e a nossa resposta daremos nas urnas q deus abençoe o senhor e q multiplique seus anos de vida para q o senhor possa nos ajudar para q a justiça seja feita não queremos nada do governo so aquilo q nos pertence por direito afinal ajudamos o brasil a evoluir a crecer pagamos juros a te do ar que respiramos nao e justo este fator e queremos dizer ao senhor lula q o senhor mudou de lado aproveita por que se o senhor nao apoiar o senador paulo paim nunca mais o senhor sera eleito e tbm nunca mais votaremos em quem o senhor indicar seu governo esta massacrando o trabalhador estamos de olho no senhor

    • por favor senador pelo amor de deus derrubem este fator ainda este anos se não teremos q pagar mais pedagio ainda estamos colocando nossa confiança no senhor e estamos pedindo a deus para q ele te abençoe pois esta perdas sao na realidade nosso convenio medico q na verdade o governo teria de dar um plano de saude gratuito a todos aposentado pois fomos nos q fizemos este pais crecer e nossa resposta daremos nas urnas e o senhor sera reconpensado fk c deus grato

  158. as pessoas q/ estão aposentando com f.prev.são os q/ viveram em epoca,q guando tinha q/trabalhar p/ajudar os pais no susteto ,por tanto na sua grande maioria ,são pessoas q/trabalham na infancia , e quando comprimos nosso deveres , inventam esse redutor confiscando nossas migalhas,por que o teto e tão baixo q/ não precisava dessa baixaria…………..etc,

  159. Adilton C.Silva

    QUERO ME DIRIGIR AS PESSOAS, QUE DEIXARAM SEU COMENTÁRIO. PESSOAS DE BOA INDOLI, QUE ESPERAVAM DOS POLITICOS, DAQUILO QUE PROMETERAM NOS PALANQUES, AINDA TINHAM ESPERANÇA, POREM DO QUE ESTA SE VENDO, TANTO NO CONGRESSO, TANTO NO SENADO, ASSIM COMO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS, E DO PROPRIO PRESIDENTE, JÁ MAIS ESPEREM ALGUMA COISA EM FAVOR DO TRABALHADOR, QUE É A TÃO SONHADA APOSENTADORIA, É A PIOR PARTE DA SUA VIDA, VIDA DE MISÉRIA, POIS JÁ ESTA VELHO, E MUITAS VEZES SEM SAÚDE, AI É JOGADO NO LIXO, COMO UM BAGASSO, QUE SUGARAM A SAUDE, A IDADE, E AGORA SOBRA O DESPRESO.QUE NOSSOS APOSENTADOS DA INICIATIVA PRIVADA, SE APOSENTADORIA NÃO PAGA NEM OS REMÉDIOS. ONDE O FUNCIONALISMO PUBLICO SE APOSENTA ATÉ COM 24,000,00POR MES DE SÁLARIO. INFELISMENTE AQUI É BRASIL. MINHA GENTE DEPOIS, QUE VÍ E ASSISTI, NÃO ESPEREM POR FIM DO TAL FATOR PREVIDÊNCIARIO.SÓ SAIRIA SE FOSSE EM FAVOR DA MAFIA POLITICA, EM BRASILIA, AQUELES QUE SÃO DA INICIATIVA PRIVADA, NEM VÃO CHEGAR A SE A´POSENTAR , VAI MORRER ANTES. ESTE É O MEU RECADO, AQUELAS PESSOAS QUE TANTO SONHAVAM, COM UMA APOSENTADORIA DIGNA.

  160. Adilton C.Silva

    CARO DEPUTADO PAULO PAIM? PARE DE BLA BLA ,BLA, O MALDITO FATOR PREVIDENCIARIO, NÃO VAI SAIR NUNCA POIS NÃO TEM NEM PAUTA PARA VOTAÇÃO, E ESTES IDIOTAS FICAM FALANDO ESTOU FAZENDO FORÇA PARA O FIM DO FATOR PREVIDENCIARIO. E MAIS IDIOTA, E QUEM ACREDITA NESTES POLITICOS SAFADOS, MENTIROSOS, É SÓ TIRAR OS LADRÕES DO SENADO, ENTRAM NO SENADO JÁ VIRA LADRÃO, COMO FOI O MANDO DO TAL RENAN CALHEIROS, AGORA ESTE SAFADO DO SARNEY SARNEY É SARNENTO, DAI O VIAJANTE LULA, FALA QUE SE TIRAR O FATOR PREVIDENCIARIO, QUEBRA O INSS, É SÓ TIRAR OS LADRÃO DO SENADO.QUE SOBRA DINHEIRO PARA TUDO, DE PREFERENCIA PARA A SAÚDE.E O POVO QUE DEIXE DE SER IDIOTA E ACREDITAR EM FIM DE FATOR PREVIDENCIARIO, ISTO JÁ MAIS IRA ACONTECER, SE É PARA FAVORECER O TRABALHADOR JÁ MAIS ISTO ACONTECERÁ, AGORA SE FOR EM FAVOR DOS LARÁPIOS TUDO É VOTADO NA CALADA DA NOITE, E POR BAIXO DOS PANOS, DA ATE NOJO DE DIZER QUE É BRASILEIRO,NO GOVERNO SÓ TEM FALCATRUA, EM FAVOR DOS POLÍTICOS. QUEM TRABALHA ELES QUEREM QUE CONTINUEM TRABALHANDO, PARA SUSTENTAR OS POLITICOS EM BRASILIA, PARA QUE APOSENTAR , OS TRABALHADORES TEM QUE CONTINUAR A TRABALHAR PARA SUSTENTAR ELES EM BRASILIA, POIS COMO FICARIA A MAMATA. E TEM GENTE QUE SE APOSENTAR AGORA IRA MORRER DE FOME , COM ESTE PRESIDENTE QUE ELEGERAM, O BRASIL VAI VIRAR UMA SOMALIA , DA VIDA. SR PAULO PAIM QDO O PRESIDENTE LULA VAI VISITAR O BRASIL?

  161. Excelentíssimos Senhores Deputados, Senadores e Presidente da República:

    Por favor derrubem este “FATOR PREVIDENCIÁRIO” ele é uma tremenda injustiça com os trabalhadores que tão cedo começaram a trabalhar e ajudar este País a crescer. Quantos anos de sacrifício e estresse os trabalhadores enfretam no dia a dia, imaginem só os que desde muito cedo começaram a trabalhar.
    Ano que vem é de Eleição e acho que só devemos votar em quem derrubar este injusto FATOR PROVIDENCIÁRIO.

  162. Albonisa Menezes

    Kd as forças sindicais desse País, Q vergonha irmos pra 2010 sem derrubar esse Maldito Fator Previdenciario, que os vagabundos criaram. Sim, pq vagabundo é quem prejudica as pessoas batalhadoras. Vc q sabe seu Lula, Se quiser Dilma como sua sucessora, fique do nosso lado, O povo ja está amadurecendo. Um dia agente acorda pra realidade. Pare um pouco nesse país. …
    Estamos de olho, vamos saber dar o troco.

  163. Na verdade quando mais precisamos da aposentadoria na nossa velhice, alem da saude perdemos tamben , para o fator previdenciario, POR FAVOR SENADOR PAULO PAIM DERRUBE ESTA LEI, E QUE A CAMARA DOS DEPUTADO SEJA RAPIDA, AS ELEIÇOES ESTA CHEGANDO, estamos de OLHO?

  164. JOEL FERNANDES

    TODOS SOMOS DESIGUAIS PERANTE A LEI,ENQUANTO SERVODOR PUBLICO TEM ESTABILIDADE E SE APOSENTA COM VALOR INTEGRAL, CHEGANDO A VALORES ASTRONOMICOS,NÓS, DA INICIATIVA PRIVADA TEMOS QUE MENDIGAR QUE UMA PROPOSTA DE LEI SEJE APROVADA PARA QUE TENHAMOS ALGUMAS MIGALHAS A MAIS EM NOSSAS TÃO ESPERADAS APOSENTADORIAS.SE UM SERVIDOR PUBLICO SE APOSENTA COM 24.500,00(VINTE E QUATRO MIL E QUINHENTOS REAIS)POR MÊS, TODOS OS APOSENTADOS TEM O MESMO DIREITO,POIS TODOS SOMOS IGUAIS PERANTE A LEI.ISTO SIM SERIA RESPEITAR A LEI.ESTAMOS DE OLHO.

    • NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES VAMOS DEMONSTRAR O QUANTO ESTAMOS DECEPCIONADOS COM A NOSSA CLASSE POLITICA. SEM DÚVIDA IREMOS VOTAR EM ALGUEM QUE NUNCA FOI ELEITO, QUEM SABE SE RENOVARMOS ELES ENTENDERÃO O RECADO.

  165. o governo enrola os aposentados, dá para perceber que eles querem esse dinheiro para suas farras, divisão, e daí por diante. no ano que vem tem eleição, quero ver a cara do presisente pedido voto e qual será a sua justificativa para os aposentados
    abre o olho presidente, e senadores e deputados, não estamos mortos ainda.

    • COMO OS APOSENTADOS SOFREM NA MÃO DESSES GOVERNANTES… O PRESIDENTE Q FALA Q FOI SINDICALISTA SE POSICIONA HOJE, A FAVOR DO CONTRA… GOSTA DE ESTAR NA MIDIA MUNDIAL, CADA DIA ESTA NUM PAÍS ….SÓ VEM BUSCAR O DINHEIRO NO BRASIL!! DEPOIS Q VIROU PRESIDENTE ESQUECEU TDO…

  166. A falta de respeito com os aposentados é uma vergonha com quem contribui uma vida inteira para encher os cofres
    do INSS.Agora estão dizendo que o Senador Paim, que é o único a nos defender tbem está jogando sujo, pois ,dizem estar negociando com o governo a sua candidatura a vice presidência, eu ainda não acredito nisso, aínda confio que existem políticos corretos

    • EU N ACREDITO NÃO…MAS QDO SE TRATA DE POLÍTICO PODE SE ESPERAR TDO…QUE A CAUSA Q ELE DEFENDE SÓ VAI ADIANDO…NUNCA TEM UM FIM!

  167. Boa, xará!

    A “tucanalha” é tudo isso e muito mais.

    Continue mandando bala.

    Abraço.

  168. **AS TUCANALHADAS VOLTAM A CARGA** Os tucanos queriam privatizar a Petrobras, como parte do acordo assinado com o FMI. Pretenderam ate trocar o nome da empresa, por Petrobrax, para tirar essa marca de Brasil, negativa para eles e torna-la uma empresa Global, a ser submetida a leilao no mercado Internacional. NAO CONSEGUIRAM, seus impetos intreguistas durou menos de 24 Horas. Pois diante da revolta e do clamor Nacional, tiveram que recuar , pois si deram conta que naquele momento, tinham avaliado mal os sentimentos patrioticos do povo Brasileiro, pois haviam ido longe de mais nos seus ardores privatizantes e entreguistas. Mesmo assim nao abandonaram seus projetos, tanto assim que conseguiram vender um terço das açoes da Petrobras, na bolsa de Nova York, como primeiro passo para a privatizaçao da nossa poderosa Estatal. Depois colocaram em pratica, um programa economico, o mais antinacional possivel onde deu maior abertura ao capital estrangeiro, realmente um plano maquiaverico, sob o comando do mercenario FHC e seus dois ministros, Pedro Malan e Jose Serra.Quebraram a Naçao, tres vezes e correram pedir mais emprestimo ao FMI, assinando como garantia, as cartas de intençao de submissao aos organismos financeiros Internacionais. Em 1999 aumentou as taxas dos juros a 49% ao mes, criou o maldito Fator Previdenciario, para forçar segurar o capital especulativo e impuseram uma recessao que a economia so voltou a se recuperar, quando o governo Lula assumiu a Presidencia da Republica. Entre as clausulas secreta da carta de intençoes assinadas, revelou que constava a privatizaçao da Petrobras, Banco do Brasil,Caixa Economica, etc,etc,etc. O Presidente Lula, no seu sexto ano de Governo, tem o apoio de 8O % da populaçao, enquanto que a frustaçao das TUCANALHADAS, era enorme pois viram a Petrobras si transformar na maior empresa Brasileira, senao uma das maiores do mundo, pois conseguimos a auto suficiencia em petroleo para o Brasil. E para maior alegria, a Petrobras , descobriu o PreSal, entre outas tantas conquistas, do povo Brasileiro, dirigido por um Homem simples , porem Patriotico e que em momento algum pensou em privatizar, qualquer Estatal, e defende o bem do Brasil . Com tudo isso, as TUCANALHADAS, nao se conformaram e na surdina, organizaram uma CPI, contra a Petrobras, com a intensao de denegrir a sua imagem, e pensando na possibilidade de assumirem o poder, ficaria bem mais facil de privatiza-la. Si analizarmos bem tudo o que aconteceu, chegamos a conclusao de que sao os corvos do seculo XXl, uma cambada de mercenarios , le’ga Patria, que sentem asco pelo povo e pelo Brasil . Tudo isso e um pequeno alerta aos eleitores distraidos que esquecem com facilidade, tudo o que aconteceu a pouco tempo atras, no sentido de evitar mais desgraça para o Brasil e seu povo sofrido.

  169. Ilmo Senador Paulo Paim , onde esta a palavra do Presidente da Camara , Deputado Michel Temer , que garantiu a V.Excia que votaria os seus tres projetos em favor dos Aposentados. Isto na semana passada. Vale a pena cobra-lo pois quem cala, consente e ja estamos cansado de promessas.

  170. Neste momento precisamos de apoio total dos sindicatos de classe no sentido de pressionar os politicos e todos temos de ficar alerta na hora de votar nos deputados que ficarem contra, inclusive no candidato indicado para presidente, caso seja vetado pelo atual. Não podemos mais tolerar esta escravidão previdenciária.

  171. Silvestre Correa Vieira

    Senador Paulo Paim.
    Grande trabalho, parabéns ! È preciso que haja seriedade neste País, pois não é justo uma pessoa que trabalha desde 14 anos de idade ainda ter que trabalhar mais ainda porque a previdencia não tem dinheiro para pagar, (e eu com isto?) o que é pior a redução é drástica. Lembrem-se que o aposentado necessita de hospitais que o governo não oferece, de remédios…….

  172. Ilmo . Senador Paulo Paim , lamentavelmente, e’ como sempre comentei, as TUCANALHADAS, querem tomar o poder, a qualquer preço, citando como exemplo o episodio do Presidente do Senado , Sr. Jose Sarney, pois ele foi eleito em Fevereiro de 2009, e os Tucanos, estao responsabilizando-o, por atos que ocorreram a 15 (quinze anos atraz) e agora estou lendo do portal Google que estao armando um esquema, que ate’ parece uma guerrilha, planejando taticas ofensivas , centrando fogo, com o intuito de desestabilizar o Governo, e chegam a citar como argumento a CPI da Petrobras,que instalaram no grito. Sera’ que eles querem usar o mesmo criterio do FHC, privatizar tambem a Petrobraz. Onde no’s estamos, os maus politicos mal tem tempo de solucionar os seus proprios problemas, que surge um atraz do outro, atravez de maracutaias, que eles mesmo criam, e nao sobra tempo para solucionar a situaçao dos Aposentados, Assim sendo o povo Brasileiro, fica assistindo esse espetaculo deprimente, sem nada poder fazer, e o peor de tudo, foi o povo que os elejeram.

  173. Presados Colegas Internautas, ja perceberam que os politicos, nao tem tempo para solucionar os problemas dos Aposentados, poie eles vivem o tempo inteiro, atarefados em resolver os seus proprios rolos. E’ uma maracutaia atraz da outra, entao estao sempre ocupados, em tapar o sol com a peneira, para esconder os escandalos Foram eleitos pelo voto do povo e depois, so cuidam de seus proprios interesse e o povo mesmo qui si dane, fala serio.

  174. EDSON LUIZ FARIAS

    O Presidente LULA só vetou esse projeto porque esse arigó não é mais metalurgico devem ter feito uma lavagem cerebral nele pois esqueceu tudo aquilo que defendeu até chegar ao poder ou foi contaminado pelo senvergoismo do comgresso nacional.

  175. nilson de oliveira

    Boa Tarde !! pessoal ! Vamos Alavancar uma Campanha para que o Senador Paulo Paim seja nosso Candidato a Presidencia em 2010. pós tem dado prova de ser um político de personalidade e coragem !! muito melhor que a ministra Dilma ! grato ! nilsondeo@bol.com.br !

  176. GILBERTO BERNARDO DA SILVA

    Nobre Osvaldo, o interesse dos aposentados esta muita cima de Aula de Português, nosso foco é conseguir o nosso objetivo e não discutir internamente, pelo contrário temos manter a união e força para vencer a luta, e outra coisa eu sua situação, mas eu ainda estou na ativa trabalho para Petrobras e com certeza qualquer texto que repasso é com muita atenção e qualidade se é aposentado é porque Velho fique ativo

  177. Presados colegas Aposentados, precisamos ser mais claros nas informaçoes , pois pela discordancia do colega Sr. Gilberto Bernardo Silva, do E.S, peço a gentileza de entrar no Site (www.forumdosaposentados.blogspot.com), que o amigo ira conferir as minhas informaçoes , de fonte oficial, nao e chute nao, falou amigo, e tem mais nao e SPMF e sim CPMF, como o ilustre escreveu.

  178. Ilmo Senador Paulo Paim, pedimos a V.Excia, informar o Presi Lula de como eleger a Ministra Dilma Roussef, sua sucessora a Presidencia da Republica, ja no primeiro turno. E’ so sancionar os tres projetos de lei que devolve aos aposentados, todos os direitos que foram roubados desde 1999, quando o mercenario FHC, alterou a constituiçao e nos enfiou GUELA ABAIXO este maldito fator previdenciario. Com certeza, somente os Aposentados tem cacife para coloca-la na Presidencia, pois do contrario, correremos o risco da TUCANALHADA, tomar o poder novamente, e tudo o que o Presidente Lula fez de bom, para o Brasil, ira pro espaço, pois as feras so sabem e privatizar Estatais.

  179. GILBERTO BERNARDO DA SILVA

    Prezados Vamos acreditar em nosso presidente e nossos parlamentares, mas vamos cobrar e mobilizar os aposentados de to brasil, isto pode ser feito através de um POOL de Sindicatos de todo Brasil, estamos aproximando de ano eleitoral, e estes canalhas quando querem levantar recuros para invistimento no que mais interessa as particuladares dêles, assim com fizeram para a SPMF, e que é para a saúde mas desviado para outros fins, inclusive as roubalhairasn dêles, pode-se também criar este mecânismo de arrecadação inclusive com a participação dos propríos aposentados e emprásários, vamos lutar, so discordo meu amigo Osvaldo no sentido de que não esta havendo movimento, eu moro no ES, e quase toda semana sai uma matéria comentando as movimentações que estão sendo feitas em prol do da extinção do FATOR PRIVIDENCIÁRIO, da correção de 16/67% vamos continuar de justiça social

  180. Ilmo Senador Paulo Paim, o Presidente da camara Deputado Michel Temer, prometeu a V.Excia que esta semana sem falta , votaria os projetos que regulariza os ganhos dos Aposentados. Nao estamos assistindo nada de movimento sobre o prometido. Sera que mais uma vez eles vao empurrar com a barriga. Senador Paim, avisa o pessoal sobre as eleiçoes, ano que vem , e que os aposentados de todo o Brasil, estao preparados para votar nos candidatos que hoje se prontificarem em nos ajudar, Ficamos no aguardo dos acontecimentos.

  181. GILBERTO BERNARDO DA SILVA

    SENADOR VAMOS ACOMPANHA-LO E LHE DAR PLENO APOIO NESTA LUTA EM PROL DOS APOSENTADOS, E QUE TODOS OS APOSENTADOS DEPOIS DESTA VERGONHA QUE É FATOR TENHAM O DIREITO DE RECEBEREM OS DIREITOS RECALCUDOS E INCORPORADO AO BENÉFICIO

  182. GILBERTO BERNARDO DA SILVA

    Prezado Senador Paim, apesar de tudo ainda acreditamos que toda regra tem sua exeção, esta medida que criou o fator previdenciário partiu com certeza de mau carater que quer com certeza engordou mais sua fortuna para satisfazendo aos famigerados que vevem as custa do crescimento da pobreza, acho que o nobre senador deve divulgar a nível nacional o nome e partido ao qual pertencia e /ou pertencia na epoca, digo isto porque estes maus carater vivem alugando seu mandato para as legendas que pagam mais, por favor divulgue o nome dêle e da equipe a qual ele faz parte para que o povo, principalmente os aposentados possa dar a todos eles o troco nas Urnas, e nosso presidente, ele disse que ainda tem a caneta, espero que faça bom uso dêle para premiar os aposentados e os trabalhadores o direito de ter de volta seu direitos roubados pelos picaretas, espero que a recuperação dos direitos dos aposentados seja plena com retroação desde de 1999, quando foi criado na calada da noite este assalto aos aposentados, que seja de forma escalonada mas que seja devolvido – PRESIDENTE LULA, NÓS DA CLASSE TRABALHADORA SOFREMOS MUITO COM DESEMPREGO POR LUTAR CONTRA A CLASSE DOMINANTE EM DEFESA DE SEU NOME PARA A PRESIDENCIA REPÚBLICA, E CONSEGUIMOS, AGORA PRESIDENTE, precisamos deste poder que o povo tanto acreditou que sería a redenção dos sofrimentos impostos pelos canalhas, não traia seu povo, não deixe que o poder mude seus ideais, acreditamos em voce presidente, e em senadores com o nobre paulo paim, pedimos aos demais parlamentares do bem, que se unam com os bons e defenda os direitos dos trabalhadores, tem políticos aposentando e tem paz para viver, de tanta maldade que fizeram no passado e hoje tem mêdo de serem procurados para pagar de um forma de outra a maldade que fiezeram. Que se cuidem os maus políticos a memória do povo esta amis acesa a vai cobrar no futuro bem próximo

    ACREDITAMOS QUE ESTA BEM PRÓXIMA A VITÓRIA DOS APOSENTADOS

  183. trabalho com pintura industrial ha 30 anos

    quando que eu posso me aposentar,

    com essa robalheira toda de algums politicos que so pensa neles.

  184. Sob pressao a COBAP fiscaliza os politicos Presidente da camara, Deputado Michel Temer, garante votaçao dos Projetor do Senador Paim, ainda esta semana. Nao foi em vao o sacrificio de centenas de Aposentados que acamparam na Esplanada dos Ministerios, em Brasilia, para precionar a Camara a votar com urgencia, os projetor 4434-08 ,que concede aos Aposentados os mesmos indices de reajustes , aplicado ao Salario Minimo, o projetoPL3299, que extingue o fator previdenciario, e a retirada do veto do Presidente Lula, sobre os 16,67%, que deveria ser aplicado aos salarios dos Aposentados, quando houve o ultimo aumento do Salario Minimo. Graças a Deus e a o Senador Paulo Paim, tudo isso ira acontecer.

  185. **Arrecadaçao da Previdencia tem Recordi historico em 2009** Apesar da crise economica que tem afetado o pais em alguns indicadores , a arrecadaçao da Previdencia Social bate recordi historico em 2009, somando a casa dos R$ 14.4 Bilhoes , em todo ano de 2009, e promete crescer mes a mes. Ja e hora de usar os recursos da Previdencia para ajudar milhoes de Aposentados e Pencionistas , que se encontram na miseria

  186. JOSUE FERREIRA DE FARIAS

    Presidente Lula, ajude o Senador Paim a acabar com o fator previdenciário, pois o Sr. também já foi trabalhador.

  187. ***FIM DO FATOR PREVIDENCIARIO **** Em reuniao realizada dia 24 de Junho de 2009, em Sao Paulo, as centrais Sindicais reiteraram o apoio aos projetor do Senador Paulo Paim,(PL)3299-08 , que extingue o fator previdenciario e Projeto de lei 4434-08 que concede aos Aposentados os mesmos indices de reajustes, aplicado ao Salario Minimo. (Posiçao da ANFIP), Assim como as Centrais Sindicais, a (ANFIP), tambem defende no Congresso Nacional, o fim do fator previdenciario e a reintegraçao aos Salarios dos Aposentados, os mesmos percentuais que corrige o Salario Minimo, inclusive o desbloqueio do veto do Presidente Lula referente aos 16.67% que deveria ser aplicado aos ganhos dos Aposentados , referente ao ultimo reajuste do Salario Minimo. Ao contrario das opinhioes dos maus politicos, demonstra, inclusive por meio de estudos e dados desenvolvido pela entidade(ANFIP), que o suposto deficit alegado, para justificar a criaçao do fator previdenciario, em 1999, nao existia na epoca e tao pouco existe hoje.Sao apenas fantazias das Rapozas mal intencionada, que querem o nosso dinheiro para beneficio proprio. Vamos nos preparar para uma Churrascada, minha gente.

  188. BOM DIA DR., JÁ POSSUO O TEMPO P/ APOSENTAR 49 ANOS DE IDADE E 30 ANOS DE SERVIÇO O QUE FAÇO ESPERO,A DERRUBADA DO FATOR PREVIDENCIARIO, SERÁ QUE VAMOS CONSEGUIR DERRUBAR ESSA VERGONHA NACIONAL, CONTRA OS TRABALHADORES DESTE PAÍS OU A VEZ SERÁ DE NOVO DOS GRANDES EMPRESARIOS……

  189. catarina ferreira

    prezado senador,
    por força das circunstncias me aposentei por tempo de trabalho com 50anos de idade agora em janeiro 2009, o fator sendo derrubado terei direito a recorrer? minha perda foi mais q 40%. Responda se puder. obrigada

  190. Nobre Senador Paulo Paim, sera que os maus politicos nao sente mal em saber que o povo Brasileiro atravez da Internet, tomem conhecimeno de todas as maracutaias que eles aprontam, e depois tem a cara de BOÇAIS, de afirmar que a previdencia nao tem recursos para devolver aos Aposentados, tudo o que foi roubado desde 1999, quando foi implantado este famigerado fator previdenciario

  191. REGINALDO OLIVEIRA - Dourados Ms.

    Nobre senador Paulo Paim (PT-RS), quero lhes dar os meus Parabéns.. pela preocupação que tem com o povo Brasileiro….ESPECIALMENTE COM A CLASSE DOS APOSENTADOS, QUE DEUS ESTEJA SEMRE AO SEU LADO, QUE LHE DE MUITA PAZ E MUITA SAÚDE, Para avançar com seu seus projetos….. NÓS DE DOURADOS MS. ESTAMOS AO SEU LADO..SEMPRE….. Serei seu cabo eleitoral, para qualquer cargo publico QUE O Sr. Desejar…

    GRANDE ABRAÇO

    REGINALDO – DOURADOS – MS

  192. RFEGINALDO ANTONIO OLIVEIRA

    Nobre senador Paulo Paim (PT-RS), quero lhe dar os parabéns.. pela preocupção que tem com o povo Brasleiro…. QUE DEUS ESTEJA SEMRE AO SEU LADO, QUE LHE DE MUITA PAZ E SAUDE, Para avançar com seu seus projetos….. NOS DE DOURADOS MS. ESTAMOS AO SEU LADO….. Serei seu cabo eleitoral, para qualquer cargo publico com Sr. Desejar…

    GRANDE ABRAÇOS

    REGINALDO – DOURADOS – MS

  193. Ilmo Senador Paulo Paim, avisa o Ilustre Presidente Lula, que A Ministra Dilma Rousseff, so estara’ extraordinariamente preparada para disputar as eleiçoes em 2010, caso o Presidente Lula regularize a situaçao dos Aposentados o mais urgente possive, sancionado os seus trez projetos. Do contrario todos nos correremos o risco de o *PSDB* assumir novamente o pode, e causar mais uma extraordinaria devastaçao, como e o feitio das TUCANALHADA

  194. Cuidao, Presidente Lula, os Tucanos estao si armando para puchar o seu tapete. Nao podemos permitir que as Tucanalhadas assumam a Presidencia, pois estaremos correndo o risco da mais uma devastadora Privatizaçao, como fez o tucano FHC, ai o Brasil vai voltar para traz, ao invez de progredir, e seu trabalho e dedicaçao durante oito anos, vai tudo pro espaço.

  195. Ainda bem que os 3 projetos do senador Paim, que regulariza os ganhaos dos Aposentados, ja esta na Camara dos Deputados, pois no Senado , os Tucanos estao querendo puchar o tapete do Presidente, Jose Sarney, como si ele estivesse na Presidencia a muito tempo. So pode ser armaçao das Tucanaiadas, pois o Senador Jose Sarney, e o Presidente Lula, sao muito amigos.

  196. JOSE GONÇALVES

    Amigos – Não é fácil você contribuir uma vida de acordo com a lei, pensando que um dia vai se aposentar dignamente, ou seja; pelo que você contribui e no momento que você completa o tempo, inventam um artificio para lhe acabar. Tive 32% dos meus direitos retidos pelos tal fator previdenciário (expectativa de vida). E se eu morrer antes do que eles preveem, como fica minha familia. Parabéns ao Senador Paim de se lembrar dessas pessoas que estão em final de carreira, não lhes restam outras coisas a não ser aproveitar o finalzinho.

  197. Ilmo Senador Paulo Paim entre em contato com o Presidente Lula, o mais urgente possivel, alertando-o no sentido de solucionar a situaçao dos Aposentados, o mais urgente possivel. Pois osTucanos je estao batendo as suas azinhas, com a intençao de puchar o tapete do PT. Essa Tucanalhada nao pode assumir o poder, para nao corrermos o risco de nova devastaçao no Brasil, como fez o Ilustre FHC, que so pensou em privatizar as Estatais. Avisa o Presidente Lula que so os aposentados tem poder para eleger sua sucessora Min. Dilma Rousseff

  198. Mailde B Marchesan

    Eu sou sua eleitora o que realmente eu espero é os 16,67% que ficaram para trás é claro que o fim do fator previdenciário é muito importante, mas quem já é aposentada se não é o Sr. Senador nós não temos niguém que lute pos nós, Sr. Senador lute por nós que o Sr. será recompensado.

  199. MARILENE FERREIRA

    CONCORDO PLENAMENTE COM UM DOS COMENTÁRIOS DO OSVALDO, DEVERIA EXISTIR UM PROJETO DE LEI NESTE SENTIDO. O DINHEIRO DA PREVIDÊNCIA DEVERIA SER DESVINCULADO DA UNIÃO, POIS A CONTRIBUIÇÃO DO TRABALHOR JOVEM DEVERIA SERVIR PARA A DIGNIDADE DO CONTRIBUINTE MAIS VELHO, O QUE NÃO OCORRE HOJE, QUE QUANDO PRECISARIA DE UMA APOSENTADORIA QUE O ALIMENTASSE, VESTISSE E TIVESSE UM TRAMANETO DOGNO DE SAÚDE. A IDÉIA DA CONTRIBUIÇÃO É ÓTIMA, MAS MUITO MAL ADMINISTRADA. O QUE VEMOS TODOS OS DIAS É QUE UNS RALAM A VIDA TODA PARA OUTROS SE DIVERTIREM.

  200. Valeu pain, isso tem q acabra , pois tem prejudicado o trabalhador Brasileiro…Parabens

  201. alba lucia santana

    Obrigada senador Paim,pela preocupação com o trabalhador brasileiro.É de um homem com seu caráter que estamos precisando para ser o nosso presidente.

  202. luiz carlos da costa

    FORA FATOR PREVIDENCIARIO FORA TODAS AS MIDIAS QUE ESTAO COMPRADAS PELO GOVERNO

  203. valdemar nunes barbosa

    DEPUTADO PAULO PAIM O SR. É UM CIDADÃO ÍNTEGRO E DE CARÁTER; QUE BOM SERIA SE TODOS FOSSEM COMO VS.EXCIA POSSO CITAR SEM MEDO O DEP.FARIA DE SÁ DE SAMPA E O GEFERSON RIO QUE RESOLVERAM ABRAÇAR ESTA CAUSA QUE É DE TODOS NÓS, PAULO PAIM SEJA CANDIDATO QUE ESTAMOS COM O SR. NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES.
    NA MINHA OPINIÃO TODOS OS TRABALHADORES QUE JÁ ATINGIRAM A IDADE MÍNIMA DE 53 ANOS DEVEM APOSENTAR MESMO QUE SEJA PELA PROPROCIONAL A QUALQUER TEMPO COM 80% DA MÉDIA DE CONTRIBUIÇÕES JUSTIFICO PORQUE COM ESTA IDADE ONDE CONSEGUIR EMPREGO.

  204. Presidente Lula, V.Excia conhece aquele ditado famoso= em time que esta ganhando, nao si deve mexer. Nao podemos correr o risco de entrar outro Presidente com instintos mercenarios e atitudes perversas, feito o seu antecessor FHC, que em seus oito anos de mandato, realizou a maior devastaçao que o povo Brasileiro conheceu. Em primeiro lugar, privatizou mais de ( quarenta estatais), liquidando na bacia das almas, a preço de banana, depois feriu a constituiçao, abolindo os nossos direitos que e o artigo 618 da CLT, criado pelo saudoso Getulio Vargas, em Primeiro de Maio de 1943 e nos enfiou * GUELA ABAIXO* esse maldito fator previdenciario, que acreditamos estar com o dias contados. Portando eu acredito que para a Ministra Dilma Rousseff ganhar as eleiçoes, V.Excia precisa regularizar a situaçao dos Aposentados, o mais rapido possivel , pois somos mais de 26 Milhoes e todos sao eleitores, que junto aos familiares, esse numero triplica, sendo que todos tem o titulo de eleitor, Pense nisso, pois 2010 vem ai= A hora e’ agora, Presidente.

  205. Nilson de OLiveira

    Parabéns Senador Paulo Paim !! peloseu Projeto ! concordo com o comentário do Sr MIltom OLiveira da Silveira !!
    muigo Obrigado por ainda existir algum político como V. Excelencia !!!!!

  206. Nilson Ribeiro da Silva Filho

    Quero saber somente o seguinte: Com o término do Fator Previdenciário, vai haver retroação para novos calculos ou só se beneficiaria quem entrar com a aposentadoria após o término ? Se isto acontecer já digo antecipadamente, nada adiantou e é uma tremenda sacanagem, pois eu em particular nem queria os atrasados desde a minha aposentadoria em 2002, somente o reajuste do momento do fim do fator para frente.
    Gostaria que alguém me respondesse este questionamneto para meu e-mail. nilsonrsfilho@hotmail.com

  207. Ilmo. Senador Paulo Paim, parabenizo-o pelo Projeto que tramita no Congresso visando a extinção do Fator Previdênciário. Nada mais justo do que recebermos pelo que contribuimos durante anos. Estou prestes a solicitar minha aposentadoria e com certeza gostaria de fazê-la depois de aprovado seu projeto. Gostaria também que sua Excia. se candidatasse a Presidente da República, para que todos brasileiros, pudessem ter a oportunidade de ELEGER um homem digno, responsável, proativo, com visão de futuro e preocupado com o povo brasileiro, não só com os aposentados, mas também aqueles que estão iniciando no mercado de trabalho. Aqui em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, o Sr. com certeza terá muitos VOTOS, pois estamos carentes de politícos de seu naipe. Meu muito obrigado pelo Sr. ser o político que é, continue assim que cada vez será mais abençoado pelo Grande Arquiteto do Universo. Respeitosamente um grande abraço.

  208. Ilmo Senador Paulo Paim, aproveite as declaraçoes do Pres. Lula, hoje dia 23, quando inalgurava a revitalizaçao da zona portuaria, no Rio, afirmando que nao vai mais dezonerar impostos e sim distribuir para os pobres. Otima ocasiao para ele desbloquear o veto dos 16.67 % que o senado ja havia aprovado , na epoca do aumento do Salario Minimo, e cumpre sua promessa, devolvendo aos aposentados de todo o Brasil aprovando o projeto 4434-08, que reajusta os ganhos dos aposentados, no mesmo percentual que corrige o salario Minimo, ai ja fica melhor, basta devolver aos trabalhadores do Brasil, os direitos que foram roubados desde 1999, quando criaram este maldito fator previdenciario. Nao queremos nada de graça, mas sim os nosso direitos

  209. Admiro extremamente o Digníssimo Senador Paulo Renato Paim.
    gostaria que ele fosse o vice d a provavelmente candidta Dilma

  210. Otalino José de Farias

    Venho acompanhando o andar das espectativas dos meus companheiros aposentados e pensionistas, espernaçosos pela extinção do Fator Previdenciário. Confio no que disse o Senador Paulo Paim, este Fator Previdenciário deve ser extinto ainda neste ano antevespera do ano eleitoral. Sabemos que é difícil a aprovação de alguma coisa, mesmo que se tratando de um direito mais que adquirido, por nós cidadãos que trabalhamos uma vida toda, numa espectativa de ser reconhecido por todo o empenho praticado no crescimento do Nosso querido Brasil. Sem contar que ajudamos os nossos filhos nas suas formações proficionais. Para o ex Presidente Fernando Henrique Cardoso, nossos esforços não teve valor nenhum, volta e meia, ainda o vimos falando de política na televisão. Será que êle se acha tão querido assim, quando nos chamou de vagabundos? Vamos ver o candidato dêle no ano de 2.010.

  211. Ilustre Senador Paulo Paim, Pedimos encarecidamente, interceder junto a Camara dos Deputados, no sentido de aprovar o projeto 4434-08, que devolve aos Aposentados, os mesmos percentuais que corrige o Salario Minimo, pois so assim os nossos salarios nao seriam mais prejudicados. Quanto ao fator previdenciario, decidem depois , sendo que este afeta somente a quem ainda vai si aposentar

  212. Estou próximo da aposentadoria e depois de tantos anos contribuindo não gostaria de receber um salário menor que recebo hoje.
    Confio nos nossos representantes nesta “casa” e principalmente nos Deputados do PT.
    Vou aceitar sua sugestão e aguardar um pouco mais para dar entrada no pedido de aposentadoria.
    Lutem por nós!

  213. Senhor Senador, Paulo Paim

    Sou aposentada pelo INSS, que com o decorrer do tempo nosso salário é achatado quando deveria ter aumentos reais tendo em vista que os problemas de saude apresentam-se constantemente. Falando de mim, sou hipertensa, tenho glaucoma e tambem problemas de joelhos, informo-lhe que sao os remedios mais caros.

  214. REGES MATOS DE MAGALHAES

    Querido senador Paulo Paim, eu ja me aposentei, para isto juntei tempo comum com tempo especial, já que meu local de trabalho sempre foi considerado insalubre, deixando de ser em 1999.
    Estou sendo penalizado duas vezes, Paguei pelo teto por mais de 20 anos e me aposentei com 55% deste valor ao comtribuir por 37 anos.
    Faça alguma coisa por mim e tantos outros que se encontram na mesma situação.

    Atencisamente,
    Reges Matos de Magalhaes.

  215. Existe apenas um motivo que impede os politicos, para aprovarem o projeto do Senador Paim, devolvendo aos Aposentados, tudo o que foi ROUBADO ,desde 1999, quando foi implantado este maldito fator previdenciario. E’ so acessar a Internet, no portal Google, que mostra a denuncia da FARRA que os politicos fazem com o dinheiro publico. PALHAÇADA, pura, pois as RAPOZAS famintas, nao tem mesmo vergonha na cara, ate o Senador Jose Sarney, esta metido na ALGAZARRA. O peor e que o presidente Lula , ainda defende a BANDALHEIRA. Ilmo Sr, Paulo Paim , nao seria o cas o de desvincular os recursos da Previdencia, da Verba da Uniao, pois assim o dinheiro da Previdencia, nosso dinheiro ficaria mais seguro. Apresente um Projeto, nesse sentido que sera bem vindo.

  216. Sao varios os motivos que impedem os Parlamentares a aprovar o projeto do Senador Paulo Paim , que devolve aos Aposentados, os ganhos que foram roubados desde 1999, quando foi implantado, o maldito fator previdenciario. E so acessar a internet, e no Google, vem a denuncia da farra que todos fazem com o dinheiro publico, palhassada pura, as rapozas, nao tem mesmo vergonha na cara, ate o Presidente do Senado, Sr Jose Sarney, metido na algazarra, e o Presidente Lula ainda sai em sua defeza, brincadeira.

  217. murilo marques da silva

    Senhores Senadores e deputados federais,
    A hora é agora! Não deixem que essa bandeira caia! Vocês têm mais votos que o próprio Lula. Se ele quisesse, bastaria autorizar seus bajuladores da Câmara Federal a derrubarem seu malsinado VETO! Lembrem-se, senhores Deputados, que no próximo ano teremos eleições e que os idosos e seus familiares estarão atentos ao procedimento de cada um dos senhores parlamentares! Saibam que derrubar esse famigerado VETO é apenas questão de consciência, a par de ser, também, ato de justiça! Vamos à luta, pois lutar é viver!

  218. Sergio Rodrigues

    A.A.Luta questiona a não reparação das perdas que chegam a 60% a quem se aposentou após a lei do fator.
    Muita injustiça. a quem trabalhou tantos anos.
    Aguardem vamos mudar nem que seja na força.

  219. Sergio A. Jacobowski

    Parabens e Obrigado pela Mobilização Sr. Senador.
    Foi e é um ato vergonhoso a aplicação do fator previdenciario indistintamente.
    Comprei uma mercadoria durante 35 anos de minha vida profissional, e quando fui retirá la
    para usa-la, me entregaram uma bem menor do que aquela que paguei. Só porque minha idade é 53 anos, sou penalizado em mais ou menos 40% de minha aposentadoria.Quando iniciei meus pagamentos a lei dizia e diz, (35) anos de contribuição, não interessando a minha idade, e agora??????????????

  220. Existe contradiçao do Governo Lula , em relaçao ao Fator Previdenciario, pois ao mesmo tempo em que defenda a sua permanencia, alegando escassez de recurso, defende tambem a reforma Tributaria, e pretende GARFAR da Previdencia, 27 Bilhoes de Reais, para ijetar na reforma Tributaria. Muito embora os Auditores Fiscais da Receita Federal alegam existir um Superavit de 52 Bilhoes de Reais na Previdencia, porem sofrendo esse DESFALQUE, ai sim a Previdencia ficaria realmente comprometida. Agora nos perguntamos, a Previdencia tem obrigaçao de ajudar na Reforma Tributaria, NAO, pois que busquem recursos em outras areas, pois o dinheiro da Previdencia e sagrado, uma especie de poupança que o trabalhador faz, quando esta na ativa, para quando se aposentar, ter uma vida digna

  221. Parabens , D. Cassia, pela explanaçao em seu comentario. sao assuntos desse nivel que ira ajudar o Senador Paulo Paim a superar a ma vontade dos maus politicos e nada mais ajudara.

    • Sabe Osvaldo, o senador Paulo Paim tem essa vontade, ele luta, é o sonho dele pelo q a gente percebe, já conseguiu algumas vitórias …mas um soldado só em uma guerra fica difícil não ser abatido…mas vamos aguardar sem perder esperança….

  222. Ludmar I. R. Bernardino

    Comecei a trabalhar aos 14 anos e já tenho direito a aposentadoria desde 2005, só não o fiz devido ao fator previdenciário que na época ia me tirar 40% do rendimento. Hoje com 55 anos ainda aguardo, e pelos calculos ainda terei que esperar mais 3 anos para conseguir a aposentadoria integral.
    Estou em dúvida se vale a pena esperar mais este tempo ou não, agradeceria se tivesse algum comentário a respeito.

  223. Enquanto isso, o presidente q se diz sindicalista passeiaaaaaaaaaaaaaaaaaaa e o aposentado sendo sacaneado….

  224. Recursos para a aprovação dos projetos que beneficiam aposentados e pensionistas estão no orçamento da Seguridade Social
    Por Maurício Oliveira – Assessor econômico da COBAP

    Aposentados 16/06/2009 | Por

    A discussão sobre a situação financeira da Previdência Social sempre foi feita de maneira errada. O Governo insiste que qualquer projeto que possa vir a beneficiar os aposentados e pensionistas vai aumentar o déficit da Previdência, ou seja, nunca há recursos para melhorar a vida dos que já contribuíram para uma aposentadoria digna.

    É preciso esclarecer de uma vez por todas para o povo brasileiro e para a mídia como um todo que a Previdência Social faz parte, desde a Constituição de 1988, do sistema de Seguridade Social. Esse sistema possui orçamento próprio que garante plenamente o financiamento das políticas de saúde, previdência e assistência social. Entretanto, os governos, ao longo dos anos, vêm utilizando os recursos da Seguridade Social para realizar o ajuste fiscal, que consiste em fabricar o superávit fiscal da União para o pagamento dos juros da dívida pública.

    E como é feito isso? Através de dois mecanismos. O primeiro é a Desvinculação das Receitas da União (DRU), que retira 20% das receitas da Seguridade Social para aumentar o caixa da União. O segundo é a prática dos desvios de recursos parta outras finalidades durante a execução do orçamento da Seguridade Social. No final de tudo isso, os superávits anuais na Seguridade Social são gerados e já alcançam R$ 383 bilhões nos últimos 09 (nove) anos.

    Portanto, sempre existiram recursos para a aprovação dos projetos que beneficiam os aposentados e pensionistas. Porém, eles são gastos com encargos financeiros para rolar a dívida pública. Uma dívida astronômica que não foi construída pelo povo brasileiro.

    Vamos fazer as contas. Apenas em 2008 o superávit da Seguridade Social foi de R$ 52,3 bilhões. O impacto financeiro da aprovação do Projeto 01 que estende o reajuste do salário mínimo para todos os aposentados e pensionistas, e que entrou na pauta da Câmara dos Deputados, está estimado em cerca de R$ 7,6 bilhões. Ora, isso é pouco mais de 14% do superávit. Ainda sobraria muito. Outra luta da COBAP é pela derrubada do veto presidencial à MP 288, desde março de 2006, que estenderia o percentual de 16,7% para todos os aposentados e pensionistas. O custo estimado pelo Governo seria de R$ 35,7 bilhões, o que também seria tranquilamente coberto pelo superávit da Seguridade Social de 2008.

    Falar de rombo na Previdência Social é um absurdo diante de tanto recurso desviado ao longo do tempo.

    Para melhorar a vida de milhões de aposentados e pensionistas basta que o Governo use os recursos da Seguridade Social conforme preceitua a Constituição do Brasil em seus artigos 194 e 195.

    Chega de pagar os juros da dívida pública com dinheiro das políticas sociais!

    Por Maurício Oliveira – Assessor econômico da COBAP

  225. “Aposentados estão sendo levados na conversa”, denuncia Casagrande
    Deputado desabafa e diz que chega de prometer e não cumprir

    Aposentados 17/06/2009 | Por Richard Casal

    Irritado com as malandragens políticas que massacram os aposentados, o deputado federal Acélio Casagrande, do PMDB de Santa Catarina, ocupou a tribuna na Câmara e soltou o verbo.

    “Não desejo entrar no mérito da decisão que levou o presidente Michel Temer a excluir o projeto dos aposentados da ordem do dia. Será que os aposentados e pensionistas brasileiros não tem o direito de ver suas propostas votadas pela Câmara dos Deputados? Até quando vamos levar os aposentados na conversa? Chega de prometer e não cumprir”, indagou Casagrande.

    Segundo ele, os aposentados não merecem este tratamento. A sessão do Congresso Nacional que está prevista para ser realizada no dia 8 de julho já corre o risco de não ser realizada. Se considerarmos que no dia 17 o Congresso entra em recesso, dificilmente teremos condições políticas para realizar a sessão e apreciar os vetos”, disparou o parlamentar catarinense.

    A COBAP assina embaixo as palavras de Casagrande e pede mais sensatez e honradez aos deputados que estejam trabalhando contra os aposentados nos bastidores e na calada da noite.

    Notícias relacionadas:

    17/06/2009| “Aposentados estão sendo levados na conversa”, denuncia

  226. José Sabino Neto

    Senador Paulo Paim
    Nós brasileiros, agradecemos pela Vossa luta pela causa justa destes brasileiros que deram o sour durante toda vida e não podem continuar sendo apenas um ” detalhe”.

  227. Paraben Paulo Pain pelo seu enpenho na luta pelos trabalhadores brasileiros, e assim e que se faz politica, não legislando em causa proprio conforme FHC, existe muito dinheiro jogado fora com obras faraonicas, e nas mãos de muitos corruptos, empresarios e banqueiros, se reduzirmos esta robalheira em 50% tiramos a previdencia e a saude da miseria que hoje esta um caos.

  228. Eu Osvaldo Silva ganho atualmente R$ 3.000,00.
    Trabalho desde os 14 anos i hoje tenho 47, tenho insalubre até 98, que ja somou o tempo para a aposentadoria, foram dadas três entradas, e as três foram indefiridas.
    Que direito adquiridos que são esses?
    Eu sou a favor do fim do fator previdênciario,
    porque se eu aposentar hj vou ganhar metade do que ganho atualmente.
    Agradeço ao senador, por lutar ao nosso favor.
    Obrigado.

  229. Glademiro Felizari

    Senador Paim, certamente os aposentados que represntam um numero expressivo de votantes, saberão dar uma resposta nas proximas eleições.

  230. Gilson de Godoy

    Sr. Deputado obrigado por nos defender.
    Infelizmente o INSS não nos ouve parece que somos um bando de indigentes querendo roubar a previdencia.
    Dei entrada nos documentos para me aposentar, primeiro tive um emprego numa empresa que era insalubre Carbex S/A, o INSS solicitou um documento comprovando a insalubridade uma vez que trabalhava com carbono em 1972 a empresa não deu e disse que não dará, tenho carteira assinada a empresa se recusa em fornecer qualquer documento. Trabalhei como taxista por 1 ano e meio, fui até a prefeitura solicitar o comprovante de era taxista, na época não recolhia o INSS, fui orientado a recolher, contratei um perito no assunto fez o calculo paguei, Mas o INSS não aceitou me concedeu aposentadoria proporcional, tive que contratar um advogado que cobra o que não temos para fazer o INSS cumprir a lei e para quem recorro para solicitar os documentos da Carbex S/A que confirmou a localização da minha pasta de operario mas não fornece nenhum documento, onde está a lei que as empresas são obrigadas a fornecer a documentação na época da aposentadoria aos seus empregados. e porque o INSS não aceitou os documentos da prefeitura comprovando minha função?

  231. Marceli Genaro Bezerra

    Senhores não é possível que depois de tanto trabalho, ao nos aposentar teremos que viver de migalhas é um corte aqui outro desvio alí, me aposentei com 30 anos de contribuição, mas fui pega no fator previdenciario pedendo muito e não tendo de quem cobrar, pois não somos ouvidos, Sr. Presidente creio que a maioria do povo Brasileiro se aposenta com um salario de miseria 1,2,3 e ainda com esse fator e com as perdas só consegue viver uma vida miserável, nós o elegemos confiando em uma vida melhor, afinal essas aposentadorias altissimas passam tambem pelo fator previdenciario?

  232. Sebstião Carlos Gomes

    Sr Senador Parabens pelo seu trabalho.
    Estou entrando na justiça para pedir a minha aposentadoria especial devido ao ruido da minha area ser superior a 85 decibeis.
    Sera ate quando nos vamos ter que dar o nosso suado dinheirinho,ganhado trabalhando de tres turnos em siderurgicas para advogado conseguir nos aposentar.
    Ta na hora do INSS começar a nos dar mais atenção e deferir as nossas aposentadorias.haja visto que a justiça esta abarrotada de processos.Se e nosso direito,pra que pagar advogado.Isso ta dando uma impressão muito ruim.
    Por favor Paim Interfira nesse caso para os metalurgicos desse Pais.Diz pro presidente Lula que eu sou fã dele Mais nesse casa ele esta nos ferindo muito.(ele ja foi metalurgico)
    um abraço e Parabens pelo seu trabalho.
    Sebastião Carlos Gomes
    Ipatinga – MG

  233. Ilmo Sr. Presidente Lula, os aposentados de todo o Brasil, espera que V.Excia sancione pelo menos o projeto 4434-08, que devolve aos aposentados, os mesmos percentuais de reajustes aplicados ao Salario Minimo, que pelo menos, os Aposentados nao iria mais sofrer as perdas que vem sofrendo todos os anos. Depois decidem o que fazer com o fator previdenciario, que regulamenta, para quem ainda vai se aposentar, e aproveita tambem para desbloquear , aquele veto insensato , e sancione os 16% ja aprovados pelo Senado para os Aposentados, referente ao ultimo reajuste do Salario Minino.

  234. Presidente Lula estou cansado de alertar, que o primeiro partido que declarar em favor dos aposentados, com certeza , este ira vencer as eleiçoes, em 2010. Ja temos o PTB, si manifestando favoravel a extinçao do fator previdenciario. Entao Presidente Lula, parece que V.Excia ja jogou a toalha mesmo, nao pretende eleger a Min. Dilma Rousseff. E uma pena, pois si o Brasil cair novamente, em maos adiversarias, ai sim estaremos fritos, pois o Tucano Jose Serra, ao meu ver sera peor do que o FHC.

  235. Fábio Severo de Souza

    Me aposentei por tempo de contribuição (35 anos pagando), e o fator me tira +- 35% do meu salário de aposentado.
    Do que faleram e o que fizeram com todo o dinheiro que foi recolhido durante esses 35 anos?
    Gostaria de saber se será retroativo quando acabarem com esse fator.

    Vamor continuar de olho e cobrando empenho dos senadores pessoal!!!

    Fábio

  236. que deus ilumine os corações dos deputados e olhe para nó que perdemos 49% por causa do fator trabalhei 30 anos em area siderurgica só tenho pagamento pra comprar remdios ,obrigado paim por se preocupar conosco

  237. Acabem com esse fator previdenciario para sempre, e recuperem a confiança do povo.

  238. JOAQUIM CANDIDO DA SILVA

    VAMOS PEDIR A TODOS DEPUTADOS QUE VOTEM A QUEDA DO FATOR PREVIDENCIÁRIO, PARA QUE ESTAS PESSOAS APOSENTADAS E QUE ESTÃO PARA APOSENTAR TENHAM UMA VELHICE COM MAIS DIGNIDADE.

  239. Sérgio Pereira

    Quero parabenizar o senador PAIM, por esta luta incansavel a favor do fim do fator previdenciario, pois estou prestes a aposentar e peço a DEUS, que de tudo certo.
    Devemos concientizar o povo brasileiro nas eleições de 2010, para que nao voltem os tucanos com suas privatizações, pois so fizeram
    atraso no pais.
    ABRAÇOS;
    Sergio

  240. Este fator previdenciário é afronta para quem tantos anos trabalhou. Me aposentei em 06/2005 e fiquei muito irritado quando ví o espelho do cálculo de minha aposentadoria. Peço ao Inlustríssimo Senador que corrija esta injsutiça mesmo com os que já se aposentaram. Outra injustiça também e a correção anual das aposentadoria se comparado com aumento do salário minimo, ambos tem que serem iguais e não diferenciado. Todos fazem compras no mesmo mercado.

  241. João Carlos Mendes

    Essa campanha representa um grito do aposentado, notadamente aquele que já se aposentou há muito tempo, como eu(desde 1994). Este já teve o seu benefício corroído pra mais de 40%. E o nosso presidente? para se eleger, prometeu-nos reverte está injustiça! É! parece que esqueceu. Não fosse essa iniciativa do nosso Senador Paim, já, há muito, estariamos esquecidos. Força Paim! Acreditamos emTi.

  242. Que deus lhe abençoe e ilumine para que vossa senhoria possa sempre lutar pelos mais nescessitado. não desista desta luta pois os aposentados estão junto de vossa excelencia nesta luta, vamos derrubar este fator previdenciario, que é um assalto ao povo brasileiro. pesidente olhe para nós presidente!

  243. Ubiratan dos Santos

    Prezados Senhores.
    Graças ao Sr. Paim – senador do povo honesto e trabalhador.Deixamos nosso sangue nosso suor, afim de nós tornamos pessoas menos infelizes, e tudo que recebemos de volta é o cinismo e traição de um presidente ao qual fui literalmente facinado, que esqueceuu-se do seu passado.A pergunta que fica é vale apena ser honesto em um paiz de hipocriatas em sua maioria. O respeito profundamente senador Paim, espero sinceramente que seja mais forte, que o necessario, não é povo trabalhador que criou o caos que se instalou.Fique com Deus

  244. Estamos assistindo no portal Google, declaraçao do Presidente Lula, afirmando que quando terminar o seu mandato, ira publicar um livro, falando de tudo o que fez para o povo Brasileiro. Agora chegou a hora de V.Excia incluir nessa publicaçao, a extinçao do maldito fator previdenciario. Pois somente assim sua auto estima sera coberta de gloria. Si V.Excia nao devolver aos Aposentados do Brasil, o que o seu antecessor furtou desde 1999, vai ser o fim da picada, pois estara dando seu aval a este plano mercenario, imposto pelo seu peor inimigo, FHC, que e o fator previdenciario. Temos certeza de que nao faz parte da sua indole, mesmo porque acreditamos que queira eleger nossa candidata, Min. Dilma Rousseff, a Presidencia da Republica. Pois a hora e agora, somente os aposentados em todo o Brasil somam 26 Milhoes , que incluindo seus familiares este numero triplica, e todos sao eleitores, pense nisso, Presidente, nao nos decepcione, correndo o risco de deixar o Brasil em maos Tucanas, para continuarem as privatizaçoes costumeiras

  245. Nilson de OLiveira

    Parabéns Senador Paim !Deus ajude que os politicos Pilantras não atrapalhe o seu empenho que é nossa Esperança.!!! Que Deu te ilumine !!

  246. Se não acabar esse fator previdenciário e não for retroativo, daqui a 15 anos eu vou ganhar um salário mínimo, nessa passagem de tempo eu já ficaria incluída como aposentada sem nunca pagar…já fiz as contas do jeito q anda o indice de aumento prá quem recebe mais…comparando ao salário mínimo pago…No meu caso seria muito mais vantajoso receber o que paquei durante 32 anos q fui obrigada, eu nunca gostei de mecher com nada q envolve governo q n tem retorno e nada funciona… é só prejuízo! Prá enriquecer seu relatório sr Pepe, coloca a idéia!

  247. Trabalho em uma empresa desde 1977 e agora esta empresa será deslocada do Rio de Janeiro devido a falta de incentivo fiscal e olha que é uma importante empresa para o governo pois ele leva mais de 70% só de impostos. Enfim, estou preso ao fator previdenciario para dar entrada na aposentadoria pois tenho 47 anos. O governo me prejudicou pois não fez nada para manter a empresa no Rio de Janeiro (Souza Cruz) e agora tambem quer me prejudicar com esse fator previdenciario. QUE DEUS NOS AJUDE!

  248. J.Fernando Gomes de Almeida

    Sr Senador:
    Assim como todos os trabalhadores brasileiros, envolvidos nos seus afazeres diários, que o trabalho obriga, distraí-me com o tempo passado e vejo agora com 35 anos de contribuição previdenciaria, contados desde os 18 anos, quando comecei a trabalhar. Vejo-me agora no impasse: “ou me aposento aceitando ser subtraído ( para não dizer furtado) de larga porcentagem do valor que me seria devido, ou aguardo a decisão dos Srs. Deputados a respeito do assunto Fator previdenciario, e fico privado, durante todo esse tempo, do meu direito já adquirido e não respeitado, segundo as regras a que fui submetido durante todos esse anos de contribuição. Tolo, achei que depois de todo o tempo de dever cumprido seriamente, fosse render uma tranquilidade para o final de vida. Quando os politicos brasileiros reconhecerão o valor do trabalho do seu povo e deixarão de atitudes demagogicas de distribuição de recurso público com fins eleitores, com nome de inclusão social? Muito obrigado pelo seu empenho e espero que consiga sensibilizar os seus colegas sobre o valor do TRABALHO.

  249. SO POSSO DIZER QUE TORÇO PARA QUE SEJA EXTINTO ESTE TERRIVEL FATOR PREVIDENCIARIO

  250. RONALDO D´AMICO

    Sr. Senador Paulo Pain.
    Quero aqui registrar meu apreço a esta tão nobre causa.
    Como vitima do sistema previdenciário, desejo sugerir-lhe a inclusão dos já castigados pelo fator previdenciário. Há necessidade premente da justiça social pois, o trabalhador já tão aviltado não pode e não deve ser expurgado da forma a que hoje se encontra, ainda mais os aposentados que durante décadas, privou-se do consumo de bens e da própria familia para contribuir objetivamente com o engrandecimento deste pais. Já se faz dificil entender porque da descriminação entre a iniciativa privada e o funcionalismo quando da aposentadoria ainda mais agravado quando é da iniciativa privada que surgem os bens de consumo aqui produzidos, SUGIRO E ESPERO PROVIDENCIAS.
    Isto me faz lembrar a piada da criação do mundo, no Brasil foram colocadas todas as virtudes naturais, exceto o “POVINHO”.
    ABRAÇOS

  251. Senador Paulo Paim agradecemos sua dedicação muito abrigado, vamos vencer.

  252. ******A DEVASTAÇAO DA ERA FHC******** O trabalhador brasileiro jamais vai esquecer…… Nenhum governo teve a midia tao favoravel, quanto a do FHC, o que nao deixa de ser surpreendente, visto que em seus oito anos de mandato, ele realizou uma estraordinaria devastaçao, no Brasil, de fazer inveja a Atila, ou mesmo a Gengis Khan. Vale a pena lembrar algumas passagem de seu estrago, e que deixou uma pesada herança para seu sucessor, Sr. Lula. A taxa media de crescimento da economia, ao longo da decada TUCANA, foi a peor da historia, em torno de 2,4%, peor ate mesmo que a taxa media da chamada, decada perdida, anos 8O, que girou em torno de 3,2%. No periodo, o grande patrimonio publico, representado pelas grandes estatais, foram liquidadas na bacia das almas a preço de banana, chamada privatizaçao. E ainda para completar seu rasto de destruiçao ele conseguiu violar a Constituiçao nos privando de um direito adiquirido, nos enfiando GUELA ABAIXO, este maldito fator previdenciario, o qual esta aniquilando os Aposentados desde 1999. O peor e que nao tem ninguem que consiga extirpar este mal. Ate parece coisa do capeta.

  253. Senador Paulo Paim… eu fico triste quando eu leio q o senhor fala para quem tiver q aposentar esperar um pouco.. e nós aposentados no fator previdenciário vamos ficar no prejuizo…o senhor tem q rever isso prá colocar retroativo.. que n pode sair de um fator cruel e abandonar os q estão nele, já fomos castigados d+!

  254. Senhores politicos de um modo geral, com resalvas. Vamos fazer somente uma pergunta= Si o fator previdenciario, afetasse tambem os ganhos de Vs. Excias. sera que estaria em vigor ate agora. Acreditamos que nao, pois foi o caso da *CPMF*, que mexia tambem nos bolsos dos senhores, entao trataram de extingui-la, o mais rapido possivel, quanto aos Aposentados, os senhores nao dao a menor importancia, porem nao devem esquecer que foram eleitos, atravez do voto do povo e fatalmente, muitos Aposentados, para depois receberem este desprezo total. Nao se esqueça que vao precisar dos elitores Aposentados outras vezes.

  255. Trajetoria confiante na vida de um trabalhador Brasileiro. O cidadao nasce cresce e inicia sua jornada de trabalho, confiante naquilo que a constituiçao Brasileira nos assegura, pagando sagradamente, todos os compromissos que a lei exige, para garantia do seu futuro. Mal sabe que esta depositando o seu dinheiro suado, em maos erradas, antes tivesse guardado debaixo do colchao, pois o Brasileiro confia que pagando, vai ter assegurado uma boa educaçao para seus filhos, uma boa assistencia na saude publica, e uma garantia na segurança, etc,etc. Com o passar do tempo vem a decepçao, pois nada disso acontece, e passamos a assistir coisas horriveis, tipo= quando as pessoas morrem numa maca , largada num corredor f’etido de Hospital, em meio a uma centena de outros coitados a esperar por algum atendimento medico, e o mais bizarro e que depois de tudo isso, nao faltam especialistas com cara de BOÇAIS, a afirmar que os Brasileiros precisam aprender a fazer valer os seus direitos, tipo sairem as ruas, protestarem, fiscalizar as açoes do Governo. Ora entao perguntamos, tera sido bom negocio, pagar certo pelo incerto. Sera justo o povo pagar tudo corretamente e depois ter que sair a rua para reclamar seus direitos, sendo que o presidente ao tomar posse, faz um juramento de cumprir fielmente a constituiçao, no sentido de proteger o povo Brasileiro. Sera que na constituiçao tem algum paragrafo, dizendo que o dinheiro publico pode ser usado, de maneira arbitraria, sem a menor consequencia. E para completar, surge um Presidente com istinto mercenario e consegue ferir a constituiça, privando o trabalhador de um direito adiquido, e enfia GUELA ABAIXO, este maldito fator previdenciario. E o peor e que nao tem ninguem capaz de extirpar este mal……… Parece ate coisa do capeta .

  256. EU NÃO SEI SE COMPREENDI DIREITO O FATOR PREVIDENCIARIO. SEI DIZER QUE A CADA ANO MINAHA APOSENTADORIA REDUZ. COMO FAZER PRA ISSO PARAR DE ACONTECER???? VAMOS FICAR NO PREJUIZO????
    QUEM PODE ME RESPONDER???

  257. MOACIR JOSE CASSIM

    CARO PAULO PAIM:

    PESSOAS COMO VOÇE QUE PREOCUPA COM O POVO, QUE DEVERIA SER CANDIDATO A PRESIDENCIA DE NOSSO PAÍS (PENSE)

  258. Deus é maravilhoso e tenho certeza que vai dar certo, e nossa vitória será a vitória do Senhor. Meus Parabéns Senador Paim, e estou feliz em saber que ainda existe pessoa honesta igual a você.
    Da mesma forma que elegemos o Presidente, podemos pedir o impitman dele.

  259. Sei da luta constante do senador Paim ,para derrubar a maior injustiça feita a um trabalhador nos últimos 100 anos (fator previdencíario )mas ele sozínho não vai conseguir,temos que nos unirmos ir a brasilia na proxima votação em julho.e tudo ou nada,á não esqueçam que tem deputado querendo piorar ainda mais para nós.ou seja:temos que ter no minimo 35 anos de contribuição mais o que faltar em idade ate completar 95 anos, ai voce pode se aposentar.Acéditem.
    Valter.

  260. Auditores Fiscais da Receita Federal , aponta contradiçao do Governo em relaçao ao fator previdenciario. A (ANFIP), considera uma contradiçao, a luta do Governo para manter o fator previdenciario, alegando escassez de recursos. O Sr. Rodrigo Passos, representante legitimo da (ANFIP),em reuniao na comissao de Seguridade Social e Familia da Camara dos Deputados, disse que e contraditorio, pois ao mesmo tempo, o Governo defende a aprovaçao da Reforma Tributaria, e pretende GARFAR, 27 Bilhoes de Reais, da Previdencia. Muito embora, segundo a (ANFIP), existe hoje um superavit de 52 Bilhoes de Reais , na Previdencia, porem si sofrer este rombo, ai sim a Previdencia ficaria bastante comprometida. Agora nos perguntamos, a Previdencia tem obrigaçao de bancar a Reforma Tributaria, nao ; busquem recursos em outras areas, pois o dinheiro da Previdencia e sagrado; e uma especie de poupança que o trabalhador faz , quando esta na ativa, para quando se aposentar, ter uma vida digna.

  261. Raimundo Nonato Vasconcelos

    _Tinha a esperança que o Lula acabasse com o Fator previdenciário no seu primeiro mandato.
    Quando é que teremos um governo justo neste país?
    _ Parabéns ao Senador Paulo Paim por lutar pelo fim do Fator Previdenciário. Gostaria de ver milhares de aposentados e trabalhadores numa grande manifestação em Brasília.
    Precisamos tirar este governo desta zona de conforto.
    _Porque a imprensa não divulga as injustiças. Os fatos como realmente são.

  262. DIONE KRAMER SPINELI

    Ilmo.Sr. Paulo Paim!
    Parabéns pelo seu esforço em tentar derrubar este absurdo que é o fator previdênciário. Felizmente ainda existem pessoas como você, que lutam por uma causa justa. Tenho 32 anos de contribuição e também estou aguardando; enquanto muitos outros com poucos anos de contribuição e muitos anos fictícios de roça, gozam da sua aposentadoria. Infelizmente os justos pagam pelos “vivos”. Se você não conseguir, é porque ainda teremos que trabalhar muito para mudar a humanidade. Valeu pela luta, valeu pela esperança que você representa. Um grande abraço e muita admiração.

  263. Estão destruindo a vida das pessoas isto é desumano.
    Obrigada deputado por sua luta.
    Povo brasileiro nós elegemos o homem e o homem nos elegeu para continuarmos sofrendo com o fator previdenciário.
    O FATOR ESTÁ MATANDO O BRASILEIRO AOS POUCOS QUEREMOS JUSTIÇA

  264. Senador
    Tenho dúvidas sobre o fim do fator Prev. Sou professora e aposentei-me em 2006, com redutor CRUEL…
    Como fica a contagem do tempo para nossa classe? Quem se aposentou tem direito a reinvindicar o mesmo direito??
    Aguardo resposta.

  265. É com grande satisfação que venho aqui para dizer que ainda acredito em alguns políticos sérios neste país. Políticos que nos enchem de orgulho por estar lutando pelo povo e não por interesses particulares. Meus Parabéns Senador Paim. Estamos com o Senhor nesta luta.

  266. Valmirio Francisco da Silva

    Senador, Estou acompanhando esta luta justa para acabar com o fator previdenciário. Contribui durante 35 anos pelo teto, meu processo de aposentadoria já está em andamento. Pergunto: se meu processo for aprovado antes da queda do FP. o que devo fazer? Se começar a receber terei direito a revisão do benefício logo que cair o FP?
    Que Deus abençoe quem está lutando para fazer a justiça, para ajudar a construir um mundo melhor.

  267. paulo cesar gonclaves santos

    Caro senador estamos lutando junto ao Sr para cabar com o fator pevidenciário sendo por cartas email ou pessoalmente aos deputados,sabemos que a pedidoos de todos oos cantos do País,sobre esta formula 85/95,eu particularmente tenho minha simpatia por esta medida logicamente acabando com o fator previdenciário,explicando -mulheres 80-81-82-
    83-84 e ao atigir 85 ,se aposentadoria integral,aplicando-se o mesmo percentual para
    os homens,90-91-92-93-94 e 95 aposenntadoria
    integral se acabaria com a idade minima se a mulher entender que seria bom para ela ,ela se aposenta com 80% e o mesmo para o homen com 90% se suas necessidades a ssim o pedirem se não ambos completariam esta sequencia,mulheres de 80 a 85 eos homens de 90 a 95,para tavez me tornar entendido para as diverssas leitura que por acaso vinher de 80 a 85,seria um percentual para as mulheres e de 90 a 95 ,também um percentual para os homens,
    mulheres atingindo 85 -100% do smb,da mesma forma para os homens atingindo 95-100% do smb.

  268. Senador Paulo paim esta lei do fator previdenciario e muito cruel, você esta de parabens, espero que mesma ajude quem ja se aposentou ela tem que ser retroativa.

  269. Bem,
    Não preciso repetir o que todos dizem..apenas resumir que a lei dos aposentados de hoje os mata mais cedo. Porém uma coisa é certa…que um Senador “Brasileiro” como Paulo Paim pode me indicar um outro politico “Brasileiro” para votar.

  270. Senador, em primeiro lugar, PARABÉNS.
    Já cumpri o tempo, 35 anos, só estou esperando a aprovação. Contribuí sempre pelo teto e, não será justo que agora, não o receba. Apelo a todos os deputados e senadores que derrubem o veto!!! (daquele que por sua origem deveria estar a favor). Agradeço.

  271. Manoel C. Guimarães

    Venho acompanhando o trabalho de vossa excelência, no projeto de lei 3299/08, que elimina de vez o fator previdenciário. Entretanto, rogo veementemente que não nos abandone, nós já aposentados, os quais foram contemplados com este famigerado “Fator Previdenciário”. Pois se ele é tão ruim assim, porque então não nos dar uma brecha nesta nova lei, para que nós possamos reivindicar uma revisão nos moldes da sua proposta?
    Sou aposentado desde fev/2005, por tempo de contribuição integral, porém o meu salário benefício escorchado em 16% em função do famigerado fator previdenciário. Não é justo, portanto que nós fiquemos neste prejuízo, e conto com a sua interferência, nos dando também o direito da extinção, retroativa ou não, no cálculo do nosso salário benefício. Um grande abraço e que Deus continue iluminando a sua vida pública em benefício de todos os trabalhadores.
    S. Caetano do Sul – SP

  272. Manoel Pereira Filho do Rio de janeiro

    esse fator previdenciario é uma vergonha
    estou com vocês, vamos nessa !!!

    um grande abraço ou senador Poulo Paim

  273. Walter José da Silva

    Volnei Antonio Silveira // 26/05/2009 às 1:46 pm | Responder

    Senador Paim.
    Gostaria que este Fator previdenciario fosse tratado com seriedade, como diz o Sr. Volnei Antonio Silveira, concordo com o que ele disse, será que realmente será o fim?
    Abraço.
    Walter José da Silva

  274. Volnei Antonio Silveira

    Senador Paim.
    Vejo o Sr. falar sobre o fim do Fator Previdenciário desde 2005. Será que o Sr. não percebeu que isto não vai dar em nada uma vez que se o governo realmente assim desejasse isto já teria sido votado. Digo isto porque tenho 54 anos e infelizmente nunca vi progresso na lei da aposentadoria. O que eu vi foi só perdas e mais perdas.
    Abraço.
    Volnei Silveira

  275. Volnei Antonio Silveira

    Senador Paim.
    Vejo o Sr. falar sobre o fim do Fator Previdenciário desde 2005. Será que o Sr. não percebeu que isto não vai dar em nada uma vez que se o governo realmente assim desejasse isto já teria sido votado. Digo isto porque tenho 54 anos e infelizmente nunca vi progresso na lei da aposentadoria. O que eu vi foi só perdas e mais perdas.

  276. Para bens Paim,eu sou paulistano da gema,50 anos e detesto a politica praticada pelo Serra,Alckimin,kassab ,fernando enrique etc e outros homens de antigos clubinhos da zona sul de sao paulo,eles nao conhecem a realidade do brasil,sao pessoas que sempre acuparam os melhores lugares nos banquetes da nata paulistana,sao engenheiro,medicos,sociologos etc.nunca passaram dificuldades,nao confie neles a nivel de brasil,eles pensam que o Brasil e Sao Paulo,eles vao afundar o Brasil,a realidade e outra socialmente, politicamente e economicamente.basta pra eles.pelo amor de Deus.

  277. Gostaria de dizer parabens ao Paim, e lembrar a todos os brasileiros que o regime Democratico foi muito bom, no entanto os trabalhadores perderam muito nesta decada principalmente nas maos destes ex.sindicalistas que se aproveitam dos movimentos sociais para se beneficiarem politicamente neste pais,eles se tornaram cadeirantes politicos ,escandalizaram se ,nao acrescentam nada e estao tirando todos os beneficios que outrora outros conquistaram( era vargas) para os trabalhadores,observem a diferenca das decadas

  278. Belmiro Perez Neto

    Estou aposentado desde 2004, paguei mais de 20 anos sobre o valor teto da previdência, estou recebendo menos de 60% do teto, pergunto se o fator previdenciário for derrubado muda alguma coisa na minha aposentadoria.

  279. JOAO MARTINELLI

    SENADOR PAULO PAIM ACREDITO NA APROVACAO DO FIM DO FATOR PREVIDENCIARIO, POIS EH UMA LUTA DA CLASSE TRABALHADORA DESTE PAIS, E RECONHECEMOS QUÂO VALOROSO VOSSO EMPENHO PARA QUE POVO BRASILEIRO TENHA UMA VIDA COM DIGNIDADE APOS TANTOS ANOS DE LUTA POR ESTE PAIS

  280. Tdo ano fala q vai acabar o FATOR PREVIDENCIÁRIO esse ano.. mas qdo será esse ano???????

  281. cynthia Andrade

    Caro Senador Paulo Paim

    Parabenizo-o pela sua luta incansável a favor dos aposentados do Brasil, pela sua garra e boa vontade.
    Que Deus o abençõe, ilumine seu caminho, guie seus passos nesta missão tão nobre.

    Um grande abraço
    Cynthia

  282. Cleumir Gioseffi lima

    Parabéns Senador Paulo Paim, pela luta.
    Estou com 38 Anos de serviço e 59 de Idade, e ainda não estou aposentado em virtude do MALDITO Fator Prividenciário.
    Aguardo a aprovação.Apesar de saber que o Senhor Presidente da República disse que vai veta-lo.Precisamos ter uma outra carta na manga, senão será mais uns 20 anos para nova luta.Talvez o projeto do senador Pepe Vargas, seja a saída.
    Muita Paz.
    Obrigado

  283. Estou prestes a me aposentar. Espero que ao fazê-lo, mesmo antes da extinção deste antipático e revoltante fator, eu tenha os mesmos direitos que os demais, pois, contribui por longos 32 anos da minha vida com a Previdência. Tem que ter efeito retroativo. DIREITOS IGUAIS PARA TODOS OS BRASILEIROS. Parabéns pela iniciativa, Senador. Deus o abençõe.

  284. MARÇAL CLAUDIO

    Senador Paulo pains ainda bem que temos um senador de verdade que pensa e luta em favor dos menos favoreçidos PARABEMS mas diga a seu colega senador suassuma que eu deva escrever o nome do mesmo com letras minusculas e assim que ele pensa se o aumento fosse pra ele ai sim o governo poderia dar bem mais de 5 por cento mas pra nos aposentados que nao deixamos esse pais na mao dia neum e que ainda ajudamos a pagar o salario dele nao mereçemos NADA E ISSO AI DOUTOR

  285. Antonio Evamar de Oliveira

    Por quê não se inclui na lei que extingui o Fator Previdenciário uma conta como a do fundo de Garantia, onde o próprio trabalhador poderia controlá-la sendo que, se usaria os mesmos meios que rege o valor da aposentadoria dos fundos de pensões, fazendo com que o associado ficasse sabendo o valor da aposentadoria. Isto estimularia o empregado a trabalhar mais e, consequentemente contribuir mais. É preciso fazer justiça

  286. Osmar Luis Gajardo de Sousa

    Pelo fim deste famigerado Fator Previdenciário, pela aprovação na integra do Projeto do Nobre Senador Paulo Paim.
    Mas devemos dizer um não conltundente a este novo fator 85-95 que o Deputado Relator Pepe Vargas quer colocar no lugar. Fator por fator não, eh um roubo ao trabalhador contribuiente.

  287. Elmir Maciel Louback

    Paulo Paim,parabeniso por esse projeto da derrubada do fator prvidenciário.Muito obrigado por estar lutando pelo trabalhador pobre do nosso Brasil.Estou pedindo a Deus que você tenha sucesso nesta batalha pois, vai ajudar muito trabalhador que lutou a vida toda para o crescimento do pais. AGORA PERGUNTO A VOCÊ,O QUE POSSO FAZER PARA CONTRIBUIR NESTA SUA CAMPANHA PARA A DERRUBADA DO FATOR PREVIDENCIÁRIO ?.

  288. Benoni da Paixão

    Paulo Paim esta luta é muito justo porque nós aposentados estamos sofrendo muito com a perda salarial, nós contribuimos para ter uma vida digna , e nossos representantes estão tiando o nosso direito. Parabéns Paulo Paim, continui assim.

  289. ALGUÉM PODERIA ME INFORMAR QUAIS AS REGRAS PARA QUEM JA SE APOSENTOU HÁ 2 ANOS, DEPOIS DE TER CONTRIBUIDO POR MAIS DE 33 ANOS A PREVIDENCIA OFICIAL?

  290. ALGUÉM PODERIA ME INFORMAR QUAIS AS RERAS PARA QUEM E APOSENTOU HÁ 2 ANOS, JÁ ETANDO COM 33 ANOS DE INSS?

  291. wilson cavalheiro

    não estou perto da aposentadoria nem tenho vinculo algum com este Senador, porém deixo aquí meu apoio a esta nobre causa acho um absurdo o desconto de até 40% aos pobres aposentados, não é possível que nós como sociedade inteligente que somos não encontremos outras formas menos prejudiciais de mantermos o sistema previdenciário.
    caso o erro percista nossa resposta será dada nas urnas pois o prejuiso a um aposentado é sentido por toda a sua família que saberá com reagir.

  292. AMIGOS
    EU NÃO ENTENDO NADA DE FATOR PREVIDENCIARIO, SEI APENAS QUE ME APOSENTEI POR INVALIDEZ COM SETE SALARIOS MINIMOS E QUE AGORA RECEBO 4,3 SALARIOS MINIMOS. O FATOR PREVIDENCIARIO VAI MUDAR ALGUMA COISA EM MEU SALARIO OU CONTINUAREI TENDO MINHA APOSENTADORIA DESVALORIZADA??
    POR FAVOR ME RESPONDAM
    aassis2003@hotmail.com

  293. Senador Paim, não se deixe levar por novas propostas. A proposta 85/95 é ultrajante e vergonhosa. É o máximo da desconsideração a quem trabalha e contribui com a nação.
    E quem já se aposentou e não atingiu 85/95 continua no prejuizo de 40% de seu benefício?
    Não só aposentados, mas todos os trabalhadores brasileiros estão torcendo para o fim do fator previdenciário e para a recomposição dos beneficios tão achatados por reajustes injustos.
    Só com a aprovação destes dois projetos poderemos ter a certeza de que ainda vale a pena acreditar que vivemos o verdadeiros sentido da democracia.

  294. parabens pela luta a favor dos aposenados deste pais pois sou um companheiro de luta desde a fundaçao do nossso partido o nosso pt.ambem estou na expectativa da votaçao dos funcionarios dos correios os chamados 1712

  295. Senador Paim
    O senhor, assim como alguns nobres parlamentares, vem honrando o compromisso assumido com a sociedade ao ser empossado Senador da República, título que em sua pessoa ostenta o real significado.
    Triste é constatar que as casas do Congresso têm como maioria aquela classe que a exemplo de seu triste conterâneo está ou vive “se lixando …”. Assim como sou obrigado a apresentar-lhe meu elogio e meu agradecimento, dirijo àqueles todo o meu repúdio, minha indignação e minha vergonha por tê-los entre os representantes deste nosso bravo povo brasileiro.

  296. Marco Antonio Terra

    Espero estar em sintonia com o senador Paulo Paim, na crença do fim do fator previdenciario em carater irrevogavel e definitivo.
    Vejo mais afinco na determinação do deputado Pepe Vargas sobre o assunto, e mais canalhice nos atos dos parlamentares para com o povo que os elegeu, que açoes concretas para atingir o objetivo maior, que é o fim do FP.
    Criar um novo fator, com o nome 85/95 ou outro apelido qualquer, obviamente ira decretar o fim do fator previdenciario, o que de certa forma confirmaria as palavras de Paim, mas não atenderia os anseios dos trabalhadores brasileiros.
    Será que eu e o senador estamos falando a mesma lingua?

  297. ** Fim do Fator Preevidenciário JÁ!!! **

    “PAIM PARA PRESIDENTE LÁ!!!!!”

  298. HERCULES ALVES

    Os Aposentados e Pensionistas e também os Futuros, não concordam com mudanças nos projetos do Senador Paulo Paim. O Fator Previdenciário nem deveria ter sido criado, pois onde uma nova Lei pode prejudicar milhares de trabalhadores que sempre foram regidos por leis anteriores (“temos direitos adquiridos “). Assinamos um Contrato Bilateral com os governos garantindo aposentadorias após 35/30 anos de trabalho e simplesmente o governo nos empurra com novas leis postergando o nosso direito e achatando nossos benefícios com o famigerado Fator Previdenciário. O governo não direito de alegar falta de recursos para atender os compromissos com os Aposentados/Pensionistas. Recursos existem, vamos até emprestar para o FMI e Doação de 25 milhões de reais para reconstrução da faixa de Gaza. conforme projeto de lei 4760/09. Bem amigos e colaboradores do Blog Paulo Paim, o que falta é competência de gerenciamento com Recursos Públicos e consequente desvios dos recursos da Previdência Social para outros fins.

  299. Gelson Amaro Braga

    Gomper e demais Amigos do Fórum.
    Quando descobrir as postagens do Gomper alguns meses atrás no blog do senador Paulo Paim, pressentir a GRANDEZA do CONTEÚDO que havia em seus conhecimentos, no que diz respeito aos colunas jornalísticas que existem na internet.

    Bem…
    Sou do Rio de Janeiro, Estado onde nasci e sempre residir. Durante a minha trajetória de vida, acompanhei o golpe militar de 1964, passei pelo movimento das Diretas Já, acompanhei todo processo da Nova República, até chegarmos no atual quadro VERGONHOSO que se encontra nossa política. Os acontecimentos nefastos em nossa política me levaram, até bem pouco tempo atrás, a ficar um Homem VERDADEIRAMENTE DESESPERANÇADO e eu já havia desistido de acreditar que a minha geração teria condições de um dia vivenciar nosso país LIVRE.

    Eu que passei toda minha juventude, considerando nesse período de vida, os primeiros anos de minha vida adulta, sob um domínio ditatorial, sei muito bem o que quero dizer quando me refiro à palavra LIVRE.

    Quero ser LIVRE, não só para poder me expressar, coisa que me foi impossibilitado durante os citados anos.

    Comparando esses anos passados com os atuais, hoje o que eu quero mesmo é ficar LIVRE dessa FORMA IMUNDA de se fazer política.

    O desrespeito aos DIREITOS ADQUIRIDOS, tornou-se INSIGNIFICANTE aos olhos daqueles que vêem comandando nossa nação e aqui me refiro a todos que exercem cargos políticos e permitem que se faça o que vem sendo feito com os DIREITOS dos Aposentados e Pensionistas do RGPS da República Federativa do Brasil.

    Nesse caso dos Aposentados e Pensionistas, os últimos governantes de nosso país utilizaram FÓRMULAS ENGANADORAS visando DESTRUIR os DIREITOS de milhões de pessoas, sabe-se lá com quais interesses.

    Infelizmente esses citados governantes, vêm contando com o apoio de diversos políticos que demonstram claramente interesses particulares, em troca do citado apoio, para que não se acabe com essas verdadeiras injustiças com os direitos daqueles que, indo além de cumprir com suas obrigações de trabalhador, ajudou a REDEMOCRATIZAR nosso país.

    Esses verdadeiros ABSURDOS que vem sendo cometido, onde, volto a registrar, encontram-se os DIREITOS dos Aposentados e Pensionistas da República Federativa do Brasil é uma situação ABOMINÁVEL. Não acredito, que essa BARBARIDADE a qual vem sendo cometida com os nossos direitos venham ter continuidade a partir do dia 13/05/2009.

    Registro o que registrei até aqui, para nesse momento declarar, que esse canal, que é a internet a serviço dos profissionais de jornalismo sérios, trouxe-nos a esperança de ver o nosso país trilhar os CAMINHOS DA MORALIDADE POLÍTICA.

    Finalizo está mensagem chamando a atenção de todos de nosso Fórum Virtual para os registros abaixo.

    1 – Estamos VIVENCIANDO um momento muito importante em nosso país que é o DESPONTAR NACIONAL do nome de nosso senador Paulo Paim, que vem demonstrando sua SERIEDADE POLÍTICA ao defender os interesses de milhões de brasileiros que somos nós Aposentados e Pensionistas do RGPS da República Federativa do Brasil.

    2 – Estamos, a cada dia, DESCOBRINDO a forma de uma INDEPENDÊNCIA DE INFORMAÇÕES, através do citado caminho da internet, na qual temos as figuras de jornalistas respeitados com o caso de Osvaldo Bertolino e do Cláudio Humberto entre outros.

    Sugiro ao pessoal de nosso Fórum Virtual que, após votação do dia 13/05/09, solicitemos uma audiência ao nosso senador Paulo Paim, onde, convidaríamos esses dois citados jornalistas para representarem os demais profissionais que se propõe a desenvolver um trabalho da forma como eles vem desenvolvendo, onde, nessa reunião estaríamos tratando dos assuntos de nossos interesses como Aposentados e Pensionistas, e quem sabe, dando início a um Movimento Nacional TOTALMENTE APARTIDÁRIO que contaria com o apoio do senador Paulo Paim e dos referidos jornalistas.

    Abraços a todos

    G.Amaro

  300. SEBASTIÃO MORETTI FILHO

    Nobre Senador PAULO RENATO PAIM, quero fazer aqui de público um agradecimento muito especial pela sua incançável luta a nosso favor que nós somos trabalhadores e aposentados. De coração. Você escolheu o melhor e o mais indefeso. Esperamos que os demais parlamentares se espelham nos seus ideais que com certeza teríamos um Brasil bem melhor. Se o governo quizer fazer uma distribuição de renda este é o momento, e além do mais não se trata se “dar” alguma coisa de graça, pois se trata em devolver nossos direitos e nossa dignidade, porque pagamos por ele. Olhe aí! Pessoas que pagaramo por muitos anos, se aposentaram com 4,5 e 6 Salários mínimos, daqui a pouco receberão igual aos que por poucos contribuiram, sobre um! Quebraram nosso contrato que tínhamos lá no passado que era este grande momento de termos uma vida melhor depois de longos anos de trabalho e contribuição. Parabéns e que Deus o abençoe V. Exa. e sua família.

  301. Sr.Senador Paulo Paim, quero agradecer-lhe também pelo que tem feito pelos trabalhadores deste país, mas seus pares só estão pensando em seus próprios bolsos e é lamentável, pois foram eleitos sob a égide da deçência e da propidade para legislar em favor de todos .É triste e vergonhoso, mas … .
    Que Deus ilumine todos os seus passos nesta vida terrena.
    Abraços.
    Lucio Cavadas
    Aposentado Rio Janeiro

  302. VERA LUCIA SAMPAIO

    SENADOR PAULO PAIM ,QUERO AGRADECER DE TODO MEU CORAÇÃO POR VOCE ESTAR LUTANDO POR NÓS,NÃO ´APOSENTEI POR CAUSA DESTE FATOR,TENHO 32 ANOS DE TRABALHO,ESTOU AGUARDANDO ACABAR COMESTE FATOR.UMABRAÇO,DEUS LHE PAGUE POR TUDO,ESTAREMOS SEMPRE DO SEU LADO CONTE CONOSCO.ATÉ BREVE-POTÉ-MG

  303. VERA LUCIA SAMPAIO

    SENADOR PAULO PAIM ,QUERO AGRADECER DE TODO MEU CORAÇÃO POR VOCE ESTAR LUTANDO POR NÓS,NÃO ´APOSENTEI POR CAUSA DESTE FATOR,TENHO 32 ANOS DE TRABALHO,ESTOU AGUARDANDO ACABAR COMESTE FATOR.UMABRAÇO,DEUS LHE PAGUE POR TUDO,ESTAREMOS SEMPRE DO SEU LADO CONTE CONOSCO.ATÉ BREVE

    • Sergio Rodrigues

      Minguém resolve nada só no coração com Luta

    • Sergio Rodrigues

      Paim nelhuma proposta devolve a perda de beneficio pelo fator.
      Me sito engando por todos, pois tudo que ja li, nada devolve os 60% de perda.
      A.A.Luta esta convencida que não atinge os anseios desejados, nem chega perto, temos que relatar e bucar resolver esta pendência com quem trabalhou tanto. abçs.
      Se organizem com a A.A.Luta .

      • Se começassem a corrigir deste ano pra frente já seria melhor do que ficar como está. Deviam devolver a perda acumulada pelo menos dos últimos três anos. PAIM TE MEXE E RESOLVE ISSO PELO AMOR DE DEUS, seria uma maneira de te elegeres para vice presidência na próxima eleição.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s